7 vantagens de montar um depósito de materiais de construção

Descubra quais são as sete principais vantagens de montar um depósito de materiais de construção para a sua construtora!
7 vantagens de montar um depósito de materiais de construção
7 vantagens de montar um depósito de materiais de construção

Descubra quais são as sete principais vantagens de montar um depósito de materiais de construção para a sua construtora! 

Devido a logística e a grande demanda, muitas empresas precisam criar depósitos de materiais de construção para facilitar os processos das obras. E essa decisão depende de diversos fatores e pode variar de acordo com a organização. Algumas construtoras decidem montar um espaço logo depois do início das suas atividades, já outras podem tomar essa decisão mais tarde. 

Pequenas empresas que têm apenas uma obra por vez não precisam de um depósito de materiais. Isso porque, se pode comprar os insumos necessários e guardá-los diretamente na construção. 

Mas, existem algumas condições e fatores que tornam necessária a elaboração de um depósito de materiais de construção. Pensando nisso, esse espaço não é somente fundamental, como também vai facilitar o processo de compra e logística. 

Descubra quais são os fatores que tornam o depósito a melhor opção para a sua empresa e as sete principais vantagens dessa estratégia. Acompanhe a seguir:

7 vantagens de montar um depósito de materiais de construção

Se a construtora já tem um grande volume de obras e a tendência é só aumentar, ter um depósito é uma solução interessante, isso vai garantir a disponibilidade dos insumos e diminuir os custos com armazenamento e transporte. 

Assim, se as suas construções estão paralisadas por falta de materiais, pode ser que isso esteja acontecendo pela baixa agilidade e comunicação ruim com os seus fornecedores. Dessa forma, ter o seu depósito pode ser uma grande vantagem e uma ótima maneira de resolver essa questão. 

Outro fator importante é prestar atenção na dificuldade em obter materiais de qualidade ou preços competitivos de fornecedores externos. Assim, ter um depósito significa ter mais controle em relação a qualidade dos insumos e negociar preços diretamente com os fornecedores. 

Por fim, se a sua construtora percebe uma oportunidade de mercado para vender materiais para clientes ou outras empresas, o depósito pode ser uma ideia interessante para aumentar a receita. 

Se tudo isso fez sentido para o momento atual da sua empresa, confira aqui sete vantagens de montar o seu depósito: 

  1. Acessibilidade;
  2. Economia de dinheiro e tempo;
  3. Conveniência;
  4. Ampla variedade;
  5. Flexibilidade na gestão de entregas e estoque;
  6. Mais controle dos projetos;
  7. Preços competitivos. 

Entenda melhor cada uma dessas vantagens no texto a seguir: 

  1. Acessibilidade

Montar o seu próprio depósito de materiais possibilita que os clientes tenham um acesso mais fácil a uma grande variedade de opções, o que pode ser útil para projeto de construção em uma menor escala. 

  1. Economia de dinheiro e tempo

Um depósito de materiais de construção pode ajudar os seus clientes a economizar dinheiro e tempo, porque eles poderão comprar tudo que precisam em um só lugar, ao invés de visitar e procurar em diversas lojas. 

  1. Conveniência

Um depósito de materiais de construção pode oferecer mais conveniência para os clientes, porque eles podem comprar os insumos em horários mais amplos, incluindo fim de semana e feriado. 

  1. Ampla variedade

Outra grande vantagem de um depósito de materiais de construção é a variedade de produtos disponíveis, incluindo tanto os insumos comuns quanto os mais específicos e sofisticados, o que pode ser especialmente útil para projetos de construção de grande escala. 

  1. Flexibilidade na gestão de entregas e estoque

Ao ter seu próprio depósito de materiais de construção, as empresas podem gerenciar o estoque de acordo com as necessidades de cada um dos projetos, isso vai garantir mais eficiência e flexibilidade no planejamento e execução dos trabalhos. 

  1. Mais controle dos projetos

As construtoras com seus depósitos de materiais próprios podem programar as entregas de acordo com as suas necessidades de cada etapa, assegurando maior controle em relação ao cronograma, evitando atrasos ou paralisações provocadas por falta de insumos. 

  1. Preços competitivos

Um depósito de materiais de construção pode oferecer preços competitivos devido à sua capacidade de comprar em grandes quantidades, o que pode auxiliar na economia do dinheiro do cliente para os projetos. 

Como montar um depósito de materiais de construção?

Até aqui percebemos que ter um depósito de materiais de construção pode ser uma excelente estratégia para a sua construtora, dependendo das necessidades e do momento em que ela está. 

Agora, para entender como é possível montar o seu próprio depósito de materiais de construção, acompanhe as seis etapas a seguir: 

  1. Identificar a necessidade

Antes de investir em um depósito, reflita se a sua construtora realmente precisa e vai se beneficiar com esse investimento. Isso pode incluir a necessidade de assegurar a qualidade dos materiais no seu projeto, ou de manter um estoque para atender às demandas de futuros projetos. 

  1. Escolha uma boa localização

A localização é essencial para o sucesso do seu depósito. É importante escolher uma área que seja estrategicamente perto das obras que a sua construtora realiza e de fácil acesso para o seu time. Além, é claro, de garantir que o espaço é suficiente para armazenar os materiais e realizar as operações do depósito. 

  1.  Montar um time qualificado

Um depósito de materiais exige colaboradores treinados e qualificados, que possam encontrar os insumos certos para determinar solicitações feitas no canteiro. 

  1. Ampla variedade de produtos

É fundamental ter uma boa variedade de insumos de construção, desde os mais básicos até aqueles que são mais sofisticados.

  1. Crie relações de confiança com os fornecedores

Para assegurar a qualidade dos materiais e manter os preços competitivos, é essencial desenvolver relações de confiança com os seus fornecedores. A construtora pode negociar contratos exclusivos com eles para garantir a disponibilidade de insumos de qualidade e bons preços. 

  1. Investir em tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada para o depósito de materiais de construção, porque possibilita um melhor gerenciamento de estoque e aumento da eficiência nas solicitações de materiais no canteiro de obras. 

Passo extra: fique atento às novidades! 

Além dos outros seis passos anteriores, também é fundamental se manter por dentro de tudo que está acontecendo no universo da construção civil. Por isso, você precisa acompanhar o blog do Obra Prima, lá tem muito conteúdo exclusivo sobre os temas mais relevantes. 

Siga também a nossa conta no Instagram e não deixe de ouvir o nosso podcast, o Obra Cast, clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.