O mundo inteiro está passando por um momento turbulento, o COVID-19 não afetou apenas a saúde das pessoas mas a rotina de um país inteiro. O distanciamento social diminui diretamente a circulação de capital e demandas por serviços não essenciais. O que impacta principalmente os autônomos e as micro e pequenas empresas. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os micro e pequenos negócios representam 99% do total de empresas no Brasil. E geram mais de 54% dos empregos formais.
Portanto, os setores mais afetados são os que movimentam boa parte da economia. O isolamento de alguns grupos e respeito pelas orientações da Organização Mundial da Saúde é essencial, por mais que no momento não pareça ser tão razoável, a longo prazo é o melhor a se fazer.
Em vista disso deve se encontrar um equilíbrio: Como diminuir o contato social e ao mesmo amenizar os impactos dessa crise no meu negócio?
Pequenos negócios em tempos de crise
Durante uma crise os pequenos empreendimentos têm de lidar com muitos desafios, como a redução das vendas, diminuição do quadro de funcionários, realocação de gastos, etc.
Nesse cenário é necessário acima de tudo resiliência e criatividade. Mas graças à tecnologia muitos negócios podem diminuir drasticamente os impactos e se reajustar no mercado.
Empreendimentos que já estavam se adaptando à tecnologia e seus benefícios, sentiram menos o choque durante a mudança, que é o caso da nossa equipe no Obra Prima, que em poucos dias já adaptou todos os colaboradores em Home Office e continua funcionando normalmente.
Mas deixar os colaboradores em casa trabalhando é a parte fácil, inclusive já demos dicas de hábitos e ferramentas para te auxiliar nisso. O maior desafio é como adaptar a estratégia e cultura da empresa para realocar os investimentos em tecnologia para continuar atraindo clientes.
Investimento em tecnologia: diferencial competitivo
A tecnologia é um diferencial competitivo, seja no trabalho autônomo ou em uma multinacional. Isso porque o negócio independe de um espaço físico para se manter, precisando apenas de uma equipe e uma rede sólida de consumidores.
Hoje em dia mais de 80% dos brasileiros têm acesso a internet, e as compras online se popularizaram, até mesmo de comidas por delivery. E segundo o levantamento feito pela NZN Intelligence, uma plataforma de pesquisa de mercado da empresa de mídia digital, 74% dos consumidores com acesso a internet preferem efetuar suas compras online.
Portanto, o investimento em tecnologia é uma saída estratégica da crise. Separamos dois pontos cruciais:
1 – Marketing Digital
Ter o mínimo de presença digital hoje em dia é obrigatório. É por onde as pessoas encontram seu serviço, pesquisam se é confiável, recomendam, etc. Ter redes sociais para manter uma comunicação próxima dos consumidores é essencial para construção da sua marca e credibilidade. Tudo isso gera tráfego orgânico, que é aquele que surge espontaneamente pela interação que sua rede tem.
No entanto, com tantas empresas entrando todos os dias em busca de seu espaço na internet, fica cada vez mais difícil conseguir tráfego orgânico em pouco tempo, por isso é necessário investimento. Investir em anúncios pagos gera entrega e alcance para mais pessoas interessadas no seu produto ou serviço, convertendo mais vendas e aumento da sua rede de clientes. Mas não ache que é só sair por aí impulsionando anúncio que acontece mágica, é necessário estudo, dedicação e bom conteúdo pra cravar seu espaço no mundo digital. Apenas investir sem traçar uma estratégia é jogar dinheiro ao vento. Por isso tenha paciência, criatividade e cabeça aberta para aprender.
2 – Melhora na comunicação institucional
A tecnologia pode favorecer a comunicação dos valores e objetivos da empresa, tanto para o público interno (colaboradores) quanto para o externo (clientes). Utilizando de ferramentas para facilitar o fluxo de trabalho e informação, e das redes sociais para transparecer para o público a credibilidade da empresa.
Uma melhor comunicação favorece o trabalho dos colaboradores, aumentando a produtividade. E atrai e mantém mais clientes, agregando valor a empresa. Além disso, facilita a vida do empreendedor, que consegue acompanhar e se planejar de forma mais fluída com o auxílio das ferramentas e softwares certos.
Inovação: se reinventar em tempos de crise
O mundo muda a todo momento, o mercado e os consumidores acompanham esse ritmo. Na era da internet tudo isso ocorre de forma ainda mais acelerada, em poucos minutos todos sabem o que está acontecendo em qualquer parte do mundo. Uma notícia pode fazer com que o pânico se instale, a economia se abale.
Mas a história é assim, de tempos em tempos enfrentamos crises, seja de saúde ou política. Elas desestabilizam e causam mudanças bruscas e repentinas para todos, mas passam e nos adaptamos e aprendemos com as experiências por pior que sejam.
Por isso, estar aberto às mudanças, a ouvir e aprender com os outros é a melhor atitude nesses momentos. É preciso inovar, se adaptar, mas manter seus valores firmes independente de tudo.
Em tempos de crise é necessário se reinventar e voltar ainda mais forte. É hora de aprender que não precisa de um espaço e contato físico para se fazer presente. Manter a equipe e os clientes unidos mesmo de longe, vai fortalecer ainda mais a relação. Tudo isso com o auxílio da tecnologia, vai ajudar a diminuir os impactos causados pelo distanciamento social na economia.