Já ouviu falar sobre construção inteligente? Descubra como ela funciona e quais são as vantagens desse método construtivo para a sua empresa!
Primeiramente, a construção inteligente é um conjunto de ações que tem como objetivo otimizar o processo construtivo, diminuindo riscos de atrasos, erros, falhas ou desperdícios, resultando em obras mais econômicas, rápidas, sustentáveis e de melhor qualidade.
Além disso, essa abordagem envolve desde a seleção dos materiais até a gestão da construção, passando pelo planejamento e também pela execução.
A abordagem integrada é uma das principais características da Construção Inteligente, o que significa que todas as fases da obra são consideradas em conjunto, levando em conta as interações entre elas e procurando aumentar ao máximo a eficiência do processo como um todo. Dessa maneira, é possível evitar retrabalhados, diminuir desperdícios e elevar a qualidade final da entrega.
Outra importante característica é a sua abordagem sustentável. A Construção Inteligente faz uso de energias renováveis, prioriza a redução de consumo de energia e água durante a sua execução e escolhe materiais mais sustentáveis e eficientes. Além disso, busca diminuir os impactos ambientais da obra, reduzindo a poluição do ar, sonora e do solo.
Sendo assim, a Construção Inteligente é um método que procura tornar o processo de construção mais sustentável e eficiente. Tudo isso traz valor para o resultado, tornando-se um diferencial para os clientes.
Construção Inteligente: a melhor maneira de otimizar a sua obra
Toda essa economia de tempo e recursos é uma excelente oportunidade para as empresas da construção civil, que conseguem tornar os seus projetos mais lucrativos e bem sucedidos. Afinal, em um setor tão competitivo, as construtoras estão sempre buscando maneiras de otimizar os seus processos e conquistar compradores, enquanto fidelizam os atuais.
Por isso, você precisa descobrir como esse método funciona! Então, acompanhe no texto a seguir o conteúdo didático e informativo que preparamos para te explicar tudo sobre o tema. Vamos lá!
Tudo que você precisa saber sobre a Construção Inteligente!
Uma das principais vantagens da Construção Inteligente para os projetos é a sua capacidade de tornar a obra mais dinâmica. Isso acontece pois a abordagem integrada aplicada possibilita que as fases sejam realizadas de maneira coordenada e eficiente, o que torna o processo mais dinâmico e ágil.
Com a aplicação dessa metodologia, é possível diminuir o tempo necessário para realizar cada uma das etapas, evitando retrabalhos e atrasos. Além disso, é possível aumentar a flexibilidade do processo construtivo, permitindo que mudanças sejam realizadas com mais velocidade e facilidade.
Tecnologias como BIM e realidade aumentada simplificam a visualização detalhada do projeto, identificando erros antes da construção. Além disso, permitem testes para prever problemas durante a obra. A construção dinâmica integra áreas como hidráulica, elétrica e estrutura, otimizando processos e evitando futuros problemas. A Construção Inteligente agiliza o projeto, evitando retrabalhos e atrasos.
Experimente o sistema Obra Prima!
Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!
Como funciona a Construção Inteligente?
Quatro fundamentos baseiam a Construção Inteligente:
- Sustentabilidade;
- Tecnologia;
- Integração;
- Eficiência.
Cada um deles desempenha um papel importante na abordagem e pode ajudar a tornar a obra mais econômica, eficiente e sustentável. Acompanhe a seguir alguns exemplos práticos de como eles funcionam:
1. Sustentabilidade
A Construção Inteligente concentra-se fortemente na sustentabilidade para reduzir o impacto ambiental da obra e torná-la o mais sustentável e econômica possível. Materiais mais sustentáveis e eficientes, energias renováveis, redução no consumo de energia e água durante a construção e operação do edifício, diminuem os impactos ambientais do projeto.
Entre os exemplos de práticas sustentáveis podemos destacar: adoção de sistemas de captação da água da chuva, aplicação de materiais reciclados e instalação de sistemas de geração de energia eólica e solar.
2. Tecnologia
A tecnologia possibilita uma maior coordenação e eficiência na realização das diversas etapas, desempenhando um papel fundamental. Isso envolve a utilização de softwares de modelagem 3D, sistemas de automação residencial, sensores de temperatura e umidade, além de drones para monitorar a obra ativamente.
3. Integração
A Construção Inteligente aplica uma abordagem integrada que permite executar as diversas etapas da obra de maneira mais eficiente e coordenada, sendo implementada desde o planejamento até a realização do projeto, levando em conta as interações entre as várias áreas da obra.
4. Eficiência
A eficiência na Construção Inteligente é conquistada de diversas formas, como o uso de materiais sustentáveis, otimização de processos construtivos, redução de retrabalhos e desperdícios, e adoção de tecnologias dinâmicas e ágeis. Também é viável empregar tecnologias como drones para monitorar obras, softwares de gestão de projetos e sistemas de automação residencial.
Coloque essa metodologia em prática!
Agora que você conhece a Construção Inteligente, comece a usá-la nos seus projetos, é possível tornar a sua empresa mais saudável financeiramente e trazer sucesso e competitividade no mercado.
Compartilhe a sua experiência ou opinião nos comentários! E para mais dicas e conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando novidades! Siga também a nossa conta no Instagram, lá você fica por dentro de tudo que acontece no setor.