Passo a passo da construção: como fazer um orçamento de obras?

como fazer um orçamento de obras
como fazer um orçamento de obras

Preparar um orçamento de obras pode ser um grande desafio para os responsáveis pelo projeto. É uma grande responsabilidade desenvolver uma estimativa adequada à realidade da obra. Basta um erro para que a qualidade final, a confiança do cliente e diversas etapas sejam prejudicadas.

Os problemas não são apenas relacionados com gastar mais dinheiro do que o disponível. Um orçamento incorreto causa atrasos e, muitas vezes, como forma de compensar o tempo gasto, a qualidade na execução é muito reduzida. Realizar um planejamento eficiente de orçamento e ter maior controle dos processos e etapas da execução da obra, então, é essencial. 

Faça um teste gratuito do nosso módulo de orçamento de obras e descubra como parar de ter prejuízo!

Ainda que muitos profissionais entendam essa importância, não são todos que compreendem que um controle real do orçamento não é conseguido de forma simples. Não basta que o responsável ande de loja em loja fazendo levantamento de preços.

Entender o projeto, identificar riscos, controlar o cronograma, alinhar as etapas e ter uma maneira eficiente de acompanhar tudo é o principal diferencial para quem deseja um orçamento correto de obra.

Prever despesas e controlar tudo exige trabalho e atenção. Por isso, ter um passo a passo da elaboração do orçamento de obras pode ser essencial para garantir o máximo de eficiência. Os elementos principais de um passo a passo eficiente para um projeto de construção civil são:

  1. projeto executivo e memorial descritivo;
  2. composição de custo;
  3. custos diretos e indiretos;
  4. impostos, taxas e lucro;
  5. BDI;
  6. preço de venda;
  7. fechamento de orçamento.

Entender como executar e o que considerar em cada um desses passos é a melhor forma de garantir crescimento, lucratividade e eficiência na execução de obras na construção civil.

Descubra aqui tudo o que é preciso saber para criar o melhor orçamento para as necessidades do seu projeto e aproveite ao máximo as oportunidades existentes no ramo da construção civil.

Passo a passo do orçamento de obras

Orçamentos não precisam ser o maior desafio do desenvolvimento de um projeto de obras. Conhecendo as etapas e os elementos essenciais, otimizar o orçamento e aumentar a lucratividade da construtora é possível. 

Lembre-se: um orçamento eficiente reduz riscos de prejuízos, aumenta a qualidade do projeto e coloca a construtora à frente das competidoras. Por isso, siga com atenção os sete passos principais para fazer um orçamento de qualidade e tenha em mãos todas as informações para garantir um orçamento de obras eficiente.

1. Crie um projeto executivo e um memorial descritivo do projeto

O projeto executivo e o memorial descritivo são os documentos que apresentam cada detalhe da obra a ser realizada. O planejamento necessário para que eles sejam desenvolvidos garantem que cada risco e elemento do projeto sejam analisados com cuidado e atenção.

Apenas com esses documentos em mãos, é possível garantir que os responsáveis pelo projeto saibam exatamente o que esperar durante a elaboração do orçamento.

Muitos profissionais elaboram o orçamento apenas com base no desenho desenvolvido do projeto. Ainda que ele seja importante, não é possível ter todas as informações para cálculos precisos dos materiais necessários, mão de obra e tempo.

Um documento detalhado garante informações precisas e aprofundadas e evita que detalhes que possam prejudicar o orçamento sejam deixados de fora.

2. Considere os serviços a serem executados com base em uma composição de preço específica

Apenas com a composição de preços, é possível definir como realizar o pedido de materiais, calcular o tempo necessário para cada etapa e ajustar preços de serviços.

A composição de preços estabelece uma relação entre o que é necessário para que uma atividade seja realizada e o preço justo a ser pago pelo serviço. Para fazer essa composição, você deve começar criando uma lista de todos os serviços a serem executados para, depois, analisar o que é necessário a cada um deles.

