Você sabe quais são as principais funcionalidades que um software de gestão de obras precisa ter? Conheça aqui.
Na construção civil, todos os detalhes são importantes e qualquer erro pode ser fatal para uma gestão de obras eficiente e de qualidade. Afinal, as três principais etapas – planejamento, acompanhamento e relatórios – precisam estar direcionadas da maneira correta.
Quando não é feita uma boa gestão de obras, isso pode provocar desperdício e prejuízos. Desde já um software que auxilia no gerenciamento é fundamental para que toda essa tarefa saia da forma esperada e mais eficiente possível.
Essas ferramentas revolucionaram a maneira de fazer o controle e estão dominando o mercado da construção civil, fazendo sucesso entre as construtoras de pequeno, médio e grande porte.
Mas, você sabe como escolher o sistema de gerenciamento de obras ideal para a sua construtora? Descubra aqui qual é o software perfeito para a sua empresa!
7 principais funcionalidades de um software de gestão de obras
Cada empresa é única e tem as suas necessidades específicas. Por isso é importante que você encontre um sistema que tem as funcionalidades e características que mais façam sentido e combinem com o seu negócio, mas existem algumas facilidades que todos os softwares precisam oferecer:
- Portal do Cliente;
- Relatório Diário de Obras;
- Cotação Online;
- Previsto X Realizado;
- Medição Física;
- Controle de Estoque;
- Cronograma.
Agora que você conhece as funcionalidades, vamos entender melhor cada uma delas:
- Portal do Cliente
Com um Portal do Cliente, a sua construtora tem um canal de comunicação para disponibilizar informações importantes sobre o andamento da obra, mostrar o cronograma orçamentário, gastos, compartilhar documentos e conversar pelo chat com o seu cliente.
- Relatório Diário de Obras
Com o Relatório Diário de Obras, a sua construtora estará sempre um passo à frente para evitar problemas que possam ter um impacto na qualidade do dia a dia de obras. Neste documento são registradas as condições climáticas, tarefas feitas, compras e recebimento de materiais usados, contabilização de horas trabalhadas.
Aqui no Obra Prima temos um Modelo de Relatório Diário de Obras, clique aqui para acessar.
- Cotação Online
Use uma ferramenta que possibilita que você cadastre fornecedores e prestadores de serviço, assim é possível realizar a cotação online diretamente no sistema. Eliminando erros de cálculo, ganhando mais agilidade e controle dos custos e prazos das suas construções em um só lugar que é pode ser acessado de onde estiver.
- Previsto X Realizado
Você ainda usa papel, canetas e planilhas? Isso é coisa do passado, existem muitas outras soluções mais eficientes e precisas que vão evitar erros e prejuízos nos seus projetos. Com a ferramenta certa é possível consultar e compartilhar a qualquer momento com o seu cliente de maneira organizada e detalhada o relatório de Previsto x Realizado e as razões para cada uma das atualizações. Com essas informações a tomada de decisão para alocar esforços e recursos fica muito mais precisa.
- Medição Física
Com a medição física é possível acompanhar e registrar todo o progresso da obra, com base no seu cronograma físico dos serviços prestados dentro do canteiro. Essa funcionalidade permite que a sua construtora enxergue com maior clareza os custos por unidade de cada um dos materiais usados, do serviço feito e do profissional que realizou.
- Controle de Estoque
Organização e controle detalhado de almoxarifado fora do canteiro de obras, disposição dos materiais por quantidade e variações, além de movimentação de entrada e saída dos insumos. Isso vai fazer toda a diferença no seu bolso no fim de cada projeto.
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- Cronograma
Quantas vezes você não se perdeu no seu próprio cronograma ou demorou muito para atualizá-lo e isso acabou gerando algum tipo de prejuízo para a sua construtora? Pois é, esses documentos precisam estar sempre com as informações mais recentes. Um software de gestão essa tarefa pode ser feita com poucos cliques e de maneira muito rápida.
Conheça o software de gestão de obras com todas essas funcionalidades
O software de gestão de obras que possui todas essas funcionalidades, além de ter um ótimo custo-benefício para as pequenas e médias construtoras que estão buscando crescimento e o sucesso no mercado da construção civil é o Obra Prima.
Com o nosso sistema você vai ter controle total de todas as etapas do seu projeto com eficiência e agilidade, sem as complexidades e custos das ferramentas tradicionais! Além de ter um relacionamento mais próximo com o cliente, compartilhando em poucos cliques as informações mais importantes para que ele confie no seu trabalho, na sua empresa e volte a fechar novos negócios.
O Obra Prima também vai otimizar o seu tempo durante uma construção com o apoio de um sistema que centraliza recursos, dados e faz o mapeamento das cotações para trazer o orçamentos mais precisos. Baixe agora o nosso modelo de orçamentos e diga adeus ao prejuízo:
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