A nanotecnologia pode ser o diferencial que sua construtora espera no desenvolvimento da construção civil. Entenda.
A indústria da construção civil está em constante evolução e transformação. Cada vez que uma nova tecnologia surge, novas possibilidades de crescimento, oportunidades de lucro e melhorias de qualidade e desempenho de materiais e serviços acontecem.
É isso que vem acontecendo com a introdução da nanotecnologia no canteiro de obras. Assim como aconteceu com o início da aplicação da tecnologia da construção civil BIM e dos softwares de gestão de obras, a nanotecnologia garante novas formas de otimizar os processos e melhorar resultados, beneficiando clientes, usuários e construtoras.
Sua construtora já conhece essa tecnologia?
Que tal se informar mais sobre a nanotecnologia e descobrir as muitas oportunidades das tecnologias na construção que podem ser aproveitadas para melhorar seu negócio?
Acompanhe aqui tudo o que precisa saber sobre a nanotecnologia.
O que é a nanotecnologia?
As escalas de tamanho de um objeto ou tecnologia sempre foram um desafio da modernidade. Os esforços para tornar os dispositivos cada vez menores são cada dia maiores e um dos resultados desses esforços é a nanotecnologia.
Quer ter uma ideia de tamanho?
Imagine uma régua de 1 metro.
Agora diminua seu tamanho para 1 bilhão de vezes menor. Isso é um dispositivo em tamanho nano.
Pequeno, não?
A nanotecnologia, então, é uma técnica para manipular, processar e fabricar dispositivos em tamanho muito, muito, muito pequeno.
É uma tecnologia recente, teve início apenas nos anos de 1990, quando surgiram os primeiros microscópios, já que antes deles era impossível ver objetos e partículas em tamanho tão pequeno.
Com o avanço tecnológico dos dias atuais, mais do que ver essas partículas, é possível criar os dispositivos em tamanhos mínimos, como é o caso da nanotecnologia. Atualmente, a nanotecnologia é aplicada em diversos setores, como a medicina, biologia, empresas de tecnologia e, agora, na construção civil.
Nanotecnologia no desenvolvimento da construção civil: as novas tecnologias
Como acontece com tantas outras tecnologias, existem diversas aplicações diferentes no momento de usar a nanotecnologia nas obras. Conheça aqui algumas das principais aplicações e descubra novas possibilidades de investimento para sua construtora.
1. Concreto
O concreto é um dos materiais que tem sido muito beneficiado pelas nanotecnologias. Com elas, é possível reduzir sua porosidade, reduzindo a absorção de água, o que acaba diminuindo a quantidade de cimento necessária na sua composição e aumentando sua durabilidade.
No Brasil, o concreto nanotecnológico utiliza o grafeno em sua composição, um tipo de folha de carbono que garante maior flexibilidade e combatendo a abrasão, o que faz com que o aparecimento de rachaduras seja minimizado.
Além disso, a nanotecnologia permite a introdução de sensores no concreto, que analisam constantemente a integridade do material e notificam quando é necessário tomar medidas corretivas para proteger as estruturas.
2. Vidro
A fabricação de vidros com nanotecnologia também traz muitos benefícios para a construção civil. Eles podem ser feitos com nanopartículas de sílica que aumentam a proteção contra incêndio.
Além disso, as nanopartículas também podem ser usadas para resolver problemas com a limpeza dos vidros. Ao incluir na composição nanopartículas de dióxido de nano titânio, o vidro passa a ter um efeito de desintegração de resíduos orgânicos e atração da água da chuva, quase um sistema autolimpante.
3. Tintas
Tintas com nanopartículas de prata e cobre possuem muito mais qualidade para acabamentos, uma vez que são capazes de impedir o crescimento de microorganismos, reduzindo sua deterioração.
4. Aço
Proteção e aumento da resistência do aço utilizado na armadura e estruturas da construção civil são outras possibilidades com a nanotecnologia. Por meio de nanopartículas de cobre colocadas no aço ele se torna mais liso e uniforme. Isso faz com que o risco de corrosão e fissuras sejam reduzidos.
Além disso, existe um tipo de aço super resistente desenvolvido a partir da nanotecnologia, o que garante maior durabilidade para o material mesmo em ambientes onde os riscos de corrosão são muito altos.
5. Isolamento e problemas em sistemas
O isolamento acústico e térmico das edificações é outro ponto onde as nanotecnologias podem ser um diferencial na construção civil. Por meio de sensores é possível monitorar a variação de temperatura e a dispersão de ruídos, permitindo identificar os pontos onde o isolamento tem falhado.
Esse mesmo monitoramento pode ser feito em sistemas hidráulicos, mecânicos e elétricos, permitindo que as manutenções sejam mais assertivas e rápidas, gerando menos custos.
Nanotecnologias e os diferenciais para a construção civil
São muitas as vantagens que a nanotecnologia traz para a construção. Sua utilização aumenta a durabilidade dos projetos, reduz os erros no canteiro de obras e garante melhores resultados de acabamento e na utilização após entrega.
Claro, essa não é a única tecnologia disponível no mercado para construtoras que desejam investir. Existem muitas tecnologias para a construção civil para acompanhar em 2021.
O importante é saber que mesmo possuindo uma pequena ou média construtora é possível aproveitar ao máximo os benefícios que os avanços tecnológicos podem oferecer. Se sua construtora ainda não tem tamanho ou lucratividade para investir em nanotecnologia, que tal começar por algo mais simples.
Um software de gestão de obras pode ser uma tecnologia acessível para a sua construtora e que traz diversos benefícios na hora de competir com os concorrentes. Com ele, a gestão de processos, redução de erros e riscos de acidentes e controle de custos e desperdícios é muito maior.
Otimizar sua gestão pode, inclusive, gerar a lucratividade necessária para investir em outras inovações, como materiais otimizados com a nanotecnologia.
Conheça mais sobre o software de gestão de obras, seus recursos e funcionalidades com o Obra Prima e saiba o que ele pode fazer pela sua construtora.