Até a leitura rápida desse texto você está pensando em dispensar? Cuidado para não ser mais um refém das armadilhas contra a produtividade na construção civil.
Como você garante a produtividade na construção civil? Passa mais de 12 horas em função da construtora e dos projetos de obra. Assim, garante que todas as tarefas do dia cheguem ao fim — ou quase todas.
Sentimos muito, mas isso não é produtividade!
Ser produtivo significa fazer mais durante menos tempo.
Queremos abordar essa questão aqui, pois sabemos que é possível dar conta da rotina pesada, sem deixar de abraçar nenhum projeto de obra novo e sem comprometer sua vida pessoal.
A tecnologia na construção civil pode ajudar a garantir mais produtividade. Ao invés de passar horas em frente ao computador preenchendo planilhas intermináveis e atualizando dados, você consegue resolver boa parte das questões financeiras, de compras, de pagamentos e de outras ordens diretamente do celular.
Nos próximos tópicos descreveremos esse cenário e ofereceremos dicas de como melhorá-lo, que se estendem desde o método do gênio Charles Darwin até uma lista de simples passos.
Vida pessoal comprometida
Você passa seu dia correndo de um canteiro ao outro, visitando novos clientes e em reunião com equipe ou fornecedores. Quando olha para o relógio o dia correu.
Mas ainda falta sentar em frente ao computador e passar todas as anotações para as planilhas de controle financeiro dos projetos de obra. Além de enviar e-mails de cotação para compra de insumos, assinar as requisições de compra, e registrar entrada nas Notas Fiscais Eletrônicas (NFes).
Para finalizar, você ainda checa o extrato da construtora e não reconhece alguns débitos. Mas vai ter que deixar para outro dia, pois toda essa rotina em frente ao computador ou é feita em hora extra no escritório ou dentro da sua própria casa.
Você cansou de ouvir reclamações da sua família por trabalhar demais. Seus familiares até comentam que um dia sua saúde pode ficar comprometida por tanto estresse.
Mas, o que mais dói, é que sentem a falta da sua presença. E isso é algo que também afeta você, que mal consegue parar para pensar nos momentos que está perdendo.
A possibilidade de trabalhar de casa abre oportunidades para que você seja mais produtivo. Mas pode mascarar a falta de produtividade, caso você não tenha disciplina.
Confira cinco passos que você pode dar para melhorar isso.
5 passos para ser mais produtivo
A Endeavor é uma organização que apoia empreendedores e listou cinco passos para ser mais produtivo.
- Controlar o tempo de trabalho;
- Limitar a duração de reuniões;
- Gerir e-mails e comunicação de forma eficiente;
- Saber as prioridades da empresa;
- Ter mais organização.
E você pode aplicar esses cinco passos dando apenas um.
Quer saber como?
Adotando a tecnologia da construção civil no seu dia a dia. Gestão de agendas, de tarefas e até um sistema de gerenciamento especializado permitem que você seja mais produtivo.
Sistemas, por si só, já são organizadores de processos. Esse padrão se multiplica na emissão de relatórios assertivos e confiáveis, que tornam as reuniões mais produtivas. As ferramentas de produtividade na construção civil também facilitam a comunicação com clientes e fornecedores, reduzindo o número de e-mails e telefonemas.
Com o cotidiano mais organizado e maior controle sobre seu tempo, você consegue olhar de frente as prioridades da construtora.
Hoje, talvez você não saiba se está seguindo o rumo que gostaria!
Muitas vezes é preciso não só seguir esses cinco passos, mas se desligar de alguns projetos. Por isso, aqui vai uma dica de gênio!
Seja multitarefas e tenha um hobby
Você sabe qual é o segredo de Darwin e de outros gênios, como Albert Einstein? Uma metodologia criativa que recebeu o nome de “multitasking em câmera lenta” (multitasking in slow-motion), que significa “multitarefa em câmera lenta”.
Isso mesmo: executar várias tarefas simultaneamente, a um ritmo menos acelerado.
Na prática, tais grandes criadores elegiam um projeto principal, no qual se debruçavam incansavelmente. Mas tanta dedicação causava esgotamento. E fase de improdutividade sempre batia à porta.
Por isso, ao invés de ficarem mergulhados em uma única tarefa, esses gênios tinham projetos paralelos, que funcionavam como hobbies. Estes eram uma forma de desligar a atenção e a pressão sobre os trabalhos principais.
Multitasking em câmera lenta significa, portanto, ter um grande projeto e se dedicar a ele — no seu caso, pode ser a gestão da sua construtora —, sem se deixar bloquear nos momentos de exaustão. Para isso, é preciso de uma válvula de escape: um projeto paralelo. E você escolhe o seu para desacelerar o ritmo. É quase aquele lema: “devagar e sempre”
Que tal começar um novo hobby? Se você nem consegue pensar nisso diante de tantas tarefas que precisa realizar no seu principal projeto de vida (a construtora), descubra como Obra Prima traz mais produtividade à construção civil, clicando aqui.
Experimente o Obra Prima e faça a prova real! Assim, você confere os resultados que o sistema pode oferecer para sua construtora!