Marketing para construção civil: estratégias que vão ajudar a sua construtora a crescer

Aprenda como impulsionar o crescimento da sua construtora com estratégias de marketing para construção civil. Descubra dicas valiosas para aumentar a visibilidade da sua marca e conquistar mais clientes.
Marketing para construção civil: estratégias que vão ajudar a sua construtora a crescer
Marketing para construção civil: estratégias que vão ajudar a sua construtora a crescer

Conheça as oito estratégias de marketing para construção civil que vão ajudar a sua construtora a crescer no mercado! 

Como você já sabe, a construção civil está passando por um momento único de transformação e inovação em vários segmentos. A revolução na maneira de se construir é incentivada por novas tecnologias construtivas, novos softwares de gestão de obras e projetos, orçamento, equipamentos como drones, impressão digital, IA e muito mais. 

O que é pouco falado é como essas inovações também impactam uma outra área fundamental para a construção civil. Sabe qual é? O marketing! Esse boom de novas tecnologias cria um grande desafio para o setor na construção civil. 

Afinal, é um desafio explicar para clientes e usuários (dos mais técnicos até aqueles que estão menos antenados) e outras pessoas interessadas a importância, o uso e os diferenciais que essas inovações trazem para o projeto e para a empresa como um todo. Muitas dessas pessoas acabam precisando quebrar antigos paradigmas da construção para serem surpreendidas. Mas, ignorar essas inovações é um tiro no pé, uma vez que a sua empresa vai ficando cada vez mais para trás em relação aos concorrentes. 

Então, acompanhe o texto a seguir para descobrir quais são as estratégias de marketing para construção civil que você precisa conhecer e aplicar na sua construtora para vê-la crescendo e se tornando um sucesso no mercado. 

8 estratégias de marketing para construção civil

A construção civil é um setor fundamental para a economia e, como tal, é essencial que as empresas estejam cientes das melhores práticas de marketing para conseguir alcançar os seus clientes em potencial e aumentar a sua visibilidade no mercado. 

Confira então oito dicas que separamos para você aplicar na sua construtora: 

  1. Tenha um site profissional;
  2. Conheça bem o seu público;
  3. Crie conteúdo útil;
  4. Use as mídias sociais;
  5. Invista em SEO;
  6. Faça parcerias;
  7. Use o marketing boca a boca
  8. Participe de eventos. 

Agora que já conhece as oito dicas, vamos entender melhor cada uma delas a seguir, acompanhe: 

  1. Tenha um site profissional

O site é uma ferramenta fundamental para qualquer empresa em todos os setores, porque é a primeira coisa que muitos clientes em potencial buscam quando estão pesquisando para contratar ou comprar um serviço/ produto. Certifique-se de que o seu site seja bem projetado, fácil de navegar e contenha informações precisas e atualizadas em relação a sua empresa, seus serviços e portfólio de projetos. 

No universo das marcas, o nome dessa preocupação com o site e a experiência do seu cliente online com a sua loja é UX ou User Experience, em português experiência do usuário. Um grande erro entre as empresas é acreditar que ter uma página disponível já é suficiente, mas isso não é verdade, se o seu site não proporcionar uma boa experiência para o seu cliente em potencial, ele provavelmente vai procurar em outro com uma melhor. 

  1. Conheça bem o seu público

Para saber quais são as estratégias de marketing mais eficientes para destacar a sua empresa das outras do mercado, é fundamental entender profundamente as preferências, demandas e necessidades do seu público. 

A partir do conhecimento em relação ao comportamento dos seus clientes em potencial, você vai descobrir qual é o tipo de mídia que ele prefere, as informações que ele busca e quais canais usa. Isso tudo faz com que seja muito mais fácil se comunicar da maneira mais eficaz com ele. 

Uma dica importante aqui: contrate profissionais para fazerem pesquisas e agências especializadas nesse tipo de levantamento de mercado para entender tudo que você precisa sobre o seu público. Além disso, avalie estudos e pesquisas confiáveis que já existem. 

  1. Crie conteúdo útil

Além de um site com uma boa experiência do usuário e com informações atualizadas sobre os seus produtos/ serviços, você também pode compartilhar conteúdo útil e informativo, como blogs, infográficos, podcasts e guias. Isso não vai apenas ajudar a atrair mais visitantes para a sua página, mas também auxiliará no estabelecimento da sua empresa como autoridade na sua área de atuação, o que vai ser mais chamativo para os clientes. 

  1. Use as mídias sociais

As mídias sociais são uma ótima forma de alcançar uma audiência mais ampla. Use plataformas como Instagram, TikTok e Facebook para compartilhar fotos dos seus projetos prontos, depoimentos de clientes e para divulgar promoções, ofertas e novidades. Nesse espaço você consegue ter mais proximidade com os consumidores, que podem te mandar dúvidas e problemas. 

  1. Invista em SEO

Você já ouviu falar em SEO? Essa é uma técnica fundamental para aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa do Google e de todas as outras plataformas de busca. Certifique-se de otimizar as suas páginas e usar palavras-chave relevantes para auxiliar a melhorar o seu posicionamento nos resultados das buscas. 

  1. Faça parcerias

Faça parceria com outras empresas que estão envolvidas no universo da construção civil, como fornecedores de materiais de construção, engenheiros ou arquitetos, para aumentar a sua visibilidade no mercado e expandir a sua rede de contatos. Você não vai acreditar na diferença que isso pode fazer. 

  1. Use o marketing boca a boca

O boca a boca é uma das formas mais eficientes e poderosas do marketing, então, certifique-se de prestar um bom serviço e de pedir para os seus clientes satisfeitos deixarem um depoimento positivo e indicarem a sua empresa para outras pessoas que precisem. 

  1. Participe de eventos

Participar de eventos relacionados com a construção civil, como feiras e exposições, é uma ótima estratégia que ajuda a aumentar a rede de contatos e a encontrar novos clientes em potencial. 

Gostou das dicas? 

As estratégias de marketing são fundamentais para o sucesso em um setor tão competitivo quanto o da construção civil. Por isso, já coloque essas dicas em prática e veja a diferença que elas farão no seu negócio. 

Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre com muitas dicas e informações relevantes. Siga também a nossa conta no Instagram. E não deixe de ouvir os episódios do Obra Cast, o seu podcast mais completo sobre construção civil. Clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.