Pós-venda na construção civil: lucratividade para construtoras

O pós-venda na construção civil pode aumentar a lucratividade e ajudar as construtoras a conquistar novos clientes para o negócio.
pós-venda na construção civil
pós-venda na construção civil

Pós-venda pode ser a principal ferramenta para que construtoras aumentem seus lucros na construção civil. Entenda.

Para muitas construtoras, o elemento mais importante que existe no processo de vendas é a assinatura dos contratos. Uma vez conseguido o projeto, muitos administradores relaxam na relação com o cliente e esquecem de manter uma comunicação próxima.

Esse pode ser um dos maiores erros para empresas que desejam crescer e aumentar seus lucros. O cliente conquistado é uma fonte de recomendações e de novos projetos. Uma relação já existente e satisfatória é um dos pontos fortes na conquista de novos projetos.

É nesse momento que percebemos que o pós-venda é tão ou mais importante que a venda em si. Entenda aqui um pouco mais sobre os benefícios do pós-venda para a construção civil e saiba como aumentar a lucratividade da sua construtora.

A importância do pós-venda para a construção civil

Conquistar novos clientes é muito importante para manter os negócios funcionando. Para construtoras, se manter no mercado depende de estar constantemente assinando contratos de novos projetos e desenvolvendo novas obras.

Ainda que essa seja a preocupação maior das empresas da construção civil, pode não ser a mais lucrativa. Estudos indicam que fidelizar clientes é muito mais lucrativo e barato do que correr atrás de clientes novos. A fidelização é o que garante a recorrência de trabalho, sempre com base em uma relação positiva entre cliente e empresa. E não existe fidelização sem pós-venda.

É com o pós-venda que construtoras demonstram interesse na qualidade dos serviços prestados e produtos oferecidos. O acompanhamento feito e os feedbacks oferecidos são essenciais para identificar falhas no projeto que não podem ser vistas antes que a obra seja construída e utilizada no dia a dia.

Além disso, é com o pós-venda que a relação criada com o cliente durante os trabalhos é mantida. É uma forma de se fazer presente na vida do cliente após a conclusão do contrato e, assim, estar presente na vida e mente dele quando precisar, novamente, contratar uma construtora.

Claro, a fidelização do cliente não começa no pós-venda. Ela tem início antes mesmo do contrato ser assinado. Entenda.

Como fidelizar clientes: do contrato ao pós-venda

A fidelização de clientes é um processo longo e que deve ser constantemente trabalhado. Ela começa desde seu primeiro contato com o cliente, por meio das campanhas de marketing da sua empresa, se mantém durante a execução e pós-venda e, pasme, não acaba nunca.

A conquista do cliente é sempre o primeiro passo para a fidelização, oferecer uma construção de marca e divulgação do seu trabalho que seja atrativa e vá de encontro as necessidades e desejos do cliente. É impossível fidelizar um cliente sem fechar um contrato e sem cumprir com as promessas feitas no processo.

O momento da prestação de serviços, uma vez que o contrato está fechado, é de grande importância no setor da construção civil. Cada elemento deve ser considerado: escolha dos materiais usados na obra, cumprimento de prazos, respeito do orçamento e transparência das informações para o cliente sobre a evolução da obra.

Com esses elementos, mais do que prestar um serviço, a construtora constrói uma relação de confiança e idoneidade, passa a ser valorizada por sua qualidade e respeito e conquista, verdadeiramente o cliente. Isso significa que ele está fidelizado? Não, apenas que ele vai gostar do trabalho e a construtora será recomendada e considerada no momento de fechar novos projetos.

Lembre-se: entregar uma obra com qualidade, dentro do prazo e cumprindo o orçamento não é mais do que sua obrigação. A fidelidade vem do que a construtora pode oferecer como diferencial e, por isso, é necessário ter atenção ao pós-venda.

Para ter um cliente fiel, ele deve considerar sua construtora para uma relação de longo prazo, para projetos futuros que ele ainda nem sabe quais são, como a reforma de um apartamento para os filhos recém-casados, por exemplo. O pós-venda é isso, estar presente na vida de um cliente como se ele fosse a sua próxima venda, ainda que você tenha acabado de encerrar o projeto.

Estruturando um pós-venda eficiente

A construtora fechou o contrato, realizou a obra, entregou tudo dentro do prazo, cumprindo o orçamento e com materiais de qualidade. É hora do pós-venda, mas como fazer?

O pós-venda é a relação estabelecida com o cliente depois que o contrato é cumprido. É mostrar para ele que você se preocupa em garantir que ele aproveite ao máximo o projeto adquirido, não tenha problemas e veja novas oportunidades de investimento.

Um primeiro passo para criar esse relacionamento mais duradouro é a criação de um manual do usuário. Oferecer ao cliente um documento com orientações sobre como garantir a integridade da obra por mais tempo, como realizar manutenções e como utilizar todos os elementos inseridos na obra é um grande diferencial.

Outra opção é criar uma página de conteúdos para ensinar os clientes como cuidar do imóvel. Dicas que acompanhem o dia a dia do cliente, desde como evitar infiltrações até a melhor forma de limpar os vidros das janelas mostram que você se preocupa com ele mesmo que seu trabalho já esteja feito.

Crie canais de atendimento. Não é raro que os clientes tenham dúvidas sobre o imóvel depois que o projeto é concluído e, muitas vezes, ter um contato direto com você cria maior confiança do que consultar um manual. Tenha uma área em seu site, um telefone, e-mail ou redes sociais para que ele possa entrar em contato em caso de dúvida.

Já pensou em oferecer benefícios para clientes fiéis, como manutenções preventivas, garantias estendidas, descontos em fornecedores parceiros e outras vantagens para quem fecha um segundo ou terceiro contrato? Isso pode motivar muito o cliente a sempre procurar você primeiro.

Gere novas oportunidades de negócios com ofertas complementares ao projeto. A obra de uma casa com assoalho em madeira foi concluída, por que não, em alguns meses, oferecer um sistema de manutenção preventiva da impermeabilização do piso?

São diversas as opções de ações pós-venda que podem gerar lucro e fidelizar clientes, basta encontrar as que melhor se adequam aos serviços da sua construtora.

Pós-venda: diferencial de mercado para a construtora

O pós-venda é mais do que um mecanismo de fidelização de clientes. É uma forma de criar novas oportunidades de negócios e, principalmente, de se destacar dos competidores. São poucas as construtoras que trabalham corretamente seu pós-venda, o que pode significar estar sempre um passo a frente para aqueles que adotam.

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