A Tabela SINAPI é uma ferramenta muito usada para fazer o orçamento de obras, principalmente em construções públicas. Confira como essa ferramenta vai transformar a sua gestão de obras.
A sigla SINAPI significa Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, este é um sistema que contém as tabelas mais consolidadas de referência para a composição de preços de serviços e atividades de obras públicas e privadas do Brasil. Ou seja, ignorar ou ser negligente pode ser um erro fatal para a sua construtora.
A atualização deste recurso é feita mensalmente, é possível, inclusive, conferir a produtividade para cada insumo e tomar decisões mais assertivas para o seu negócio. Além disso, esse é um sistema que consegue se retroalimentar, representando uma ótima ajuda para a rotina dos escritórios e do canteiro de obras.
A Tabela SINAPI é uma exigência para a administração pública ou para as organizações que estejam trabalhando com verbas federais, o objetivo dela é definir os valores para os serviços e insumos relativos às obras. Os itens que fazem parte da Tabela SINAPI e os seus valores seguem uma metodologia padrão.
Ela é estabelecida pelo IBGE e pela Caixa Econômica Federal. Essas duas instituições vão a campo fazer a checagem das informações, conferindo com as incorporadoras e construtoras, o que traz mais confiabilidade e segurança para o recurso.
Já deu para entender que é uma bela ajuda! E você, está usando a Tabela SINAPI a seu favor na construtora? Então, chegou a hora de usar, afinal essa é uma ferramenta poderosa no apoio à sua gestão de obras.
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Orçamento de obras: Tabela ORSE e Sinapi – Obra Prima
Use a Tabela SINAPI de maneira estratégica na sua gestão de obras
Mensalmente, a Tabela SINAPI traz atualizações na listagem de serviços e insumos que são adotados nas obras de todo o Brasil. Esse já é um excelente motivo para usar essa tabela a seu favor, uma vez que com ela você consegue se manter por dentro das inovações e dos itens que caíram em desuso.
A Tabela SINAPI também indica os itens que estão em processo de desativação, ou seja, aqueles insumos que estão para sair do Banco Nacional de Insumos. Isso pode fazer toda a diferença para quem está quase investindo em um determinado material sem nem imaginar que logo ele vai se tornar obsoleto ou indisponível.
Outras vantagens do uso da Tabela SINAPI na sua construtora, são:
- Possibilita saber quais produtos logo serão ser eliminados da construção civil;
- Auxilia na compreensão e familiaridade com os Códigos de Insumos e Serviços;
- É uma referência que você pode confiar para fazer o orçamento de obras;
- Garante que a sua construtora está trabalhando com insumos adequados e com os valores condizentes com o mercado atual.
Mantenha o seu orçamento de obras atualizado
É muito difícil uma obra ficar pronta em um mês, correto? Por isso, a sua construtora precisa manter o orçamento de obras atualizado, uma vez que os preços podem (e muito provavelmente vão) mudar ao longo do projeto.
Isso acontece porque as tendências de mercado, inflação, encargo trabalhista e até eventos que impactam o mundo, como a pandemia, por exemplo, podem gerar consequências imediatas ao seu orçamento de obras.
Mas não é necessário se preocupar! Todo mês a Tabela SINAPI inclui novos insumos e serviços utilizados nas obras pesquisadas. É papel da Caixa e do IBGE rever o banco de dados de Composições, adicionando os novos itens e excluindo aqueles que não são mais usados.
Associando a gestão de obras ao uso da Tabela SINAPI
As grandes construtoras e incorporadoras planejam e realizam as suas obras considerando as informações presentes na Tabela SINAPI. Descubra como manter o seu banco de composições e orçamentos atualizados usando essa ferramenta. Acompanhe o passo a passo:
Passo 1: introduza a Tabela SINAPI na sua administração como um dos parâmetros para os custos com serviços e materiais, além de uma outra referência para a escolha de composições e insumos.
Isso fica muito mais fácil com o software de gestão do Obra Prima, que já possui integração com a Tabela SINAPI, tornando o seu uso no dia a dia muito mais fácil.
Passo 2: faça o acompanhamento de perto da produtividade nos seus projetos, analisando se as ações no canteiro de obras condizem com os índices apontados pela tabela.
Passo 3: tome as decisões e coloque os ajustes necessários na rotina das obras baseado nos dados coletados e não “achismos”.
Passo 4: mantenha o banco de composições atualizado, fazendo acertos com base nos dados atuais (isso é essencial para determinar se faz sentido ou não participar de uma licitação, tendo em mente que elas normalmente trazem uma base de preços desatualizada).
Passo 5: use a tecnologia a seu favor. Embora o setor da construção civil tenha sido um dos últimos a aderir a recursos e softwares de gestão de obra, é essencial simplificar e automatizar alguns processos para que você consiga focar apenas nas atividades que dependem das suas ações.
Software de gestão de obras e a Tabela SINAPI
O seu orçamento de obras precisa estar integrado à Tabela SINAPI, isso é fundamental para fazer o controle dos gastos e quantidades dentro dos projetos da sua construtora. Isso não apenas vai simplificar a sua vida e a sua gestão de obras, mas também vai facilitar na hora de fechar novos negócios, fidelizar clientes e reduzir drasticamente a quantidade de prejuízos causados por erros no orçamento de obras.
Com o software do Obra Prima, você consegue ver todos os seus projetos em um só lugar, tem todas as informações atualizadas em tempo real, pode compartilhar as informações que quiser com o seu cliente em poucos minutos e tem muito mais controle da sua gestão de obras.
Chega de perder horas e dinheiro fazendo planilhas e planilhas de orçamento de obras. Já existe uma ferramenta que vai fazer isso em segundos para você. Clique na imagem abaixo e agende a sua demonstração gratuita do nosso sistema.
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