Marketing imobiliário: 10 formas de encantar os seus clientes

Conheça 10 estratégias de marketing imobiliário para encantar os seus clientes. 

O marketing imobiliário ajuda as empresas a atraírem mais interessados e conduzi-los até a conversão. Neste processo, do anúncio do imóvel até o atendimento, tudo precisa ser muito bem planejado. São diversas etapas de esforços que vão colocar as construtoras e imobiliárias como líderes, desde que consigam elaborar e seguir planos sólidos. 

Fundamental para conectar pessoas em busca do sonho da casa própria, o marketing imobiliário possui diversas possibilidades de estratégias diferentes. Por isso, vamos conhecer dez delas para te ajudar a ter sucesso em um mercado tão competitivo quanto esse. 

O que é Marketing Imobiliário?

Esse é o campo focado em divulgar negócios, fortalecer as marcas e criar conexões entre o público e as empresas do setor. Certamente, as estratégias e ações podem ajudar a promover imóveis e oportunidades de negócios, para atrair pessoas interessadas no aluguel ou venda. 

Existe uma série de obrigações nas atividades do marketing, todas projetadas e adaptadas para o segmento imobiliário. Assim, as tarefas consistem em: 

  • Elaborar anúncios de divulgação de empreendimentos e imóveis;
  • Definir estratégias de atração de possíveis pessoas interessadas;
  • Desenvolver e manter um relacionamento sólido com o cliente;
  • Prestar suporte ao consumidor, no pré, durante e pós-negócio;
  • Criar uma experiência de compra e contratação satisfatória e completa;
  • Revisar as estratégias de marketing sempre que possível.

Dessa maneira, um trabalho de marketing imobiliário vai conseguir ter sucesso no suporte às imobiliárias, construtoras e outras empresas do setor. 

Entender o perfil e as necessidades do público-alvo no mercado

É muito comum encontrar pessoas que fiquem atentas e talvez desconfiadas quando o assunto são alguns setores do mercado, como bancos, serviços de telecomunicação e até imobiliárias. 

Embora cada um desses segmentos tenha as suas dificuldades específicas, no mercado imobiliário a grande barreira são as vendas complexas. Ou seja, a grande maioria do público vai exigir um tempo de pesquisa e relacionamento para adquirir o imóvel. 

Por isso é tão importante contar com um marketing imobiliário que entenda o perfil e as necessidades do público-alvo. Por meio de ações de comunicação e estudos é possível destravar alguns contra argumentos de venda que os potenciais clientes têm e, consequentemente, melhorar o relacionamento entre eles e a construtora

O que é a jornada de compra?

É impossível pensar em marketing e no perfil do cliente e ignorar a jornada de compra. Afinal, ela representa a rota que uma pessoa atravessa até chegar ao fechamento do negócio, passando pelas etapas: 

  • Aprendizado e descoberta: aqui, a pessoa tem o seu primeiro contato com o assunto e passa a perceber que tem um problema;
  • Reconhecimento do problema: o indivíduo tem ciência de que precisa resolver alguma coisa;
  • Consideração da solução: depois de ter descoberto e reconhecido o problema, a pessoa procura soluções;
  • Decisão de compra: o cliente passou por todas as etapas anteriores e está pronto para fechar negócios. 

A jornada está sempre mudando, principalmente, porque os hábitos e a forma como as pessoas buscam as informações não são as mesmas. 

10 estratégias de marketing imobiliário para encantar o cliente

Existem diversas estratégias para encantar os clientes, pensando nisso, trouxemos aqui uma lista com dez estratégias de marketing imobiliário para você aplicar no seu negócio, como por exemplo:

  1. Conheça o seu público-alvo;
  2. Desenvolva a persona e ações personalizadas;
  3. Foque na experiência do cliente no contexto imobiliário;
  4. Use marketing de conteúdo;
  5. Personalize as ofertas;
  6. Faça parcerias com outras empresas ou profissionais do setor;
  7. Utilize as redes sociais de maneira eficaz; 
  8. Colete feedback e avaliações dos clientes;
  9. Estabeleça programas de fidelidade;
  10. Trabalhe o pós-venda.

Então agora que você conhece as estratégias de marketing imobiliário para encantar clientes, entenda um pouco mais sobre cada uma delas, acompanhe a seguir: 

1. Conheça o seu público-alvo

Faça pesquisas de mercado para entender as necessidades, preferências e comportamentos do seu público-alvo. Além disso, identifique também segmentos específicos dentro do mercado imobiliário para adaptar as suas estratégias. 

2. Desenvolva a persona e ações personalizadas

Crie personas detalhadas que representem o seu cliente ideal e adapte as suas mensagens e ofertas para atender as necessidades específicas de cada persona. 

3. Foque na experiência do cliente no contexto imobiliário

Elabore a jornada do cliente, que já explicamos anteriormente, desde a pesquisa até o momento da compra e o pós-venda. Depois, garanta um atendimento excepcional durante todo esse processo. 

4. Use marketing de conteúdo

Crie um blog com conteúdos informativos sobre o mercado imobiliário, tendências, dicas de compra e venda. Use também vídeos para mostrar propriedades, depoimentos de clientes e dicas úteis. Tudo isso você compartilha nas redes sociais para se tornar autoridade no assunto.  

5. Personalize as ofertas

Para personalizar as ofertas você pode fazer elas segmentadas, ou seja, específicas para diferentes segmentos de clientes ou fazer descontos personalizados com base nas necessidades específicas. 

6. Faça parcerias com outras empresas ou profissionais do setor

As parcerias estratégicas são fundamentais em um setor tão competitivo quanto o da construção civil. Colabore com agentes imobiliários, empresas de decoração ou outros serviços relacionados. Você também pode estabelecer programas de indicação com parceiros do segmento. 

7. Utilize as redes sociais de maneira eficaz

Esteja ativo nas principais plataformas, como Facebook, LinkedIn e Instagram, use os anúncios direcionados para atingir públicos específicos. 

Além disso, vamos relembrar a dica que já citamos: compartilhe os conteúdos que criou no blog para gerar autoridade. Outra ação importante para as redes sociais e sites é deixá-los sempre atualizados, não adianta ter oferta e as pessoas precisarem ir até você para descobrir.  

8. Colete feedback e avaliações dos clientes

Envie pesquisas de satisfação para obter feedback pós-compra. Você também pode pedir que seus clientes compartilhem depoimentos das suas experiências. 

9. Estabeleça programas de fidelidade

Ofereça benefícios exclusivos para os clientes fiéis, como desconto em transações futuras. Crie também um programa de recompensas que incentive o retorno da pessoa, como acumulação de pontos.  

10. Trabalhe o pós-venda

Por fim, mantenha contato depois da transação para garantir a satisfação do cliente e convide-os para eventos especiais ou webinars sobre investimentos imobiliários. 

Encante os seus clientes!

Chegou a hora de colocar as estratégias de marketing imobiliário em ação e encantar os clientes! Para mais conteúdos exclusivos, acompanhe o blog do Obra Prima e fique por dentro das novidades seguindo a nossa conta no Instagram.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.