Em cada serviço listado, você deve saber:

  • Quais materiais serão utilizados?
  • Quais tarefas serão realizadas durante aquela etapa?
  • Qual equipamento é essencial para que o serviço seja realizado?
  • Qual é o tempo necessário para cada elemento do serviço?

Pense na necessidade de construir uma sala. O serviço prestado exigirá areia, cal, tijolos, tinta e diversos outros materiais. Será necessário ter os pincéis, betoneira e equipamentos de segurança, entre outros. Serão quatro paredes, com espaço para janela.

É preciso saber quanto tempo será necessário para fazer uma parede sem janelas e lembrar que paredes com janela exigem mais cuidado e, com isso, mais tempo.

Todos esses elementos são aplicados no cálculo da composição de preço e fazem toda a diferença no valor final do orçamento e no cronograma da obra.

Essa avaliação deve ser arquivada ao final do projeto com anotações sobre qualquer falha que possa ter aparecido. Ela servirá como base para os próximos projetos, reduzindo, a cada nova obra, as chances de se cometer os mesmos erros.

3. Considere custos diretos e indiretos

Para garantir que os custos observados sejam reais, primeiro procure softwares e outras ferramentas que garantam medições precisas da área do projeto. É com base nessas medições que custos diretos e indiretos são levantados.

Entre os principais custos diretos a serem considerados, estão:

  • estruturas;
  • materiais de construção;
  • revestimentos;
  • metais;
  • produtos para criar instalações elétricas e hidráulicas;
  • louças.

Já os indiretos, são:

  • água;
  • energia elétrica;
  • telefone;
  • transporte de equipe e materiais;
  • mão de obra terceirizada;
  • locação de equipamentos;
  • salários;
  • seguros e documentações.

4. Calcule impostos, taxas e lucro desejado

Durante um projeto, a construtora não paga apenas pelos materiais e serviços. É necessário pagar impostos associados aos serviços, taxas tributárias específicas do tipo de projeto e considerar a margem de lucro que se deseja ter.

Quando o orçamento não considera esses elementos e cobra do cliente apenas aquilo que é necessário para a execução, o lucro se torna inexistente, e taxas e impostos acabam sendo pagos pela empresa.

Com isso, não é eliminado apenas o lucro do projeto, mas o de outras obras realizadas pela construtora. Além disso, caso algum problema surja, não haverá uma margem de sobra de dinheiro para ser utilizada, e o fluxo de caixa da obra e da construtora será comprometido.

Para grandes construtoras, isso é um problema grande. Para pequenas, pode ser a diferença entre sucesso e falência.

5. Calcule o BDI

O lucro determinado no passo anterior só é adicionado oficialmente ao orçamento a partir do momento em que o BDI é calculado. A sigla significa Budget Difference Income, que pode ser traduzido como Benefícios e Despesas Indiretas.

O BDI utiliza percentual para adicionar o lucro aos custos diretos da obra, de forma que os ganhos diretos são maximizados. Ele ainda busca reduzir os custos indiretos com esse processo, beneficiando muito o orçamento final.

Destacamos a importância de se calcular o BDI para cada um dos orçamentos, uma vez que cada projeto tem características e necessidades diferentes. Assim, prever uma porcentagem ou valor não pode ser algo fixo.

O cálculo do BDI depende de se levantar os custos financeiros do projeto, valor do seguro, considerar garantias, determinar uma margem de incerteza e o custo da administração central e os tributos a serem pagos. A fórmula pode ser meio complicada, mas é possível encontrar softwares que realizam o cálculo.

6. Determine o preço de venda

O preço de venda considera diversos elementos, considerando principalmente o valor geral de vendas para o tipo de projeto desenvolvido. Assim, o que se obtém é um valor de quanto seria possível conseguir com a venda do projeto finalizado.

É ele quem vai determinar se a obra é um projeto economicamente viável e, por isso, deve ser considerado no momento de desenvolvimento do orçamento.

