Sistema de gestão para construtora: as 7 maiores vantagens em utilizar 

Descubra as 7 maiores vantagens em utilizar um sistema de gestão para construtora. Simplifique seus processos e aumente a produtividade.
Sistema de gestão para construtora: as 7 maiores vantagens em utilizar
Sistema de gestão para construtora: as 7 maiores vantagens em utilizar

Quer descobrir quais são as sete maiores vantagens de usar um sistema de gestão para construtora? Acompanhe o texto! 

Os avanços tecnológicos não param de aparecer e estão tomando cada vez mais conta do mercado. E, claro que não seria diferente na construção civil. Essas novas ferramentas e sistemas tornam os processos mais eficientes e automatizados, transformando a maneira como as construtoras trabalham no seu dia a dia. 

Uma das principais ferramentas que mais mudou a forma de trabalhar das empresas do setor da construção civil foi o software de gestão de obras, porém, você sabe como funciona e quais são as vantagens desse sistema? Acompanhe no texto a seguir para descobrir tudo sobre o tema. 

O que é sistema de gestão para construtora? 

As construtoras precisam gerenciar vários processos ao mesmo tempo, desde a elaboração do projeto até a entrega final para o cliente. Para garantir a eficiência e a rentabilidade das construções, é essencial que as empresas adotem um sistema de gestão integrado, que possibilite o controle de todos os elementos e processos envolvidos em uma construção.

O sistema de gestão para construtora é uma ferramenta muito importante para otimizar os processos dentro da empresa. Isso porque gerenciar todas as atividades que precisam acontecer não é uma tarefa simples, já que exige habilidade para coletar e organizar uma grande quantidade de dados e informações para transformá-las em resultados. 

Assim, um software de gestão para construtora com certeza é um grande aliado na hora de simplificar, automatizar e agilizar alguns desses processos que podem demorar muito. 

Resumidamente, esse sistema pode contribuir nos controles de produtividade e qualidade de mão de obra, cronograma físico e financeiro, consumo de insumos e materiais, relacionamento com fornecedores e clientes, pagamentos e recebimentos, estoque, entre outros. 

7 vantagens de um sistema de gestão para construtoras

Agora que você já entendeu qual é o papel de um sistema de gestão para construtora, sete das vantagens que essa ferramenta oferece para o dia a dia  da sua empresa. Acompanhe a seguir:

  1. Maior eficiência operacional;
  2. Entrega no prazo;
  3. Controle financeiro preciso;
  4. Melhoria na tomada de decisões;
  5. Melhoria na comunicação;
  6. Conformidade com regulamentações e normas;
  7. Trabalhar em nuvem ou online. 

Vamos nos aprofundar em cada uma dessas sete vantagens para os seus negócios, confira: 

  1. Maior eficiência operacional

Com um sistema de gestão integrado é possível automatizar vários processos, diminuindo o tempo e os custos envolvidos no gerenciamento das construções. Isso possibilita que a empresa seja mais produtiva e eficiente, assegurando a entrega dos projetos dentro do orçamento e prazo combinado com o cliente. 

  1. Entrega no prazo

Como já mencionamos no item anterior, um sistema de gestão para construtora ajuda a entregar os projetos dentro do prazo. 

Quando a obra está atrasada, o cliente fica insatisfeito, promovendo a perda da reputação da empresa, além de prováveis prejuízos financeiros que acontecem devido ao aumento do tempo de realização. 

Nesse sentido, o acompanhamento do cronograma, através de informações e gráficos do tempo planejado x realizado, possibilita que o gestor tenha o controle em relação aos prazos de entrega. Assim, é possível intensificar ou remanejar a mão de obra, evitando imprevistos e atrasos.

  1. Controle financeiro preciso

O sistema de gestão possibilita que as empresas controlem as suas receitas e os seus custos com precisão, assegurando a rentabilidade dos projetos. Além disso, essa ferramenta permite a geração de relatórios financeiros atualizados e assertivos, que dão uma visão clara e detalhada da situação financeira do negócio em tempo real. 

Consequentemente, essa ferramenta consegue aumentar a economia. Isso acontece porque as falhas dos processos diminuem, reduzindo o desperdício e as compras emergenciais ou desnecessárias.

  1. Melhoria na tomada de decisões

Com informações e dados precisos disponíveis em tempo real, a empresa consegue tomar decisões estratégicas bem fundamentadas, identificando oportunidades de melhoria e antecipando possíveis desvios ou riscos. 

  1. Melhoria na comunicação

Um sistema de gestão integrado torna possível que a empresa se comunique melhor com os seus colaboradores, fornecedores e clientes, diminuindo a possibilidade de retrabalhos e erros. 

  1. Conformidade com regulamentações e normas

O sistema de gestão de obras pode ajudar a empresa a se manter em conformidade com as regulamentações e normas aplicáveis, como as leis trabalhistas e normas de segurança, diminuindo a ocorrência de sanções e multas. 

  1. Trabalhar em nuvem ou online

A computação em nuvem é uma tendência no setor de softwares em todo o mundo, porque proporciona diversas vantagens na sua utilização, como: 

  • descarte de investimentos em infraestrutura de servidores;
  • diminuição do risco de perda de informações;
  • flexibilidade de utilização em qualquer lugar com internet;
  • backup automático dos dados.

A solução para a sua empresa da construção civil!

Em resumo, um sistema de gestão para construtora pode trazer muitas vantagens para a sua empresa, aumentando a sua eficiência, diminuindo os custos e garantindo a rentabilidade dos projetos. Se você tem uma construtora que procura melhorar a sua gestão e otimizar os seus resultados, considerar a adoção dessa ferramenta é uma excelente opção. 

Ficou com vontade de colocar essa ferramenta em prática na sua empresa? Venha conhecer o Obra Prima, o software de gestão de obras que é a solução ideal para arquitetos, engenheiros, pequenas e médias construtoras que buscam eficiência, dinamismo e agilidade, mas sem as complexidades e despesas das plataformas tradicionais. Nosso sistema conta com Portal do Cliente, Relatório Diário de Obra, Cotação Online, Previsto x Realizado, Medição Física e muito mais!

O Obra Prima foi pensado e desenvolvido para: 

  • Eliminar as planilhas e controles no papel;
  • promover a comunicação entre o construtor e cliente;
  • conquistar mais clientes;
  • organização financeira e mais lucratividade;
  • facilitar a cotação e compras. 

Para agendar uma demonstração gratuita e sem compromisso, clique na imagem abaixo e escolha o melhor dia e horário para você: 

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando novidades, estratégias e tudo que está acontecendo no universo da construção civil. 

Siga também a nossa conta no Instagram, lá tem muitas dicas para facilitar a sua rotina no setor. E, não deixe de escutar os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, temos muitas conversas interessantes sobre os temas mais importantes para quem trabalha com construção civil, clique na imagem abaixo e dê o play: 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.