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Ferramentas para a construção civil: aplicações de um CRM

Wilson Pacheco Jr.
  • 25 de março de 2021

A construção civil, como poucos segmentos da economia brasileira, necessita encarar todo o tipo de obstáculo. Agora, por exemplo, em mais um momento desafiador da pandemia causada pelo novo coronavírus, algumas obras acabam sofrendo com isso. O que pode acabar ocasionando atrasos na entrega, prejuízos financeiros e, sobretudo, coloca os profissionais da área em risco.

Mesmo quando a economia está aquecida, os desafios não param. Infelizmente, o Brasil carece de mão de obra qualificada, principalmente em regiões afastadas dos grandes centros. Além disso, a rede de distribuição de suprimentos é afetada pelos já conhecidos problemas de logística do país.

Os exemplos citados acima mostram apenas o quão necessário é uma gestão de excelência na construção civil. Hoje, felizmente, já existem diversos softwares para auxiliar os profissionais da área. Um deles é o CRM.

Afinal, o que é um CRM?

Em resumo, um software de CRM serve para promover o melhor relacionamento com o cliente. Por meio das informações armazenadas sobre ele, uma construtora consegue se comunicar melhor com o público-alvo, e também compreender as necessidades dele.

Com o CRM é possível acompanhar toda a jornada do cliente, desde os primeiros contatos até a finalização do projeto. Esse software pode ainda conectar diferentes áreas de uma construtora, e assim permitir que todos os envolvidos em uma obra possam se comunicar facilmente.

Captação de leads

Quem trabalha na construção civil sabe o quanto um projeto pode demorar para sair do papel. Por isso, é fundamental estar aberto para conversar com o máximo de contatos possíveis. Nesse sentido, o CRM é uma excelente ferramenta. Por meio dela, uma construtora pode captar diversos leads.

A maneira como isso ocorre é muito eficiente e simplificada. Primeiro, é necessário integrar diferentes redes sociais ao CRM.  Se uma construtora, por exemplo, tem foco no mercado B2B, ela pode usar o LinkedIN para atrair clientes em potencial, os chamados leads.

Dessa forma, quando uma pessoa enviar uma mensagem para a caixa de entrada dessa rede social, automaticamente o CRM a cadastra como um novo lead no banco de dados. 

Com esse contato no funil de vendas, é possível inserir dados como nome, telefone, e-mail e local de trabalho desse cliente em potencial.

Com essas informações à disposição da construtora, os gestores dela ou a equipe de vendas têm os primeiros dados necessários para iniciar uma prospecção.

Melhoria na comunicação

Este talvez seja um dos principais atributos do CRM. Afinal, esse software tem a missão de promover os relacionamentos da construtora com os clientes e parceiros.

Isso ocorre por meio das integrações com os principais aplicativos de mensagens. Como exemplo, podemos destacar o Facebook Messenger, Skype, Instagram (Direct Messages) e o mais popular de todos, o WhatsApp.

Quando esses aplicativos estão integrados a um CRM, todas as mensagens são encaminhadas para uma caixa de entrada única. Em poucas palavras, se uma pessoa envia uma mensagem pelo WhatsApp, e outra pelo Messenger, todos esses contatos podem ser respondidos diretamente do CRM. Assim, os profissionais envolvidos no projeto não precisam pular de um aplicativo para outro.

Todas essas conversas também permanecem arquivadas em um banco de dados, e podem ser acessadas por diferentes membros da equipe, até mesmo de forma remota.

Além disso, para que essa comunicação permaneça organizada, somente recebe a notificação de uma nova mensagem aqueles profissionais que já iniciaram uma conversa com determinado cliente ou parceiro.

Essa centralização dos aplicativos de mensagens em uma única plataforma gera mais produtividade e maior organização do fluxo de trabalho.

Chatbot

Outra maneira de promover a comunicação de uma construtora é por meio de um chatbot. Essa tecnologia, baseada em inteligência artificial, consegue compreender a linguagem humana e responder perguntas nos aplicativos de mensagens. 

Dessa forma, mesmo que a construtora não tenha uma equipe disponível 24 horas, o chatbot oferece atendimento ao público.

Para implementá-lo não são necessários conhecimentos em alguma linguagem de programação. Além disso, é possível executá-lo a partir do próprio CRM. Assim, esse bot pode responder perguntas frequentes, ou até mesmo solicitar o telefone e e-mail das pessoas que entraram em contato pelo aplicativo de mensagens.

Organização de tarefas

Trabalhar na construção civil significa ter foco total no planejamento da obra. Se alguma ação não é bem planejada, o resultado pode vir na forma de atrasos e prejuízos financeiros. O CRM, nesse cenário, tem a função de ser a ferramenta para organizar as tarefas diárias, semanais e mensais.

Basta realizar a integração com plataformas como o Google Calendar, e sincronizar as tarefas já cadastradas. Dessa forma, todos os envolvidos no projeto podem acessar o CRM, e assim confirmar na ferramenta qual tarefa eles devem executar a cada dia.

Essa facilidade é ideal para projetos com muitas pessoas envolvidas. Com todos alinhados por meio da mesma ferramenta, há muito mais chances de que o projeto seja executado com sucesso.

Integrações

Nesse artigo, as integrações receberam destaque. 

Afinal, por meio delas, o CRM oferece ainda mais ferramentas para a gestão de projetos em construção civil. Além do atendimento e captação de leads, há outras áreas que podem aproveitar e muito essa tecnologia.

Ao integrar o CRM a uma plataforma de automação de marketing, a construtora pode mandar e-mails com conteúdo sob medida para públicos específicos. 

Esses envios podem ocorrer, por exemplo, sempre que um novo lead é cadastrado no sistema. O material enviado é capaz até mesmo de ajudar o time que realiza as apresentações de projetos ou vendas externas.

Outra opção interessante para as construtoras é usar integrações para melhorar o faturamento e processo de vendas. Ferramentas como Stripe e Quickboks são ideias para processar pagamentos e auxiliar o setor de contabilidade.

Há integrações ainda para melhorar o fluxo de trabalho, publicidade online, entre outras. Basta que a construtora escolha aquelas que são as mais indicadas para a rotina dela. Para, dessa forma, oferecer um serviço de excelência aos seus clientes.

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