Produtividade na construção civil é essencial para aumentar a lucratividade de construtoras e garantir os melhores resultados.
Não importa se a construtora trabalha com construção residencial, reformas, obras públicas ou outros tipos de projetos, a produtividade sempre será a chave para os melhores resultados.
O mercado de construção civil é competitivo e se diferenciar dos concorrentes é essencial para conquistar clientes e ter cada vez mais sucesso no setor. Toda construtora deve ter a otimização de processos para conquistar maior produtividade como ponto central das estratégias do negócio.
Ainda que a importância da produtividade não seja negada por nenhum administrador e engenheiro, um erro é recorrente: pensar na produtividade apenas no canteiro de obra e só no momento da execução do projeto.
Essa produtividade é essencial para ter bons resultados, mas não deve ser a única buscada pelas construtoras. Um canteiro de obras produtivo não é suficiente quando todos os outros departamentos não acompanham seu crescimento e eficiência.
Como anda a produtividade da sua construtora? Todos os departamentos alcançaram a eficiência necessária para aumentar o crescimento e lucratividade dos negócios?
Se você não tem certeza da resposta é só acompanhar o texto e descobrir se existe algo que ainda pode ser feito para que a sua construtora tenha o máximo de produtividade na construção civil.
O que é a produtividade na construção civil?
A produtividade, no geral, é a capacidade de um negócio em aumentar sua produção, otimizar processos e reduzir custos, conseguindo mais qualidade e melhores resultados nos serviços e produtos oferecidos.
Na construção civil, a produtividade segue a mesma tendência. No canteiro de obras ela é vista por meio do cumprimento de prazos, ou até finalização de etapas antes do previsto, sem cometer erros, gerar muito entulho e sem desperdícios.
Já dentro do escritório a produtividade é mais associada a redução do tempo gasto. A possibilidade de otimizar os processos e controles que ajudam a melhorar os resultados do canteiro de obra é o que faz um escritório produtivo: alinhamento financeiro, eficiência nas compras, planejamento sem erros, orçamentos bem estruturados.
Ou seja, enquanto no canteiro de obra a produtividade se liga à execução, no escritório ela se estrutura na gestão de obras.
Como medir a produtividade da construtora?
É impossível dizer se uma construtora é produtiva sem analisar os elementos que a fazem ter bons resultados. Para ajudar os administradores, o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, define seis itens essenciais para a produtividade dos negócios.
Observando os itens que o Sebrae sua construtora pode começar a buscar formas de medir e melhorar os resultados e se destacar ainda mais no mercado. Os itens são:
Valorização de funcionários
Da secretária à mestre de obras, é essencial oferecer aos seus colaboradores toda a capacitação de que necessitam para realizar suas atividades. Investir nos profissionais, criar vínculos e remunerá-los adequadamente desperta a motivação de todos, o que gera mais vontade de trabalhar e oferecer bons resultados para a empresa.
Ocorrência de retrabalhos
Se as obras sempre acabam sendo um espaço de retrabalhos, algo não está funcionando e deve ser corrigido. Não existe produtividade em um serviço que tem que ser refeito. Eliminar os retrabalhos significa reduzir o tempo gasto em uma atividade e o desperdício de materiais.
Cuidado com insumos
Buscar o melhor custo benefício é essencial. Não é preciso comprar os mais caros produtos e matérias primas, ou pagar por serviços terceirizados de valores mais alto, mas é essencial focar na qualidade do que é escolhido. Matérias primas e mão de obra de qualidade garantem resultados melhores, reduzem retrabalho e eliminam desperdícios.
Controlar o estoque também é essencial, garantindo que a integridade dos produtos não seja comprometida. Afinal, não adianta comprar as melhores telhas se elas forem armazenadas de maneira incorreta e no momento do uso uma parte estiver quebrada.
Planejamento do canteiro de obras
Analisar e planejar com cuidado e antecedência como será utilizado o espaço do canteiro de obras é essencial. Apenas assim é possível evitar que a movimentação de equipamentos e trabalhadores no canteiro seja difícil, exija muito tempo ou coloque em risco a segurança das pessoas.
A segurança, fácil acesso a materiais e respeito às normas são essenciais para garantir maior produtividade.
Segurança do trabalho
Não é só na disposição das coisas no canteiro de obras que ela deve ser pensada. Existem as Normas Regulamentadoras que tratam da Segurança e Saúde do Trabalho e que, além de serem obrigatórias, garantem que se possa evitar acidentes e reduzir os danos causados caso eles aconteçam.
Não cuidar da segurança na construção civil causa riscos à vida das pessoas, perda de tempo pela necessidade de paralisar a obra para solucionar o problema, afastamento de funcionários que possam se machucar e a insegurança e medo dos demais, reduzindo a produtividade de todos.
Aumentando a produtividade na construção civil: tenha a tecnologia como aliada
Buscar a produtividade e conseguir se resume, basicamente, a capacidade de uma construtora em otimizar a gestão de obras. Analisando os itens que devem ser medidos para saber se a construtora está sendo produtiva, vemos que muitos deles podem apresentar problemas solucionados na gestão eficiente.
Softwares de gestão são um dos maiores aliados de construtoras que querem melhorar a lucratividade aumentando a produtividade. Ao automatizar algumas etapas e auxiliar na apresentação de dados claros, a tecnologia para a construção civil garante a redução de erros.
Não, o software não vai realizar o trabalho que o funcionário faz no canteiro de obra. No entanto, melhora muitos pontos que tornam o dia a dia no canteiro mais simples, como:
- Ver o quanto o trabalhador está se esforçando para poder recompensá-lo;
- Identificar quais treinamentos ainda não foram feitos;
- Reduzir erros de cálculo no orçamento;
- Fazer análises de riscos de acidentes mais precisas;
- Criar planejamentos de obras mais detalhados;
- Otimizar criação e acompanhamento de obras.
Com essas vantagens oferecidas pela tecnologia, a produtividade da construtora pode ser aumentada com muito mais facilidade.