Já conhece a tecnologia 5G e sabe quais são as suas aplicações na construção civil? Descubra aqui tudo que você precisa saber sobre essa novidade que está chegando no mercado.
Os avanços tecnológicos vêm transformando a construção civil nos últimos anos, como é o caso dos drones, softwares de gestão, realidade aumentada, inteligência artificial, entre muitos outros.
A novidade do momento é a Tecnologia 5G, que já é uma realidade em muitos lugares e tem trazido diversos benefícios para os negócios. Ela desperta a curiosidade e promete entregar mais velocidade e conectividade mais rápida para empresas e os clientes.
Quem acredita que o 5G vai apenas tornar a internet móvel mais veloz está enganado. Além desse benefício, o avanço tecnológico pode impactar diretamente a Inteligência Artificial (IA) e também a Internet das Coisas (IoT), simplificando os processos organizacionais.
Não há dúvida de que a chegada da tecnologia 5G no Brasil vai trazer uma verdadeira revolução em vários mercados, inclusive no da construção civil.
Os canteiros de obras apresentam desafios para a implementação da Tecnologia da Informação, por conta dos curtos prazos e orçamentos apertados, atividades que acontecem principalmente ao ar livre e a presença e interação constante de muitos colaboradores, empresas, materiais e equipamentos.
Porém, mesmo sem o 5G, existem diversas histórias de sucesso em todo o mundo em que as atividades de planejamento, operações, segurança e controle se tornaram mais eficientes devido a aplicação da Internet das Coisas (IoT).
Por isso, as características do 5G, com alta velocidade e grande capacidade, baixa latência e alta confiabilidade, proporcionam uma maior otimização de processos feitos no canteiro de obras.
Vantagens da tecnologia 5G para o mercado
A tecnologia 5G na construção civil trará diversas vantagens para o Brasil. Segundo especialistas, as principais melhorias estão relacionadas com o aumento da produtividade e otimização de processos nos mais diversos setores dentro do canteiro de obras.
Outra grande vantagem é que a nova utilização ajudará a tornar mais eficiente a colaboração e o gerenciamento da cadeia de suprimentos. A tecnologia 5G vai possibilitar a gestão dos materiais de trabalho e também do controle dinâmico das tarefas, por meio da digitalização de documentos.
A identificação de eventuais impedimentos à realização dos trabalhos planejados permitirá que o time no canteiro de obras seja redistribuído para outras tarefas, evitando, por exemplo, paralisações, desperdício de insumos e atrasos no cronograma.
Mas não é só isso, os profissionais terão o controle de estoque mais simples e poderão desenvolver novos projetos usando a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA). Fazendo bom uso dessa tecnologia, os benefícios são extensos.
A banda larga móvel oferecida pelo 5G tem as características fundamentais de comunicação bidirecional e em tempo real entre todos os colaboradores, dispositivos (atuadores, wearables, sensores) e máquinas.
Esses dados podem ser iniciados em gêmeos digitais relacionados a lugares remotos ou de alto risco para que os gestores consigam mapeá-los e monitorá-los de forma remota, agindo em tempo real (devido à baixa latência da rede) para evitar imprevistos e acidentes.
Leia também:
6 tecnologias imprescindíveis para a construção civil | Obra Prima
5 aplicações da tecnologia 5G na construção civil
Já deu para entender que essa tecnologia traz diversas vantagens para o mercado como um todo. Acompanhe cinco aplicações dessa inovação para a construção civil:
- Melhor Colaboração;
- Simplificação de Trabalhos Remotos;
- Equipes mais produtivas;
- Mais dados, mais agilidade;
- Sustentabilidade.
Agora que você entender as vantagens e conhece as aplicações dessa tecnologia na construção civil, vamos falar um pouco mais sobre como isso vai funcionar:
- Melhor Colaboração
A tecnologia 5G possibilita um número maior de conexões ao mesmo tempo, sem que isso reduza a eficiência do trabalho. Assim, é possível conectar mais dispositivos sem dificuldades.
- Simplificação de Trabalhos Remotos
Por ser uma conexão mais estável e veloz, além de uma ampla cobertura, a tecnologia 5G na construção civil auxiliará nos trabalhos remotos e na troca de dados e informações, o que se torna um processo instantâneo.
- Equipes mais produtivas
Embora seja bem mais eficiente, a tecnologia 5G gasta aproximadamente 90% a menos de energia do que as outras conexões. Isso gera uma economia considerável de bateria nos dispositivos, otimizando a produtividade dos times que também terão conexões mais velozes.
- Mais dados, mais agilidade
A tecnologia 5G na construção civil será um passo importante para a aplicação da Internet das Coisas, simplificando a interconectividade entre aparelhos. Isso reduz os limites geográficos e aumenta a capacidade de conexão. Dessa maneira, o uso da inteligência artificial será impulsionado.
- Sustentabilidade
A sustentabilidade que também é uma grande tendência para o futuro da construção civil vai ser impulsionada com o uso dessa inovação. Por meio da maior capacidade de conexões entre os aparelhos, a tecnologia 5G vai abrir novas portas para soluções mais sustentáveis que podem ser usadas na construção civil.
Leia também:
Sustentabilidade na construção civil: 6 exemplos de obras sustentáveis
Comece 2023 por dentro de tudo que acontece
Entendeu os impactos que a tecnologia 5G vai ter em todo o mercado, inclusive da construção civil?
Se você quer ficar por dentro das principais novidades e inovações do mercado da construção civil, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando as principais tendências, dicas e muito mais. Clique aqui e confira >>
Se você ainda não segue, aproveite também para seguir o Obra Prima no Instagram! Assim fica mais fácil não perder nada de importante e manter a sua empresa sempre um passo à frente em relação aos concorrentes.
E, não deixe de escutar todos os episódios do nosso podcast, o Obra Cast! São muitas conversas interessantes sobre os temas mais relevantes do setor! Você não vai querer perder nenhum. Clique na imagem abaixo e dê o play.