10 principais normas da construção civil no Brasil para 2024

Confira as principais normas da construção civil no Brasil para 2024! 

Para a economia do país, a construção civil é um setor extremamente importante. Ele representa uma grande parcela da geração de empregos, crescimento econômico, estímulo ao mercado imobiliário, investimento em infraestrutura, desenvolvimento regional, etc.  

O impacto se estende para além da criação de infraestruturas e edifícios, influenciando de maneira positiva vários aspectos da vida social e econômica do país. 

Porém, o setor sofre com os altos índices de acidentes no ambiente de trabalho. Por isso, existem as normas e regulamentações que garantem a segurança e saúde dos colaboradores e usuários

Para garantir a segurança e a qualidade dos projetos, as normas estão em constante evolução e adaptação, guiando os arquitetos, engenheiros civis e todo o time para construir de acordo com os padrões determinados.   

A importância das normas da construção civil

O objetivo principal das normas brasileiras (NBR) é padronizar técnicas produtivas de diversos setores, inclusive da construção civil. Além disso, é importante destacar que este conjunto não é exigido por lei e essa é a diferença entre as normas regulamentadoras (NRs) e as Normas Técnicas Brasileiras (NBRs). 

De forma simplificada, as Normas Regulamentadoras (NRs), criadas pelo governo, são direcionadas especificamente para a segurança do trabalho. Ou seja, elas são instrumentos obrigatórios que precisam ser seguidos pelos profissionais e empresas de todos os segmentos da indústria, inclusive a construção civil. 

Assim, elas orientam em situações como o uso de EPIs e EPCs, para garantir a saúde e a integridade dos profissionais no ambiente de trabalho. 

Já as NBRs são normas que não são necessariamente exigidas pela lei, apesar de muitas vezes constarem como exigência para vários órgãos. Elas funcionam como roteiros para a execução dos procedimentos construtivos, não sendo focadas exclusivamente na proteção. 

Para isso, propõem pontos avaliativos entre as fases pelas quais o projeto transcorre padronizando as produções. 

10 principais normas da construção civil no Brasil

Certamente, existem centenas de Normas Brasileiras (NBR) que são focadas no setor da construção civil. E é fundamental acompanhar as mudanças tecnológicas e sociais que afetam essas normas. Isso vai garantir mais segurança e qualidade para os seus projetos. 

Então agora, confira as principais normas da construção civil no Brasil em 2024: 

  1. NBR 6118: Projeto e Estruturas de Concreto;
  2. NBR 6136: Blocos Vazados de Concreto Simples para Alvenaria – Requisitos;
  3. NBR 7190: Projeto e Estruturas de Madeira;
  4. NBR 7199: Projeto, Execução e Aplicação dos Vidros na Construção Civil;
  5. NBR 7480: Aço Destinado a Armaduras para Estruturas de Concreto Armado;
  6. NBR 7678: Segurança na Execução de Obras e Serviços de Construção;
  7. NBR 13818: Placas cerâmicas;
  8. NBR 15575: Desempenho de Edificações Habitacionais;
  9. NBR 15965: Sistema de Classificação da Informação da construção;
  10. NBR 16636: Projetos Arquitetônicos e Urbanísticos.  

Acompanhe o texto a seguir para entender melhor cada uma dessas normas da construção civil: 

1. NBR 6118: Projeto e Estruturas de Concreto

Essa norma estabelece os requisitos mínimos exigidos para o projeto de estrutura de concreto armado, simples e protendido. Não é aplicável em estruturas em que são usados concreto leve, pesado ou outros especiais. 

2. NBR 6136: Blocos Vazados de Concreto Simples para Alvenaria – Requisitos

Trata sobre os blocos de concreto simples para a alvenaria estrutural. Então, conhecer essa diretriz é fundamental para os engenheiros e construtoras. 

3. NBR 7190: Projeto e Estruturas de Madeira

A norma estabelece as condições gerais que precisam ser seguidas no projeto, execução e controle das estruturas correntes de madeira. Por exemplo, coberturas, pisos, pontilhões, etc. 

Também apresenta requisitos relacionados às condições básicas de segurança no uso do material. Assim como os limites da aplicação da deformação e do esforço, as características da madeira, suas disposições construtivas, entre outros. 

4. NBR 7199: Projeto, Execução e Aplicação dos Vidros na Construção Civil

O intuito é fixar regras gerais sobre a utilização de vidros na construção civil. Afinal, trata também de padronizar o emprego correto para cada um dos tipos de vidro, segurança, em relação a aplicação, estrutura, etc. 

5. NBR 7480: Aço Destinado a Armaduras para Estruturas de Concreto Armado

A NBR 7480 abrange todos os aspectos relacionados ao aço destinado para as armaduras de estruturas de concreto armado. Por exemplo, a fabricação, encomenda e fornecimento de fios e barras. 

Ela orienta sobre as propriedades geométricas ideais para barras lisas, fios e nervuradas. Além de parâmetros relacionados às características mecânicas de dobramento e tração e soldabilidade do produto.  

A norma busca garantir a qualidade e a segurança de toda estrutura de concreto armado. 

6. NBR 7678: Segurança na Execução de Obras e Serviços de Construção

O objetivo da norma é assegurar as condições de segurança e higiene no canteiro de obras, trazendo medidas que precisam ser aplicadas no caráter individual e coletivo para manutenção da segurança. 

7. NBR 13818: Placas cerâmicas

As construções que usam placas de cerâmica precisam prestar atenção nesta norma. Afinal, com ela, é possível entender quais são as características de fabricação, declaração em catálogo, marcação e inspeção que precisam ser feitas. 

8. NBR 15575: Desempenho de Edificações Habitacionais

Chamada de Norma de Desempenho, ela reúne várias diretrizes e agrega o trabalho de diversos profissionais dentro do setor de edificações habitacionais. Além disso, estabelece a qualidade do produto final e considera as necessidades do usuário. Os três grandes marcos são: segurança, sustentabilidade e habitabilidade. 

9. NBR 15965: Sistema de Classificação da Informação da construção

Voltada para a utilização do BIM, ela regulamenta um sistema de classificação das informações. Afinal, o intuito é padronizar códigos e termos usados nos projetos, possibilitando que vários times trabalhem no mesmo modelo de maneira simultânea e coordenada. 

10. NBR 16636: Projetos Arquitetônicos e Urbanísticos 

Essa norma padroniza a elaboração dos projetos de arquitetura, urbanismo e de arquitetura paisagística. Estabelecendo diretrizes para garantir que todos os envolvidos no processo de construção tenham um entendimento comum e preciso do projeto, reduzindo erros por falhas na interpretação e melhorando a produtividade

Mantenha-se atualizado!

Para os profissionais do setor, se manter atualizado é fundamental. Por isso, acompanhe o blog do Obra Prima e fique por dentro de tudo que acontece no universo da construção civil. 

Aproveite também para seguir a nossa conta no Instagram! Estamos sempre compartilhando novidades e muitas dicas para o seu negócio. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.