Madeira Laminada Colada (MLC): vantagens e desvantagens

Já ouviu falar de Madeira Laminada Colada (MLC) ou Glued Laminated Timber? Esse é um sistema construtivo que você precisa conhecer, confira:
Madeira Laminada Colada (MLC): vantagens e desvantagens
Madeira Laminada Colada (MLC): vantagens e desvantagens

Você conhece o sistema construtivo da Madeira Laminada Colada (MLC)? Descubra aqui as vantagens e desvantagens dessa inovação. 

As novidades na construção civil não param de aparecer. E é fundamental para as construtoras que buscam ter sucesso no mercado acompanhar esse movimento acelerado. Pode ser bem fácil ficar para trás. 

A Madeira Laminada Colada (MLC), chamada também de Glulam (inspirado em seu nome em inglês Glued Laminated Timber) é um método construtivo que vem ganhando espaço. Esse é um material estrutural fabricado por meio da união de segmentos individuais de madeira, colados com adesivos industriais. Geralmente, esses adesivos são de resina melamina ou poliuretano.

O resultado são peças que oferecem alta durabilidade e resistência à umidade, podendo vencer grandes vãos e construir formas únicas. 

A madeira laminada é indicada para vigas, pilares, passarelas, coberturas, escadas, painéis e em vários revestimentos, uma das suas principais vantagens é a facilidade com que se pode reproduzir formatos curvos ou arqueados, em pilares ou vigas. 

Outra característica interessante é a sua diversidade de tonalidades que pode apresentar já que existe uma infinidade de espécies de madeiras disponíveis, uma das mais frequentes é o eucalipto: nas versões bege-rosado ou castanho rosado claro, e também o pinus.  A ligação entre as peças pode ser feita por meio de parafusos, chapas de aço ou buchas. 

10 vantagens da madeira laminada colada 

Entre as vantagens desse sistema construtivo podemos citar: 

1. Resistência

Tem uma resistência satisfatória em relação a diversas substâncias químicas. Também mostra desempenho superior com relação a mudanças de umidade como torção e/ou empenamento. 

2. Dimensões singulares

Devido ao seu baixo peso próprio e à sua alta capacidade de carga, isso possibilita componentes de pequenas dimensões e grandes envergaduras. Com o objetivo de cobrir vãos de até 100 metros sem apoio intermediário. 

3. Alta resistência ao fogo

As estruturas feitas com Madeira Laminada Colada são mais seguras do que aquelas de aço (quando desprotegido) em relação ao fogo. Isso porque uma camada carbonizada se forma ao redor do núcleo, diminuindo a entrada de oxigênio e desacelerando a combustão. 

Leia também: 

NR 23: o que é e qual a sua aplicação na construção civil? | Obra Prima

4. Flexibilidade

Esse sistema construtivo permite criar estruturas com formas curvas, dobradas, arqueadas com bastante facilidade. Existe também a possibilidade de obter seções de peças sem a limitação de precisar acompanhar a geometria dos troncos de árvores. 

5. Diminuição da quantidade de resíduos

Os resíduos sólidos produzidos são mais baixos quando comparados aos de demais insumos usados para construções, reduzindo o desperdício de materiais. 

6. Mais economia

Com a estrutura já pré-fabricada para o canteiro de obras, o uso da madeira laminada colada na construção civil melhora o cronograma, aumentando a economia de tempo para quem está realizando o projeto. 

De maneira geral, esse sistema construtivo dispensa o uso de diversos materiais, como cimento e tijolos, o que é capaz de proporcionar uma economia de 60% no orçamento total. 

7. Estabilidade Dimensional

Produzido em umidade de 12%, o que corresponde a uma umidade de equilíbrio entre 20 a 65%. O comportamento de inchamento e contração diminui ao máximo. 

8. Sustentabilidade

Os fornecedores sérios atuam com madeiras produzidas de reflorestamento. Preste atenção a esse tipo de informação quando for especificar alguma empresa de madeira laminada colada no seu projeto. 

Dica: procure pelo selo de certificação FSC (Forest Stewardship Council).  

Leia também: 

Sustentabilidade na construção civil: 6 exemplos de obras sustentáveis | Obra Prima

9. Leveza

Esse material é mais leve, isso facilita a manutenção, as etapas de montagem / desmontagem. Estudos apontam que uma viga de MLC tem a mesma resistência que uma viga de concreto (do mesmo volume), porém o peso da peça em madeira chega a ser cinco vezes menor, aproximadamente.   

10. Menos conexões

Quando comparada a estruturas de madeiras feitas com peças maciças, as de Madeira Laminada Cortada precisam de menos conexões, uma vez que são dimensionadas prevendo grandes vãos. 

4 desvantagens da madeira laminada colada

Agora que já conhecemos as vantagens da madeira laminada colada, vamos descobrir quais são as desvantagens desse sistema construtivo: 

1. Manutenção

Por precisar de uma manutenção específica, muitos consideram esse um ponto de desvantagem da madeira laminada. É recomendado que, pelo menos, a cada quatro anos, seja feita a aplicação de verniz de base aquosa em toda a região externa. A cada 20 anos também é necessário fazer o mesmo procedimento na parte interna. 

2. Desastres naturais

Em caso de desastres naturais como fortes deslizamentos ou enchentes, a estrutura pode não aguentar e sofrer danos. Mas isso é possível em qualquer tipo de estrutura e não algo exclusivo desse material. 

3. Ruídos

Como a madeira é um material vivo, isso pode deixar espaços que com o tempo e o uso vão causar ruídos, como pequenos estalos. Porém, a qualidade da madeira adquirida é o que vai determinar a proporção dessas alterações, e esses barulhos são pouco frequentes e baixos, não chegando a incomodar os seus habitantes. 

4. Insetos

Uma grande desvantagem desse material. Por ser suscetível ao ataque dos insetos, como cupins, o material pode acabar sendo comprometido, precisando passar por aplicação de proteções. 

Novidades na construção civil

Já conhecia a Madeira Laminada Colada? Você consegue acompanhar todas as novidades da construção civil seguindo o blog e o Instagram do Obra Prima. Estamos sempre compartilhando as inovações do mercado. 

Não perca também os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, temos muitas conversas interessantes sobre os temas mais importantes da construção civil, clique na imagem abaixo e escute. 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.