Quando a indústria da construção civil encontra automatização fica mais claro o segredo de sucesso da Tecverde, uma inspiração para a gestão da construtora
Que a maioria dos projetos de obra brasileiros são feitos em alvenaria, disso não há dúvida. Mas é fato que esse método construtivo tem sido vilanizado, principalmente, pelo desperdício de insumos. O que gera tanto um impacto ambiental negativo quanto a necessidade de redução de custos na gestão da construtora.
Há uma empresa brasileira que começou a pensar diferente em 2009. Inspirada nos métodos construtivos predominantes na América do Norte e em outros países desenvolvidos, foi criada a Tecverde. O nome é uma simbiose entre tecnologia e sustentabilidade ambiental.
E método construtivo usado?
Wood framing. Porque esse método permitiu os seguintes ganhos em 82.250 m² construídos pela Tecverde no Brasil:
- 8.500 toneladas de CO² não emitidas;
- 14.450 toneladas de resíduos não gerados;
- 9.912 pessoas atendidas.
Esses são números que fazem a empresa ser reconhecida como uma das que mais investem em inovação e tecnologia na construção civil. E não é só isso: a Tecverde foi a primeira construtora a erguer um prédio em Wood Frame. Por esse projeto, ficou em primeiro lugar na categoria sistemas construtivos do CBIC de Inovação e de Sustentabilidade de 2016.
Mas o que tem por trás desse método construtivo? Ele é mesmo rentável e confiável?
Vamos ver o que a história da Tecverde nos conta sobre isso.
Vantagens da construção wood frame
O cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, só deseja que a obra acabe o quanto antes. O primeiro lida com a desorganização da própria vida e o outro pode amargar prejuízo diante do descumprimento de prazos. A construtora também perde quando o cronograma estoura. É aí que a primeira vantagem do sistema wood frame aparece.
O projeto de obra fica três vezes mais rápido com tal tecnologia da construção civil!
A rapidez se deve ao fato de boa parte da obra ser feita dentro de um galpão, sem depender de boas condições climáticas. Ou seja, trata-se realmente de uma indústria que não para. Sem interrupções, prazos são mantidos e reduzidos, o que gera redução de custos.
Além dessas vantagens, outros benefícios como a redução de 85% dos resíduos de obras e a economia de 90% dos recursos hídricos. Como as estruturas são feitas de madeiras e recebem placas cimentícias pré-fabricadas, é possível garantir esse cuidado ambiental e características construtivas que se equiparam à alvenaria. Tais como o conforto térmico e isolamento acústico.
Como o sistema wood frame é realmente vantajoso e confiável, recebe homologação do Ministério das Cidades e pode ser financiado pelo Programa Minha Casa Minha Vida.
O Brasil tem grande oferta de madeira tratada de reflorestamento. Falta apenas o desenvolvimento de uma indústria mais consciente e empreendedora, que se inspire no exemplo da Tecverde.
Fábrica mais automatizada da América Latina
Com a fábrica mais automatizada da América Latina, a Tecverde conta com linhas de produção que conseguem fazer uma entrega muito mais rápida que a alvenaria tradicional.
Como toda indústria deveria ser, a empresa investe fortemente em inovação. Caminha lado a lado com as universidades brasileiras em busca de boa ideias para o desenvolvimento de projetos cada vez mais inteligentes e sustentáveis.
A Tecverde inspira o Obra Prima buscar sempre ser a melhor tecnologia da construção civil, para que a gestão da construtora seja pautada na inovação.
Aproveite e experimente o Obra Prima! Assim, você confere os resultados que o sistema pode oferecer para sua construtora!