Descubra as vantagens que trabalhar com construção modular pode trazer para a sua construtora.
A construção civil é um setor muito marcado pela grande variedade de produtos e opções. Escolher entre eles sempre vai depender de orçamento, local onde a obra será construída e necessidades principais do projeto.
Com os modelos construtivos não é diferente.
Leia também:
Sistemas construtivos: entenda as diferenças entre alvenaria convencional, bloco de concreto, woodframe e SteelFrame >
Além da popular alvenaria, que já pode ser dividida entre convencional ou estrutural, existem também o wood frame, light steel, concreto, containers e muitos outros.
Entre as muitas possibilidades que existem está o Modular Building, ou construção modular, que tem ganhado cada vez mais espaço na construção civil brasileira.
A construção modular traz diversas vantagens e benefícios para construtoras e projetos. No entanto, para que a construtora possa decidir utilizá-la, é preciso conhecer seus detalhes.
Descubra aqui o que, exatamente, é a construção modular, como é feita e as vantagens que pode oferecer para as construtoras.
Construção modular: o que é?
A construção modular surge como uma proposta para aumentar a tão desejada produtividade, eficiência e sustentabilidade do canteiro de obras e, por isso, é um sistema construtivo muito simples.
Você ou seus filhos com certeza já brincaram de legos, não é mesmo? Pois o Modular Building é praticamente o mesmo processo.
Você vai à loja, compra o jogo de legos que deseja e, chegando em casa, usa as peças moldadas em formatos específicos para construir uma variedade de mundos, certo? O jogo de legos do Harry Potter, por exemplo, vem com peças em formatos específicos para que, ao final, você possa construir o castelo de Hogwarts.
A construção modular funciona exatamente do mesmo jeito.
Indústrias off-site, ou seja, fora do canteiro de obras, fabricam blocos de variados tamanhos e formatos para atender especificidades dos projetos.
A construtora compra os blocos com as dimensões que atendem as necessidade do seu projeto, lembrando que é possível comprar os blocos nos padrões da fábrica ou encomendar formatos e tamanhos específicos.
Uma vez que esses blocos estão prontos, são transportados para o canteiro de obras e encaixados para “montar” a obra, exatamente como acontece com as peças de legos.
Medidas e materiais: conheça o Modular Building em mais detalhes
Muitas construtoras se preocupam com as diferenças no processo de fabricação dessa peças modulares, mas elas são produzidas com os mesmos materiais usados em construções tradicionais (concreto, madeira, aço e outros).
O tamanho das peças modulares é variável e em geral é determinado de acordo com o tamanho do meio de transporte que se vai utilizar. No Brasil, o transporte dessas peças costuma ser feito por caminhões, pelo sistema rodoviário.
Assim, é possível transportar módulos de até 3,20 metros de largura com comprimento de até 15 metros, que são as medidas máximas para pranchas de caminhões no Brasil. Para a altura, o limite estabelecido no país depende da altura de viadutos e fiações, sendo estabelecido como altura máxima a de 4 metros.
Outro ponto que deve ser destacado é que os módulos, quando produzidos em metal com arestas estruturais, oferecem às obras um vão livre que pode chegar até 15 metros.
Benefícios da construção modular
Existem diversos benefícios associados ao uso desse sistema construtivo. Trazemos aqui os 5 principais para que sua construtora os conheça bem.
1. Rapidez de execução
Quanto mais rápida é a construção da obra, melhor será o controle de prazos da construtora. Por isso, o primeiro benefício que deve ser mencionado ao falarmos de Modular Building é a velocidade de execução.
Como são módulos que chegam já prontos ao canteiro de obras, precisando apenas ser encaixados uns nos outros, o tempo de execução das etapas é muito mais rápido do que com a construção tradicional em alvenarias.
A própria produção dos blocos é mais rápida, não sofrendo com contratempos como chuvas, que paralisam o canteiro de obras, já que as fábricas são locais fechados e protegidos.
Por chegarem prontos, o uso dos módulos ainda permite que mais de uma etapa da obra seja executada simultaneamente sem prejuízos, e por serem blocos padronizados, o tempo perdido com erros e retrabalhos para melhor acabamento é eliminado.
2. Menor custo
Nem precisamos dizer que com a economia de tempo já se economiza dinheiro. Chega de custos com atrasos e materiais a mais por desperdícios e erros. Além disso, a construção modular gera menos entulhos, eliminando boa parte dos custos de limpeza do canteiro de obras.
3. Qualidade garantida
A padronização dos blocos, mais do que reduzir erros, garante uma maior qualidade de acabamento e resultado final. Claro, esse não é o único ponto em que a qualidade é aumentada.
Existem controles de qualidade na própria produção dos blocos, garantindo que os materiais utilizados cumpram com os requisitos que garantem maior durabilidade e eficiência.
4. Flexibilidade
Se sua construtora pode encomendar peças com medidas e formatos específicos para o que a obra precisa, com certeza a flexibilidade das peças e dos projetos está assegurada. Assim, criar novos ambientes se torna muito mais fácil e as mudanças no layout mais simples de realizar.
5. Sustentabilidade
Redução de desperdícios de água, energia e matéria prima na execução da obra é um processo de produção muito mais controlado e com menor geração de entulhos. É assim que a construção modular traz mais sustentabilidade para as obras.
Gestão facilitada com construção modular
Buscar novas formas de atender as necessidades de mercado da construção civil e melhorar os resultados, crescimento e lucratividade das construtoras é o que faz a construção modular ganhar cada vez mais espaço.
Ainda que traga desafios, como a necessidade de mão de obra especializada, dependência de alguns materiais importados e equipamentos específicos, os benefícios oferecidos devem ser considerados e pensados.
Se esse sistema construtivo atende as necessidades de seus projetos, com certeza será muito mais fácil organizar melhor sua gestão de obras com ele.
Em parceria com um bom software de gestão de obras, o Modular Building traz a agilidade, flexibilidade e sustentabilidade necessárias para reduzir custos, controlar orçamentos e cronogramas e oferecer o máximo em qualidade para as obras.