Para realizar o cálculo, basta aplicar a fórmula:

Custo direto x (1+BDI/100)

7. Realize o fechamento da planilha

Você fez todos os cálculos, considerou todos os elementos e está pronto para definir o valor final do orçamento a ser apresentado para o cliente. É nesse momento que muitos profissionais relaxam, e é por isso que comentar o fechamento do orçamento é importante.

Não basta ter todos os dados e não ter cuidado no momento de realizar o fechamento da planilha. É nessa etapa que tudo é verificado uma última vez e os valores conseguidos nas etapas anteriores são alinhados com a estratégia da construtora.

Outro ponto importante é considerar o modelo de planilha a ser apresentado. Sua construtora pode ter um modelo usado com frequência, mas alguns clientes possuem seus próprios modelos de planilha de orçamento.

Verifique se, ao passar todos os dados para o modelo de planilha escolhido, nenhum erro é cometido. Cheque todos os preços unitários e valores totais e sua margem de lucro.

Lembre-se, uma vez que o orçamento é entregue para o cliente, suas chances de corrigir erros ou acrescentar itens serão quase zero. Sim, alguns clientes entendem se a construtora entrar em contato para corrigir alguma informação, mas isso afeta diretamente sua credibilidade no ramo.

Aplicativos para gestão de orçamento de obras e suas facilidades

A grande maioria dos negócios já se encontra na era digital, utilizando a nuvem para armazenamento de informações e criando todos os seus documentos em programas de computador, como o Excel.

No entanto, mesmo que essas empresas tenham escapado dos diversos erros de realizar orçamentos em papel, elas ainda não aproveitam ao máximo as oportunidades e benefícios que a evolução da tecnologia pode oferecer para as construtoras.

Existem, sim, planilhas automatizadas que realizam o cálculo eficiente do orçamento de obra para a empresa, mas a melhor opção que o mercado pode oferecer são os softwares de gestão para a construção civil.

Softwares e aplicativos existem para atender às expectativas muito específicas de construtoras e são muito mais facilmente adaptáveis às necessidades de cada projeto.

Além disso, são uma ótima opção para manter os registros de diferentes obras e filtrar informações por tipo de projeto. Outra vantagem é a possibilidade de criar diversos perfis de acesso para os vários envolvidos no processo, tornando o processo de conferir e inserir dados mais ágil e eficiente.

Orçamento de obras: a chave para o sucesso

O gerenciamento de processos de uma construtora é essencial para o andamento de obras. Sem controle de cronograma, etapas do processo e consumo de recursos, será muito difícil alcançar os objetivos do projeto sem riscos de falhas, acidentes e prejuízos.

Mesmo que sua construtora tenha todos esses processos da execução do projeto organizadas e controladas, no entanto, ainda existe uma grande chance de haver problemas se o planejamento inicial não for eficiente.

É para garantir que todos os detalhes da obra sejam alinhados com o máximo de eficiência que adotar um processo eficiente de definição de orçamento de obra é tão importante. 

O controle financeiro, ainda que foco principal para garantir os lucros, não é o único ponto beneficiado por um orçamento eficiente. Ao seguir os passos mostrados, todo o planejamento do projeto é revisado com mais cuidado e, muitas vezes, são identificadas falhas na organização das etapas que não haviam sido notadas antes.

Garantir o sucesso dos projetos de uma construtora, então, está intimamente ligado ao controle dos custos de materiais, margem de lucro, reserva para imprevistos, análises de riscos e avaliação de serviços a serem executados, e todos esses são elementos presentes em um orçamento realizado de modo correto.

Invista no futuro de sua empresa, na confiança dos clientes e no sucesso dos empreendimentos adotando ferramentas e processos que beneficiem o cálculo do orçamento. Apenas assim a construtora poderá aproveitar ao máximo as oportunidades de crescimento na construção civil.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.