6 tendências da construção civil para 2023 que você precisa acompanhar

As seis tendências da construção civil para 2023 que você precisa acompanhar para não ficar para trás no mercado!

As seis tendências da construção civil para 2023 que você precisa acompanhar para não ficar para trás no mercado! 

As chances de melhoria no setor da construção civil para o ano que vem são grandes, mas a sua construtora não vai conseguir se destacar sem usar as tendências a seu favor. As inovações e novidades do mercado são inúmeras e se tornam muito úteis nos processos internos de uma empresa. 

Confira aqui seis tendências que estão se consolidando no mercado e que não só vão melhorar o desempenho da sua construtora, mas também conquistar e fidelizar muitos clientes e novos negócios: 

  1. Realidade Aumentada;
  2. Projetos sustentáveis;
  3. BIM (Building Information Modeling);
  4. Automação predial;
  5. Espaço pet;
  6. Horta comunitária.

Agora que você conhece as seis tendências da construção civil para o próximo ano, entenda melhor cada uma delas e como isso afeta os seus projetos e o seu planejamento para 2023, vamos lá: 

6 tendências da construção civil para 2023

Essas tendências não são novidade, muitas já estão no mercado há bastante tempo e estão ocupando cada vez mais espaço. E por isso você precisa conhecer para não perder a competitividade e se manter por dentro, acompanhando o mercado.

  1. Realidade aumentada

Não, não estamos falando de jogos aqui! Por meio dessa ferramenta é possível planejar com mais precisão as expectativas e medidas de um projeto. A realidade aumentada possibilita visualizar uma construção em 3D e ter mais noção de um processo e da qualidade do serviço, assegurando uma melhor entrega para o cliente. 

  1. Projetos sustentáveis

A sustentabilidade já está em alta há bastante tempo em muitos setores do mercado. Aquino blog existem alguns textos que trouxemos soluções como telhado verde, tijolo ecológico e outros. 

Embora os projetos sustentáveis já sejam uma realidade, além de contribuir para o ecossistema, a sustentabilidade também diminui os custos, tornando os projetos mais viáveis, e podendo ser um fator decisivo para alguns compradores. 

O projeto com certificação de sustentabilidade tem uma tendência a ser mais bem visto e proporcionam para as empresas uma economia mais rentável. Confira alguns dos selos aqui.

  1. BIM (Building Information Modeling)

Já trouxemos alguns conteúdos com essa temática aqui no blog, relembre. O BIM é um facilitador na revisão de projetos em andamento antes da finalização. Essa é uma ferramenta que dá mais precisão aos passos que precisam ser seguidos na obra. 

O software desta tendência do mercado da construção garante mais facilidade e praticidade para o engenheiro, assim como também torna todo o processo mais assertivo. 

  1. Automação predial

Já ouviu falar desta tendência? Essa é uma tecnologia que permite mais economia, segurança e otimização no trabalho dos profissionais envolvidos na construção. Projetos que têm automação predial melhoram as suas construções, reduzem custos e tornam o projeto mais eficiente. 

  1. Espaço pet

Quantas pessoas que você conhece tem um pet em casa? 

Uma tendência que vem tomando espaço globalmente é a adoção de animais, por parte dos casais, no lugar de terem filhos. O movimento e o mercado pet, que faz circular R$50 bilhões, segundo a Exame, não pode ser ignorado. 

Resumidamente, os pet places são parquinhos para que os bichinhos de estimação, principalmente cachorros, possam ficar livres e ter um espaço seguro para brincar. Vários lugares como condomínios e shoppings já estão adotando esse tipo de acomodação. Essa é uma tendência importante para ficar de olho e saber mais. 

  1. Horta comunitária

Outro movimento que está acontecendo e combina com sustentabilidade são as hortas comunitárias. Essa é uma tentativa de trazer o conceito de agricultura local, junto com bem-estar, para tornar as cidades um pouco mais verdes e as comidas mais naturais. 

Já é muito comum que os moradores cultivem individualmente em suas sacadas alguns vasos com temperos, mas aqui a ideia é que todos cuidem de uma horta em um espaço comum e tenham acesso ao que foi cultivado. 

Outras tendências da construção civil para ficar atento

Essas são apenas algumas das tendências da construção civil para 2023. Também existem outras que já estão mais bem consolidadas, como os softwares de gestão de obras. Essas ferramentas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e uma das principais apostas para as empresas crescerem no ano que vem. 

O melhor software de gestão de obras para pequenas e médias construtoras é o Obra Prima! Com o nosso sistema, a sua construtora vai ter apenas aquilo que precisa com muita facilidade e sem dificuldade na hora de lidar com a ferramenta como acontece com os sistemas antigos. 

O software de gestão de obras do Obra Prima é muito mais do que apenas uma ajuda para lidar com questões do dia a dia na construção civil. Apesar dessa ajuda já ser algo muito válido, o nosso sistema pode ser a porta de entrada para a guinada no crescimento da sua construtora ou negócio da construção civil. 

O Obra Prima vai ajudar a organizar o seu planejamento, orçamento e cronograma de obras, você vai ter mais controle financeiro em todas as etapas e todos os projetos, auxilia a comunicação com os seus clientes e organiza o administrativo do seu negócio. 

Para conhecer todas as funcionalidades e vantagens do Obra Prima, agende uma demonstração gratuita e sem compromisso com o nosso time clicando na imagem abaixo: 

Software de gestão de obras

Não fique para trás

Acompanhar as tendências da construção civil é fundamental para o sucesso da sua empresa. Por isso, você precisa sempre estar de olho em tudo que acontece no setor. 

Para te ajudar nesta tarefa que pode ser muito complicada considerando o dia a dia nas obras, estamos sempre compartilhando muitos conteúdos exclusivos sobre tudo que acontece, então conheça o blog do Obra Prima e siga a nossa conta no Instagram

Assim, vai ficar muito mais fácil ficar por dentro do mercado. Além disso, você também pode ouvir os episódios do Obra Cast, o podcast do Obra Prima, clique na imagem abaixo e dê o play.

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.