Os depósitos de materiais de construção são parte essencial de qualquer obra. Descubra cinco dicas que as construtoras podem seguir.
Uma boa organização do seu depósito de construção começa na limpeza do local e vai até a escolha de um software de gestão de obras.
Pois é, se você achava que a organização do depósito se reduzia a apenas a deixar os materiais de construção em locais estratégicos, está muito enganado!
E tem mais: Cuidar bem do seu estoque pode fazer toda a diferença no sucesso ou no fracasso das suas obras…
Por que é importante cuidar do meu estoque de materiais de construção?
Os depósitos de materiais de construção são ambientes que estão inseridos no canteiro de obras.
Leia também:
Gestão de pessoas no canteiro de obras: uma atividade necessária >
Por isso, a organização e a segurança são dois elementos essenciais para a qualidade do canteiro de obras, por isso, é importante cuidar do estoque de materiais de construção.
A organização deste espaço precisa levar em consideração a movimentação de pessoas e quantidade de insumos.
Organizar a logística de como esses materiais e colaboradores vão fazer o transporte do depósito até o lugar onde a tarefa precisa ser realizada impacta diretamente o tempo da obra.
Ou seja, pensar no depósito é pensar no cronograma, planejamento e orçamento do seu projeto.
Agora que já sabemos porque é importante, vamos para as cinco dicas:
- Mantenha os depósitos de materiais de construção organizado e limpo;
- Organize os insumos de acordo com o seu uso;
- Conheça as demandas de cada material;
- Uma boa reposição de estoque é essencial;
- Use um bom software de gestão de obras.
Leia também:
6 dicas essenciais para manter o depósito de materiais de construção organizado – Obra Prima
Para entender melhor cada uma dessas dicas, acompanhe o texto:
1. Mantenha os depósitos de materiais de construção organizado e limpo
As condições dos depósitos de materiais de construção afetam diretamente a qualidade dos insumos.
Se o local está sujo, provavelmente isso vai causar danos como: mofo, poeira e outros…
Além de manter limpo, também é importante que o seu depósito esteja organizado para melhorar a visualização do que está presente.
É essencial checar se todos os insumos estão organizados e em bom estado.
Crie um sistema de identificação rápido, assim você e os seus colaboradores vão conseguir encontrar o que precisam sem dificuldades e também vão saber quando algo estiver acabando ou faltando.
2. Organize os insumos de acordo com o seu uso
A forma como cada material é colocado dentro do depósito é essencial para melhorar a produtividade e otimizar o seu controle de estoque.
Existem alguns insumos e maquinários que têm uma grande rotatividade e que são necessários dentro do canteiro de obras com uma frequência maior.
Dessa maneira, eles precisam ficar em um lugar de fácil acesso para os seus colaboradores usarem e guardarem sem dificuldade.
Também é importante pensar que materiais e insumos que precisam ser polidos, cortados ou lixados precisam ficar perto das bancadas onde isso será feito.
Assim, é possível diminuir o tempo de transporte e agilizar a tarefa que precisa ser feita, tornando mais simples para quem vai fazer os ajustes.
Outro ponto para se prestar atenção é o prazo de validade.
Os depósitos de materiais de construção precisam ser planejados como uma despensa de produtos alimentícios.
Aqueles insumos que estão mais perto do seu prazo de vencimento devem ser usados antes daqueles que ainda têm mais tempo.
Isso evita desperdício! E economiza o seu orçamento.
3. Conheça as demandas de cada material
Quando alguém organiza os depósitos de materiais de construção é preciso que essa pessoa tenha em mente quais são as demandas para cada um dos insumos necessários.
Ela precisa saber quando aquilo vai ser usado, qual é a etapa do projeto, onde do canteiro de obras vai ser realizada aquela tarefa com o insumo e outras informações para ajudar na organização do depósito de forma eficiente.
Também é necessário saber a quantidade e a natureza daquilo que vai ser usado na construção.
Para ter conhecimento sobre as necessidades de cuidados diferentes para o seu armazenamento.
4. Uma boa reposição de estoque é essencial
Manter uma reposição de estoque boa é essencial para o sucesso das suas obras!
Quando você consegue fazer compras estratégicas consegue manter os seus depósitos de materiais de construção com só aquilo que cada um dos canteiro de obras vão precisar, economizando espaço, tempo e desperdício de materiais.
Também fica mais fácil evitar bagunça e manter um controle maior do que está disponível e o que não está.
Leia também:
Gestão de estoque de obras: o segredo para o sucesso! – Obra Prima
5. Use um bom software de gestão de obras
Um bom software de gestão de obras vai te ajudar durante todo o projeto.
Ao usar o software você evita perder tempo conferindo manualmente o que está disponível, consegue otimizar o serviço do profissional responsável pelo controle.
Também consegue minimizar as chances de erros humanos, uma vez que o sistema é automatizado e aponta a hora certa de fazer os pedidos, assim como as proporções adequadas.
Vai ficar muito mais fácil fazer a sua gestão de obras
Com essas dicas que a gente acabou de dar e o software de gestão de obras do Obra Prima vai ficar muito mais fácil fazer controle do seu estoque de materiais de construção e várias outras tarefas do mundo da construção civil.
Para mais dicas como essas e informações sobre o nosso sistema, acompanhe o nosso blog, siga o Obra Prima no Instagram e clique na imagem abaixo para marcar a sua demonstração gratuita.