Gestão de obra online: gerencie as etapas da construção de onde estiver

Entenda como a gestão de obra online é fundamental para o controle de todas as etapas de um projeto de construção de maneira remota!
gestão de obra online
gestão de obra online

A tecnologia está cada vez mais presente na nossa rotina e isso traz inúmeros benefícios. Alguns exemplos são: a facilidade de comunicação, o acesso em tempo real às informações, controle dos processos, aumento da segurança das operações, entre muitos outros. 

Com a chegada da pandemia do coronavírus, a mudança na maneira de trabalho pegou diversas empresas de surpresa, e as atividades que antes pareciam impossíveis se provaram viáveis. Para o setor da construção civil, ao menos uma boa parte das organizações, a gestão de obras online foi uma dessas novidades. 

Para conseguir realizar a gestão de obra online é fundamental compreender e aplicar tecnologias e inovações. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre como é possível fazer essa tarefa e quais são as ferramentas necessárias. 

Como fazer a gestão de obras online?

Se você deseja começar a implantar o seu processo de gestão de obras online, confira as dicas práticas que preparamos: 

  1. Organize os seus processos básicos;
  2. Exercite a colaboração e a autonomia entre os profissionais;
  3. Escolha uma plataforma de gestão;
  4. Crie um plano de gestão a longo prazo. 

Então agora, vamos entender melhor cada uma delas: 

1. Organize os seus processos básicos

A falta de organização básica é um grande problema para quem pensa que a gestão remota não vale a pena. Então, organize os seus processos básicos de produção e gerenciamento. Se você fizer isso, vai ficar bem mais fácil aplicar a nova forma de gestão para que todos compreendam, apoiem e que tragam melhores resultados para a sua operação diária. 

Por outro lado, sem uma organização básica, todos os erros e falhas de comunicação e os gargalos de planejamento e produção vão acabar ficando mais evidentes ainda. 

2. Exercite a colaboração e a autonomia entre os profissionais

Outro ponto primordial é exercitar, diariamente, a colaboração e autonomia entre os seus colaboradores. Afinal, isso vai ficar ainda mais importante em um ambiente remoto, onde ninguém se vê a todo momento e as prioridades de cada um podem ser diferentes ao longo do dia. 

Mas, como fazer isso?

Em primeiro lugar, a comunicação diária com o time precisa ser direta e clara. Além disso, microgerenciar cada detalhe do trabalho cria um ambiente de insegurança e competição. Por outro lado, detalhar as metas e dar direções claras de como alcançar os objetivos é suficiente para que todos entreguem o que se espera e até mais. 

3. Escolha uma plataforma de gestão

O papel de uma plataforma de gestão de obras online é estratégico. Essa ferramenta não vai salvar uma construtora ou incorporadora desorganizada. Mas, se você cumprir os passos anteriores, o sistema especializado vai dar um salto enorme de qualidade no seu gerenciamento. 

Você conseguirá otimizar inúmeros processos, eliminar diversas tarefas manuais e muitas atividades que precisam da presença de um profissional no canteiro de obras o tempo inteiro. Além disso, a comunicação entre os setores será mais ágil e transparente, devido ao acesso centralizado às informações. 

4. Crie um plano de gestão a longo prazo 

Por último, você precisa realizar a gestão com foco no longo prazo, e isso se aplica também aos seus objetivos em relação ao gerenciamento online. O processo não será completo do dia para a noite, será necessário ajustar diversos aspectos ao longo do caminho. 

Mas, desde que você tenha uma visão a longo prazo e consciência das etapas da sua jornada, será mais fácil manter a atenção e não se distrair com elementos menos relevantes. Esse plano de longo prazo precisa levar em consideração diversos fatores, como: 

  • tempo de escolha e adaptação da plataforma de gestão;
  • treinamento dos profissionais;
  • adoção total dos colaboradores ao novo método e ferramenta;
  • novas necessidades de negócio;
  • entre outras… 

E, para finalizar, dentro desse plano está a necessidade de analisar os resultados das suas ações e melhorar os processos com base neles. Nunca ignore o valor de medir o seu progresso e corrigir o curso de maneira pontual. 

Benefícios da gestão de obra online

A gestão de obras online oferece diversos benefícios para as empreiteiras, construtoras e profissionais do setor da construção civil, como: 

  • Elimina a necessidade de presença física constante no local da obra;
  • Possibilita o acesso a um painel virtual com detalhes em tempo real da execução do projeto;
  • Oferece controle total sobre o andamento dos trabalhos e permite tomada de decisões de maneira remota. 

Esses são apenas alguns dos benefícios de realizar a gestão de obras online na construção civil. 

Por que usar um software de gestão de obras?

Existem muitas razões para investir em um software de gestão de obras para auxiliar na construção civil, entre os mais importantes podemos destacar: 

  1. Otimização do tempo;
  2. Aumento da produtividade;
  3. Maior segurança de dados.

Agora que você conhece as vantagens desse sistema para os seus projetos, vamos entender melhor cada uma delas, acompanhe: 

  1. Otimização do tempo

Com o uso de ferramentas tecnológicas é possível ganhar tempo na hora de realizar cotações, orçamentos, acompanhar os projetos, etc. 

  1. Aumento da produtividade

Além de otimizar o tempo, essa ferramenta também permite aumentar a produtividade dos colaboradores envolvidos na obra. Com o uso de um software você consegue ter controle maior em relação às atividades que estão sendo feitas e quem são os seus responsáveis.  

  1. Maior segurança de dados

Outro grande benefício é a maior segurança proporcionada pelo uso de softwares online, porque todas as informações relevantes para o andamento do projeto (planilhas, orçamento, cronograma, etc.) ficam registradas em um banco de dados centralizado, evitando a perda de documentos importantes ou extravios. 

Conheça o software ideal para a sua construtora

O Obra Prima é o software de gestão de obras ideal para pequenas e médias construtoras. Com o aplicativo é possível registrar o dia a dia na obra, fazer solicitações de compra, recebimento de materiais, pré-lançamento financeiro, alimentar a galeria de fotos e agrupar as pastas. Além disso, você consegue conversar com o cliente pelo chat e fazer medição física para acompanhar os custos de execução. 

Quer saber mais sobre o nosso sistema? Então clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita e sem compromissos, para conhecer todas as funções e vantagens: 

software de gestão de obra


E, se você quer ter acesso a mais conteúdos como este, entre no nosso blog! Aproveite também para seguir o Obra Prima no Instagram, lá estamos sempre compartilhando novidades.

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.