O desenvolvimento da humanidade que aconteceu nos últimos 250 anos possibilitou ganhos significativos em relação a qualidade e expectativa de vida dos humanos.
Porém, esse modelo de desenvolvimento é insustentável e provoca alterações consideráveis no equilíbrio do meio ambiente.
Encontrar o equilíbrio depende de transformações profundas nos hábitos de produção e consumo, assim como nas formas de construir e fazer negócio.
Nesse contexto, uma temática muito atual é a sustentabilidade da construção civil e a sua importância. Isso reflete na rotina do profissional engenheiro civil e nas ementas de concursos públicos – que passam a incluí-la.
Não é novidade nenhuma a preocupação com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável.
E, a cada ano que passa, a população mundial vem se tornando cada vez mais consciente da necessidade de alinhar os interesses econômicos e sociais à preservação dos recursos.
Sustentabilidade e construção civil
A sustentabilidade na construção civil existe para assegurar o equilíbrio entre três dimensões: a social, a econômica e a ambiental.
Isso inclui o retorno econômico para os investidores envolvidos, o bem-estar da comunidade que vive no local e o cuidado com o planeta.
Leia também:
Inovação e sustentabilidade: a energia solar na construção civil >
Para que a gente consiga atingir o desenvolvimento sustentável, o ser humano vem pensando em soluções de projeto que diminuam os impactos no meio ambiente que a construção civil gera – e que são bem extensos.
Os equipamentos, materiais e objetos da construção civil devem ser pensados dentro do contexto sustentável e devem se aliar ao crescimento econômico, conservação ambiental e justiça social.
Construir edifícios e abrigos é necessário para a sobrevivência da espécie, mas provoca impacto em regiões que antes eram ocupadas por vegetação. De maneira imediata, atrapalha a redução da emissão de gás carbônico e o controle do efeito estufa.
Não só isso, como também a inércia térmica acumulada pelos tetos dos prédios e casas compostos de “materiais comuns” provoca o desconforto climático, estimulando cada vez mais o uso de ar-condicionado – aumentando ainda mais o impacto no meio ambiente.
Ou seja, é tudo uma grande bola de neve
Uma solução que alia a proteção ambiental e o progresso econômico é a do telhado verde.
Mas o que é telhado verde?
Telhado verde, de maneira ampla, é a substituição dos telhados comuns por “telhados vivos”, feitos com terra e vegetação.
Essa é uma técnica em que se cultiva a vegetação na superfície, coberturas ou fachadas. Ela existe desde a antiga Babilônia e até mesmo na Alemanha do século XIX em construções rurais.
Quais são as vantagens desse telhado?
Existem diversas vantagens, vamos listar aqui 10 para você
- Redução do custo de obra:
É uma cobertura mais barato do que a tradicional - Redução do efeito estufa:
como todos já sabem, a vegetação tem a capacidade de absorver gás carbônico que vem dos veículos movidos a combustíveis fósseis, diminuindo o efeito estufa. - Isolamento acústico:
uma grande vantagem para grandes centros urbanos onde a poluição sonora é bem presente. - Isolamento térmico:
A vegetação ajuda a diminuir as mudanças repentinas de temperatura ao longo do dia (típicas em algumas regiões brasileiras e do mundo). Isso acontece porque as plantas absorvem radiação. - Alta retenção de água:
Auxilia a regulação da umidade do ambiente contribuindo para diminuir o problema da drenagem ou escoamento de água das chuvas nos ambientes urbanos. - Filtro de água:
O telhado funciona como um filtro de água das chuvas, simplificando a reutilização desse recurso. - Aumento da durabilidade:
O uso de vegetais adicionados à base dos prédios e casas – seja de plástico, concreto ou telha – deixa a construção mais resistente. - Habitat para seres vivos:
Essa técnica pode devolver à algumas espécies o habitat que foi retirado com o crescimento dos centros urbanos. - Fatores psicológicos para o ser humano:
O contato, ainda que visual com a vegetação, pode trazer benefícios para a mente humana, levando em consideração que é cada vez mais raro o contato com a natureza devido ao avanço da urbanização. - Restauração da vegetação removida pela construção civil:
A construção civil ocupa ambientes originalmente naturais que eram a moradia de animais e vegetais.
Mas, como nenhuma técnica é perfeita, o telhado verde também tem seus pontos negativos na implementação: requer manutenção constante, tendo em vista que é composto por vegetação, isso poderá acarretar em um custo extra na obra.
Ainda assim, com a popularização da sustentabilidade e a procura por construções sustentáveis. Essa é uma ótima alternativa.
Para conhecer mais sobre as novidades da construção civil e descobrir um software que pode mudar a sua rotina de obras, acesse nosso site!