Descubra como os controles e padronizações do ISO 9001 podem beneficiar sua construtora.
Em 1947 surge no mundo um conjunto de regras que garantem o controle de qualidade de produtos e serviços em diversos setores, o sistema ISO (International Organization for Standartization ou Organização Internacional para Padronização).
Coordenado no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é dentro desse sistema que encontramos as normas ISO 9000, que determinam os vocabulários e fundamentos aplicados no Controle de Qualidade, sendo uma das normas a ISO 9001.
O foco principal do ISO 9001 é estabelecer padrões que garantam a que os processos sejam otimizados, agilizando a produção e garantindo a alta qualidade por meio de uma gestão mais eficiente dos processos.
A construção civil é muito dependente da otimização dos sistemas de gestão de obra, assim, a construtora pode ter grandes vantagens observando os direcionamentos dessas normas.
Acompanhe aqui as principais diretrizes e benefícios que o ISO 9001 oferece para o setor da construção civil.
Construção civil e ISO 9001: aproveitando benefícios
O foco da norma é otimizar processos, garantindo uma gestão focada em qualidade e com maior foco no cliente, buscando sua satisfação por meio da melhora no controle de qualidade e etapas. Na construção civil, alinhar esses elementos significa ter maior lucratividade para as construtoras, além de condições de controlar riscos e melhorar a gestão de obras.
Entenda de que maneira aplicar os direcionamentos do ISO 9001 e os benefícios que oferecem para os processos internos da construtora e o resultado final dos projetos:
1. Redução de custos
Independentemente do tamanho da obra, a redução de custos tem um grande impacto na lucratividade dos negócios. Mais do que beneficiar as construtoras, a redução de recurso garante verba para investimento que movimenta a economia.
Com a ISO 9001, a redução de custos deixa de depender de cortes na qualidade de produtos, diminuição do valor pago na mão de obra e serviços, podendo ser conseguido com a otimização de processos que reduzem erros, retrabalho e desperdício de tempo, recursos e materiais.
2. Padronização de serviços
Padronizar serviços é um dos maiores desafios da construção civil. Cada obra tem uma equipe diferente, as opções de materiais são inúmeras e a evolução das etapas variam de acordo com o procedimento adotado pela construtora e pelas necessidades da própria obra. Com isso, os resultados conseguidos podem ser diferentes.
Estabelecer um padrão para como os serviços são desenvolvidos garante que, independentemente das diferenças entre uma obra e outra, a qualidade e resultado sejam sempre os mesmos.
3. Planejamento otimizado
O planejamento no desenvolvimento de projetos e na fiscalização da evolução das etapas é uma grande dificuldade para muitas construtoras. A construção civil é um setor complexo da economia e exige muita atenção aos detalhes.
Medidas de controle de orçamento e cronograma, sejam por meio de softwares ou planilhas, são muito beneficiadas pela aplicação do ISO 9001, uma vez que o foco das normas é garantir organização, alinhamento e controle de qualidade.
Otimizar o planejamento é uma das metas alcançadas pelo uso das normas, garantindo melhor alocação de recursos materiais, mão de obra e econômico.
4. Melhor controle de serviços terceirizados
Um dos pontos mais críticos nas obras é o serviço terceirizado, cujas qualidades a serem oferecidas são padronizadas pela norma. São oferecidas diretrizes sobre como analisar e escolher os serviços terceirizados que trabalharão em parceria com a construtora, oferecendo um guia que garanta a qualidade da obra.
A questão dos terceirizados se estende, também, aos fornecedores de materiais utilizados no projeto. Assim, é um controle de qualidade do que a construtora está adquirindo para a obra da construção civil.
Além disso, por meio dos padrões estabelecidos na obra ainda garante a gestão dos pedidos, controlando entregas sem atraso, equipamentos que não são pedidos por descuido da gestão e diversos elementos para garantir a otimização dessas relações.
5. Avaliações internas frequentes
Garantir a qualidade depende de fiscalizar os processos e estar, continuamente, solucionando problemas e melhorando os resultados das etapas e dos materiais utilizados.
Apenas analisando a forma como cada elemento é implementado dentro dos projetos é possível garantir o alinhamento necessário para que a construtora alcance lucratividade e os projetos cumpram as metas.
6. Redução de riscos
As normas do ISO 9001 oferecem orientação para que o controle de riscos seja feito não programando reações, mas com a otimização de mecanismos de prevenção.
Reduzir riscos, na construção civil, significa reduzir erros, retrabalhos, gastos além dos previstos no orçamento e atrasos no cronograma. Por isso, é essencial para evitar problemas, que trazem consequências muito prejudiciais para as obras e para a construtora.
7. Organização da liderança
Com as medidas de redução de riscos, controle de fornecedores e serviços terceirizados e redução de desperdícios e custos, liderar um projeto se torna mais simples. No entanto, a facilidade é ainda maior com as diretrizes focada no tema que a norma oferece.
A orientação é de que a liderança seja compartilhada, em lugar de centralizar na mão de um único líder. Com esse alinhamento as responsabilidades são compartilhadas e, com isso, os detalhes podem ser observados com mais cuidado, focando na qualidade.
8. Maior competitividade
Otimizar processos internos e garantir uma padronização focada no cliente e na qualidade é um cenário perfeito para colocar a construtora em destaque de mercado e à frente dos competidores.
O próprio certificado ISO já é um diferencial, mas não o único, uma vez que os benefícios alcançados são percebidos pelos usuários finais da obra e pelos contratantes do projeto, gerando novos contratos e indicações que permitem as empresas da construção civil aumentar sua lucratividade e crescimento constantemente.
ISO 9001: construtoras com melhores resultados
Construtoras que desejam sucesso na construção civil, precisam de destaque de mercado e precisão otimizar sua gestão de obra para garantir qualidade e atendimento diferenciados.
É esse o foco central e maior importância na adoção do ISO 9001. O foco que se coloca nos processos, no alinhamento interno, nos resultados alcançados e na minimização de riscos oferece apenas vantagens.
Quer saber como otimizar ainda mais os negócios da sua construtora? Acompanhe as dicas que a Obra Prima traz para a construção civil.