A tecnologia da construção civil se sofisticou ao longo dos anos e permitiu com que a humanidade fosse testemunha de grandes feitos. Vamos ressaltar alguns!
Desafiar a gravidade e os limites da imaginação. Essa é a principal característica de cinco projetos de obra que expandem as fronteiras do que é possível realizar na construção civil. São edificações incríveis, cada uma a seu modo e com sua função.
E quem escolheu a profissão de engenheiro certamente reconhecerá o quanto podem ser inspiradoras. A princípio, parecem impossíveis de serem realizadas. Mas é exatamente isso que a engenharia civil acaba refutando por meio de ideias inovadoras e cálculos tão precisos quanto complexos.
Antes mesmo dos avanços da tecnologia na construção civil que testemunhamos hoje, já era possível contemplar verdadeiros monumentos. A essa altura você deve imaginar com qual projeto iniciaremos a nossa lista inspiradora, que prestigia também os grandes responsáveis por cada uma dessas obras.
1 – Torre Eiffel
Começar essa lista por outro monumento que não fosse a Torre Eiffel seria improvável. Afinal de contas, essa é uma das construções mais emblemáticas da humanidade. Com 300 metros de altura e pesando 10 mil toneladas, a Torre foi feita em metal no ano de 1889, como homenagem ao centenário da Revolução Francesa.
Após a realização de um concurso, o projeto do engenheiro francês Gustave Eiffel venceu e ganhou um lugar nobre, no coração de Paris. Mas, até se tornar vizinha do Rio Sena, foi alvo de desconfiança e incerteza. Protestos foram feitos para impedir que o monumento fosse erguido.
A construção da Torre concretiza uma parceria sempre bem-vinda no ramo da construção: os engenheiros engenheiros Emile Nouguier e Maurice Koechlin, contratados da empresa de Eiffel, tiveram a ideia de edificar uma torre, que recebeu o traço do arquiteto Stephen Sauvestre.
Além de um símbolo, toda a história que cerca a Torre é simbólica e traz grandes ensinamentos para a construção civil.
2 – Grand Canyon Skywalk
Para continuar nas alturas, vamos ao Grand Canyon para valorizar a ousadia do arquiteto Mark Ross Johnson. Ele idealizou uma passarela em formato de “U”, feita toda em vidro, a Grande Canyon Skywalk, que fica no Arizona (EUA). Até aí, nada parece tão impressionante.
Mas quando se soma a isso o fato de estar a 1,450 m mais alto que o Rio Colorado, atravessando os ares do desfiladeiro do Parque Nacional do Grand Canyon, faz sentido essa construção estar na nossa lista. Além disso, a possibilidade de andar em meio ao ar do desfiladeiro atrai muitos turistas.
3 – Ponte de Öresund
Feita para ligar a Suécia à Dinamarca, a ponte de Öresund foi consagrada como um dos projetos de obras mais impressionantes da construção civil. Tudo isso não somente porque houve respeito ao prazo de execução de cinco anos, mas por possuir em seus 16 quilômetros de extensão incluem a construção de uma península, de uma ilha e de um túnel submarino.
Muitos se referem a ela como complexo de Öresund. Tamanha complexidade exigiu quatro anos de planejamento, pesquisa e estudo. O que não é muito se considerarmos a grandiosidade dessa obra, que usou a estratégia do sistema construtivo pré-moldado para alcançar máxima eficiência
4 – Palm Islands
Falando em construção de ilhas, trazemos à lista uma atração turística que representa todo o poder dos Emirados Árabes: Palm Islands, conjunto das ilhas Palm Jumeirah, a Palm Jebel Ali e da Palm Deira. O nome de todas elas se refere aos formatos das construções, que acompanham os traços de uma folha de palmeira.
Para seguir o desenho do projeto de obra construído pela Nakheel Properties, uma incorporadora Árabe, foi preciso contratar o empreiteiro holandês Van Oord. Mas posicionar toneladas de areia nos lugares certos, só foi possível graças a um satélite próprio usado com exclusividade para a obra, mapeada diariamente via GPS.
Isso, sim, é tecnologia na construção civil!
5 – Burj Khalifa
Vamos aplaudir a ousadia árabe mais uma vez, para fechar esse texto repleto de inspiração com maestria.
Burj Kalifa é hoje o maior edifício do mundo com 828 metros de altura e 160 andares. Os responsáveis pelo projeto de obra são os arquitetos Adrian Smith e Gordon Gill. Depois desse feito, eles já estão de olho na próxima criação: o maior edifício comercial do mundo.
Mas se engana quem pensa que nesse tipo de obra o financeiro não é um desafio. Afinal de contas, o edifício foi rebatizado em homenagem ao xeique árabe Burj Khalifa, que injetou US$ 10 bilhões no empreendimento, para cobrir um rombo e evitar o prejuízo de investidores.
Gostou da lista? Qual outro grande projeto de obra você incluiria aqui? Para mais curiosidades sobre o mundo da construção civil, não esqueça de visitar o blog Obra Prima periodicamente.
Experimente Obra Prima e descubra como a tecnologia pode trazer mais produtividade. Comente abaixo sobre sua experiência!