Obra Prima: passo a passo para implementação do melhor software de gestão de obras

Confira aqui o passo a passo para implementar o melhor software de gestão de obras do mercado na sua construtora!
Obra Prima: passo a passo para implementação do melhor software de gestão de obras
Obra Prima: passo a passo para implementação do melhor software de gestão de obras

Confira aqui o passo a passo para implementar o melhor software de gestão de obras do mercado na sua construtora! 

Muitas construtoras não investem em softwares de gestão de obras porque acreditam que isso vai atrapalhar o dia a dia de trabalho, ou até que a implementação será muito complexa e não vale a pena.  

Esse até pode ser o caso de alguns ERP, ou sistemas integrados de gestão empresarial, agora não é o caso com os softwares de gestão de obras, como o Obra Prima, que são mais simples e fáceis de usar. No texto a seguir, vamos te explicar o passo a passo para implementação dessa ferramenta e você vai descobrir como é simples e não precisa ser nada complexo, nem tomar muito tempo, confira. 

Passo a passo para implementar o melhor software de gestão de obras do mercado

Existem alguns passos para implementar o software de gestão de obras perfeito para a sua construtora, confira aqui: 

  1. Identifique as necessidades da sua empresa;
  2. Pesquise e avalie as opções de software de gestão de obras disponíveis no mercado;
  3. Treine o seu time;
  4. Integre o software com os processos já existentes;
  5. Use o software de gestão de obras regularmente. 

Agora que você já conhece os cinco passos, vamos entender melhor cada um deles, acompanhe o texto a seguir: 

  1. Identifique as necessidades da sua empresa

Antes de escolher o software de gestão de obras ideal para a sua empresa, é fundamental identificar as necessidades específicas do seu negócio e dos seus projetos. Faça uma lista das funcionalidades que você precisa, como, por exemplo, gestão de cronograma, orçamentos, gestão de documentos, portal de comunicação, compras, etc. Ter isso em mente vai facilitar na hora de escolher a ferramenta certa para a sua empresa, aquela que atende às suas necessidades e expectativas. 

  1. Pesquise e avalie as opções de software de gestão de obras disponíveis no mercado

Existem muitas opções de sistemas de gestão de obras disponíveis no mercado. Faça uma pesquisa e avalie cada uma dessas alternativas com base nas suas necessidades específicas e requisitos da sua empresa. Certifique-se de escolher um software que seja fácil de utilizar e que ofereça suporte técnico para quando você tiver dúvidas ou dificuldades, isso vai fazer toda a diferença. 

  1. Treine o seu time

Depois de decidir o software de gestão de obras é fundamental treinar o seu time para que eles possam usá-lo de maneira eficiente. Certifique-se de que todos os usuários saibam como usar a ferramenta e como acessar as funcionalidades que são relevantes para o seu trabalho. 

Assim, o sistema será usado da melhor maneira possível e a sua empresa vai conseguir economizar tempo e dinheiro em todas as etapas dos projetos. Ou seja, a ferramenta vai proporcionar uma grande melhoria no seu lucro. 

  1. Integre o software com os processos já existentes

O quarto passo é para aproveitar ao máximo o software de gestão de obras que você escolheu. É fundamental integrá-lo com os seus processos já existentes. Isso pode incluir a integração com ferramentas de contabilidade, CRM ou outras que o seu negócio utiliza.

  1. Use o software de gestão de obras regularmente

O último passo para garantir que o software de gestão de obras está sendo usado de maneira efetiva, é utilizá-lo regularmente e acompanhar o seu desempenho. Monitore como a ferramenta está sendo aplicada, faça ajustes e ofereça treinamento adicional, caso seja necessário. Dessa forma, o seu time e a sua empresa estarão cada vez mais bem adaptados e serão capazes de uma constante otimização de processos. 

Conheça o Obra Prima

Quer conhecer uma ferramenta muito simples de implementar, usar e que traz muitos benefícios no curto e no longo prazo? Vem saber mais sobre o Obra Prima! Clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita e sem compromisso para ver as vantagens que o nosso sistema pode trazer para a sua empresa: 

O Obra Prima é um sistema de gestão de obras para as pequenas e médias construtoras que buscam uma solução de gerenciamento ágil e dinâmica, mas sem as complexidades e custos dos sistemas tradicionais. 

O software de gestão de obras do Obra Prima reúne todas as planilhas que você usa no seu dia a dia em um único lugar, entre as suas funcionalidades podemos destacar: 

  1. Planejamento Físico/ Econômico;
  2. Cotação Online;
  3. Medição Física de obra;
  4. Controle Financeiro;
  5. Faturamento e reembolso;
  6. Relatórios e Dashboards;
  7. Apropriações. 

Entenda um pouco melhor cada uma dessas sete funções: 

  1. Planejamento Físico/ Econômico

Com essa funcionalidade, você consegue determinar o orçamento de custo e venda, além de planejar o cronograma físico-financeiro dos seus projetos. 

  1. Cotação Online

É possível fazer solicitações de materiais de construção e cotação online com os seus fornecedores, diretamente do aplicativo do software de gestão de obras. 

  1. Medição Física de obra

Além de tudo, você pode acompanhar e registrar toda a evolução do projeto a partir de uma visualização de cronograma muito mais completa. 

  1. Controle Financeiro

Com o software de gestão de obras do Obra Prima, você consegue ter o controle financeiro integrado, além de poder visualizar as movimentações financeiras e o fluxo de caixa. 

  1. Faturamento e reembolso

Funcionalidade totalmente adaptada ao seu negócio, assim, você usa o que precisa e da melhor maneira para a sua empresa. 

  1. Relatórios e Dashboards

O software de gestão de obras do Obra Prima também possibilita emitir Relatórios de Previsto x Realizado das obras de forma prática e rápida para mostrar para os seus clientes. 

  1. Apropriações

Permite que você aproprie os gastos nas fases e serviços dos seus projetos. Com isso, a sua construtora tem visão e controle do custo de cada etapa planejada e realizada. 

Gostou dessas sete funcionalidades? Todas elas tornam o processo muito mais fácil, prático e organizado do que aquelas planilhas em que você com certeza deixa alguma informação escapar, seja no orçamento, no cronograma ou no controle de estoque. 

Claro, se você usa as planilhas como preparativo para estas atividades não tem problema. Inclusive, alguns softwares, como o Obra Prima, permitem que você suba a planilha no sistema, interessante, não é mesmo? 

Agora, para mais conteúdos exclusivos como este, acompanhe o blog do Obra Prima. Siga também a nossa conta no Instagram, estamos sempre compartilhando muitas novidades e dicas interessantes. 

Aproveite para escutar o nosso podcast, o Obra Cast, são muitas conversas importantes sobre os temas mais relevantes da construção civil. Então, não perca tempo, clique na imagem abaixo e dê o play: 

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