Como um software de gestão de obras traz mais agilidade para o dia a dia das construtoras?

Descubra como um software de gestão de obras impulsiona a agilidade e produtividade na construção civil. O sucesso da sua empresa depende disso!
Como um software de gestão de obras traz mais agilidade para o dia a dia das construtoras?
Como um software de gestão de obras traz mais agilidade para o dia a dia das construtoras?

Descubra a importância de um software de gestão de obras para a agilidade e produtividade dos projetos da construção civil! Isso vai fazer toda a diferença no sucesso da sua empresa.

A agilidade é um elemento primordial na rotina das construtoras e tem um impacto significativo nos resultados dos projetos. Alguns dos principais motivos que tornam essa característica tão importante e como ela afeta positivamente os resultados são: capacidade de adaptação às mudanças, tomada de decisões mais rápidas e assertivas, maior eficiência operacional, colaboração e engajamento do time e até satisfação do cliente. 

Esses são apenas alguns dos motivos que tornam a agilidade tão importante no setor da construção civil e no dia a dia das construtoras. As empresas do segmento precisam procurar maneiras de tornar o processo mais rápido, entre os desafios e as barreiras encontradas na hora de fazer o gerenciamento manual das obras, podemos destacar: dificuldade na organização de informações, falta de comunicação eficiente, dificuldade para controlar os custos, riscos de erros e retrabalhados, entre muitos outros. 

Uma solução para essas dificuldades é a adoção de um software de gestão de obras! Para descobrir como essa ferramenta funciona e como ela pode agilizar o dia a dia das construtoras, confira a seguir o material que preparamos para você! 

As ferramentas e avanços tecnológicos ajudam a otimizar a eficiência e agilizam processos que antes demoravam muito. Isso melhora os resultados obtidos e torna a empresa mais competitiva no mercado da construção civil. 

Como funciona um software de gestão de obras?

Um software de gestão de obras automatiza diversos processos e tarefas, diminuindo a dependência das atividades manuais que demandam mais tempo. Existem muitas maneiras que essa ferramenta pode agilizar o dia a dia das construtoras, confira as sete que separamos para te mostrar: 

  1. Centralização de informações;
  2. Comunicação facilitada;
  3. Planejamento e programação;
  4. Gestão de registros e documentos;
  5. Maior mobilidade;
  6. Controle de estoque;
  7. Integração entre diferentes etapas do projeto.  

Agora que você conhece as sete funcionalidades que tornam o processo mais ágil e eficiente, vamos entender melhor cada uma delas, acompanhe no artigo a seguir: 

  1. Centralização de informações

Um software de gestão de obras possibilita a centralização de informações em um único lugar acessível para todo o time e interessados no projeto. Documentos, desenhos, contratos, especificações e outros dados podem ser armazenados e organizados. Isso acaba com a necessidade de procurar documentos físicos ou atualizações em várias fontes, economizando tempo e evitando erros. 

  1. Comunicação facilitada

Outra grande vantagem do software de gestão de obras para a agilidade da rotina das construtoras é a sua comunicação facilitada. Com essa ferramenta é possível utilizar recursos como: mensagens instantâneas, compartilhamento de arquivos e atualizações em tempo real. Isso agiliza a comunicação entre a equipe, partes interessadas, stakeholders e fornecedores, reduzindo a dependência de telefonemas, reuniões e e-mails. Dessa maneira, todos têm acesso às informações que precisam em tempo real.

  1. Planejamento e programação

Com um sistema de gerenciamento de obras é possível criar cronogramas, atribuir tarefas, determinar marcos e acompanhar o progresso do projeto em tempo real. A automação das tarefas de programação e planejamento agiliza a criação e atualização dos cronogramas, facilita a alocação dos recursos e identifica possíveis atrasos ou conflitos. 

Para fazer download gratuito de um modelo de cronograma, clique na imagem abaixo e comece a usar: 

  1. Gestão de registros e documentos

A documentação é uma parte primordial do gerenciamento de obras, e um sistema de gestão adequado oferece recursos para fazer o controle dos documentos e registros de maneira colaborativa. Além disso, a automação de fluxos de trabalho possibilita que documentos e registros sejam monitorados, rastreados e mantidos atualizados com eficiência.  

  1. Maior mobilidade

Um software de gestão de obras permite maior mobilidade para o time do projeto. Com acesso a informações e ferramentas fundamentais através de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, os membros do time podem ficar atualizados em relação ao progresso da obra, além de participar em tempo real.

  1. Controle de estoque

Um software de gestão pode incluir a funcionalidade de controle de estoque. Ele permite o registro de entrada e saída dos materiais, acompanhamento de níveis do estoque, alertas de reabastecimento e rastreamento de pedidos. 

  1. Integração entre diferentes etapas do projeto

Outra grande vantagem do software de gestão de obras é a sua capacidade de integrar as diferentes etapas de um projeto. Isso permite que as informações fluam de maneira consistente entre os times e os departamentos, evitando a necessidade de transferir manualmente dados entre planilhas ou documentos. Tudo isso agiliza o processo e evita erros.

Conheça o Obra Prima

Agora que você sabe como um software de gestão de obras pode trazer mais agilidade e eficiência para o dia a dia das construtoras, conheça o Obra Prima! Nosso sistema conta com diversas vantagens para o seu negócio:

  • Com ele você organiza o seu planejamento, orçamento e cronograma de obras;
  • O Obra Prima também te ajuda a ter maior controle financeiro em todas as suas obras;
  • Use ele para melhorar a sua comunicação com o cliente e com os parceiros;
  • Organize o administrativo do seu negócio da construção!

O Obra Prima é 100% na nuvem, facilitando o acesso por meio de qualquer dispositivo, seja web ou mobile. Documentos digitalizados e disponíveis online, maior agilidade na comunicação com o cliente e compartilhamento das atualizações das construções, custo zero com servidores e backups e muito mais! 

Essa é a ferramenta ideal para as pequenas e médias construtoras, arquitetos e engenheiros que buscam mais eficiência, agilidade e dinamismo sem as complexidades e despesas das plataformas tradicionais! 

Conte com um Portal do Cliente, Relatório Diário de Obras, Cotação Online, Previsto X Realizado, Medição Física e esse é só o começo, clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita e sem compromissos: 

Para ter acesso a mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando muitos artigos como este. Siga também a nossa conta no Instagram e não deixe de ouvir os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, basta clicar na imagem abaixo e dar o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.