Software de gestão de obras: esse é o futuro da construção civil?

Ainda não conhece muito bem a tecnologia dos softwares de gestão de obras? Descubra as vantagens dessa ferramenta transformadora!
Software de gestão de obras: esse é o futuro da construção civil?
Software de gestão de obras: esse é o futuro da construção civil?

Ainda não conhece muito bem a tecnologia dos softwares de gestão de obras? Descubra as vantagens dessa ferramenta transformadora! 

A construção civil tem evoluído muito nos últimos anos e as construtoras estão buscando maneiras de aprimorar os seus processos para atrair e conquistar mais clientes. Afinal, em um mercado tão competitivo é fácil ficar para trás.

Grande parte das construtoras já apostaram em um software de gestão de obras e outras ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo de gerenciamento das obras e da empresa. Por isso, você precisa prestar atenção para a sua construtora não ficar para trás.

6 vantagens de um software de gestão de obras

O gerenciamento de projetos é responsável por assegurar a eficiência na elaboração das obras. Isso significa não apenas gerar projetos de alta qualidade, mas também feitos e entregues dentro do prazo, sem retrabalhos e dentro do orçamento planejado. 

É papel do gestor atribuir, comandar, monitorar e ajudar os colaboradores responsáveis pela elaboração da construção. Também é dele a tarefa de garantir uma comunicação eficiente e uma boa integração das informações e dados. Além de providenciar ferramentas adequadas para a execução de cada tarefa

Assim, a função da gestão de projetos é administrativa. Ou seja, o profissional deve coordenar de maneira eficaz os recursos financeiros e humanos. Tudo isso para que no fim da etapa de projetos as metas pré-determinadas como prazo, custos e qualidade sejam atendidas. 

O software de gestão de obras é um grande aliado em todas essas missões, facilitando cada uma das tarefas e agilizando processos para que o responsável por tomar as decisões tenha as informações mais atualizadas sobre a evolução da obra e consiga escolher a solução com mais velocidade e assertividade.

Entre as vantagens de um sistema de gerenciamento de obras, destacamos: 

  1. Tarefas automatizadas;
  2. Mobilidade no canteiro de obras;
  3. Integração de informações;
  4. Segurança dos dados;
  5. Agilidade;
  6. Diminuição de custos.

Agora, entenda melhor cada uma delas: 

1. Tarefas automatizadas

Durante as etapas de um projeto da construção civil, a automatização de tarefas pode se tornar muito eficiente. Passando por construtores, engenheiros e supervisores, os softwares móveis beneficiam todos os envolvidos. 

Por meio dele, é possível medir a qualidade e produtividade na gestão de serviços e fornecedores de maneira automatizada, através de indicadores pré-configurados e avaliações. 

Assim, é possível obter relatórios interativos que possibilitam encontrar problemas que mais atrapalham a evolução e o andamento da obra e impactam de maneira negativa na sua qualidade. Resumindo: a tomada de decisões consegue ser mais assertiva e sobre mais tempo para o responsável pela gestão encontrar soluções. 

2. Mobilidade no canteiro de obras

Os softwares também ajudam no recolhimento de dados e informações em tempo real, dando auxílio para o controle de equipamentos, possibilitando uma gestão estratégica da construção. 

Com a utilização de dispositivos móveis, o gestor consegue circular pelo canteiro de obras e registrar as informações com mais velocidade, proporcionando a captura de tudo que acontece de maneira mais detalhada por meio de vídeos, fotos e outros recursos visuais. 

O software de gestão de obras também diminui a pelada e torna mais simples o gerenciamento dos dados. A mobilidade na construção faz com que os profissionais deixem de perder tempo procurando documentos importantes no meio de uma pilha de papéis, porque é possível acessar tudo e manter a comunicação de forma remota com dispositivos móveis, agilizando a troca de informações e a tomada de decisões.  

3. Integração de informações

O sistema de gerenciamento de obras possibilita que todas as informações, das diversas etapas, estejam juntas em um único lugar. Dessa maneira, a organização dos dados torna-se muito mais eficiente e o acesso fica mais intuitivo e simples. Essa integração permite que as informações sejam usadas em conjunto, gerando análises detalhadas e tomadas de decisões mais assertivas e embasadas.  

4. Segurança dos dados

O uso de um software de gestão de obras assegura que todos os dados fiquem salvos de maneira mais segura do que se fossem guardados em arquivos de papéis. O armazenamento na nuvem diminui as chances de acontecer uma perda de informações relevantes. Dessa forma, a empresa evita problemas e otimiza sua gestão de documentos, garantindo que os dados e as informações estejam seguras, organizadas e acessíveis. 

5. Agilidade

Com todas as informações juntas em um só local, organizadas e padronizadas, a criação e gestão de projetos fica muito mais eficiente e produtiva. Os profissionais conseguem acessar tudo com agilidade, principalmente se o software de gestão de obras contar a mobilidade em seu sistema. 

O software melhora a comunicação e o controle das tarefas, possibilitando tomadas de decisão mais ágeis. Além disso, com as informações disponíveis, é possível priorizar as atividades mais importantes, garantindo a entrega dos projetos dentro do prazo estipulado. 

6. Diminuição dos custos

O software de gestão de obra evita problemas e retrabalhos, além de agilizar, automatizar e simplificar a rotina no dia a dia no canteiro de obras e no escritório da sua construtora. Por isso, essa ferramenta é capaz de reduzir os custos, ajudando no crescimento da sua empresa. Assim, você consegue o auxílio que precisa para tornar o seu negócio um grande sucesso! Essas vantagens vão fazer toda a diferença na sua empresa. 

O Obra Prima tem todas essas funcionalidades e muitas outras disponíveis para a sua construtora. Quer conhecer o melhor software para as pequenas e médias empresas da construção civil? Clique na imagem abaixo, agende uma conversa gratuita e sem compromisso com o nosso time, você não vai se arrepender!

O futuro da sua empresa na construção civil passa por aqui

Além dessas seis vantagens que trouxemos, o Obra Prima conta com outras diversas funcionalidades que vão melhorar e facilitar o seu dia a dia na construção civil:

  • controle do começo até o final dos seus projetos nas suas mãos;
  • comunicação eficiente com os clientes e com o time;
  • organize os orçamentos e outros documentos de obras em um só lugar;
  • e muito mais! 

Então, respondendo a pergunta do título: SIM! O software de gestão de obras é sim o futuro da construção civil! 

Para mais conteúdos exclusivos como este, acompanhe o nosso blog e se você ainda não segue, já passou da hora de seguir o Obra Prima no Instagram

Aproveite também para ouvir os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, temos muitas conversas interessantes e relevantes para quem trabalha ou tem interesse neste setor. Clique na imagem abaixo e dê o play!

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.