É hora de tornar a presença digital da sua empresa de construção civil mais eficiente para vender mais.
Se teve uma lição que a pandemia de coronavírus ensinou à construção civil é a de que passou da hora de deixar de depender de contatos presenciais para vender obras e projetos.
Com o isolamento e distanciamento social, redução da circulação de pessoas na rua e outras medidas sanitárias de combate ao Covid-19, o mundo passou a girar ainda mais em torno das tão presentes redes sociais e mídias digitais.
Mesmo que a construção seja realizada no mundo real e tenha se mantido relativamente estável durante a pandemia, o universo digital se tornou muito mais presente. Foi preciso buscar novas formas de manter a eficiência e comunicação das construtoras com suas equipes, fornecedores e clientes.
As tecnologias da construção, mais uma vez, mostraram seu potencial de otimizar processos, aumentar lucratividades e promover o crescimento dos negócios.
Que tal, então, ver o que essas tecnologias digitais podem fazer pelos seus processos de vendas?
Projetos digitais: a nova realidade das construtoras
O desenvolvimento de projetos sempre foi muito dependente de um contato direto com os clientes. Alinhar todos os detalhes da obra era um processo feito com muitas reuniões, cafezinhos e visitas aos clientes e ao escritório das construtoras.
Nós sabemos que acertar detalhes e deixar as plantas do projeto exatamente como o cliente deseja e dentro dos padrões exigidos pelas Normas Regulamentadoras e legislações da região não é tarefa fácil.
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Com a pandemia, essas reuniões presenciais se tornaram impossíveis e as construtoras tiveram que buscar nas ferramentas digitais as soluções para não perder qualidade e vendas.
Algumas tecnologias foram essenciais nessa nova realidade e existem muitas outras que podem facilitar esse processo:
Computação em nuvem – Essa tecnologia facilita muito o compartilhamento de arquivos entre construtora, equipe e cliente. Basta colocar os documentos, planilhas de orçamento e cronograma e plantas no drive e eles podem ser acessados de qualquer lugar pelas pessoas com autorização.
Você pode abrir os documentos no computador ou celular de casa, do escritório, no carro ou do canteiro de obras. O melhor é que toda alteração feita nos documentos online é atualizada automaticamente para os outros usuários, assim, a comunicação é instantânea.
Aplicativos de Meeting – Se o compartilhamento de arquivos não é suficiente e o telefone não parece atender suas necessidades, você pode marcar reuniões por aplicativos de meeting. Nesses aplicativos é possível fazer chamadas de vídeo, compartilhar tela e conversar como se os participantes estivessem sentados na mesma sala.
Realidade virtual e aumentada – Talvez seja o maior diferencial na hora de desenvolver projetos digitais na construção civil. Os softwares de realidade virtual e aumentada permitem criar projetos em 3D e oferecer a seus clientes uma visita ao projeto pronto antes mesmo que as obras comecem.
Seu cliente não vai ver uma maquete, mas fazer uma visita vendo a obra em proporções reais que pode ser projetada no local onde será construída. É como visitar o imóvel pronto.
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5 dicas de marketing digital para a construção civil
Sim, existem muitas ferramentas que podem ajudar a digitalização da construção civil e as novas competências que ela traz.
No entanto, elas não resolvem muita coisa se seu processo de vendas não estiver online e sua construtora não alcançar potenciais clientes, certo?
Acompanhe aqui 5 dicas para tornar seus processos de venda melhores com processos de marketing digital:
1. Aumentar o contato direto com os clientes
Sua empresa pode ter os melhores projetos e ser um destaque em sustentabilidade, criatividade e qualidade, mas não vai ver resultados se os clientes não podem se comunicar com ela.
Ter canais fáceis, rápidos e eficientes para contato direto com o cliente é essencial.
Quando já está em processo de desenvolver o projeto, a nuvem e o meeting são ótimas ferramentas, mas e antes disso?
Uma presença digital com canais de comunicação depende de investir em redes sociais, um link digital para whatsApp e informações claras sobre telefones, e-mails de contato e endereços.
Só não se esqueça que não adianta oferecer canais de contato se não vai ter ninguém para responder.
O ambiente digital grita agilidade e atenção, seus clientes precisam conseguir informações rapidamente e com qualidade, essa troca será a primeira ideia de como sua construtora trabalha e a primeira impressão é a que fica.
2. Trabalhe funis de vendas
Se você criou redes sociais e canais de mídias digitais como forma de ter contato com o cliente, que tal utilizá-los para oferecer conteúdos relevantes e se destacar como especialista na sua área.
Por meio de artigos em blogs e posts nas redes sociais, sua construtora pode trabalhar a venda em diversos níveis. Ofereça informações sobre projetos, dicas de reforma, arquitetura e decoração e mostre que sua empresa entende tudo de construção civil.
Na hora de vender seus serviços tenha todo o cuidado com a parte visual. Faça vídeos e fotos com qualidade, com informações claras e que deixem seus clientes com vontade de experimentar o que sua construtora oferece.
3. Construir um site
Ainda que a maioria das pessoas esteja mais nas redes sociais, ter um site ainda é um diferencial. Nele você pode colocar seu blog, destacar mais uma vez os canais de comunicação, oferecer orçamentos e divulgar os projetos de construção civil que já executou.
É uma forma de concentrar as informações em um só lugar e de criar uma área mais profissional e focada, já que redes sociais acabam sendo uma área um pouco mais espontânea e interativa.
Claro, não é para pensar que são canais opostos, mas sim complementares.
4. Ofereça confiança e segurança
Seu cliente ou futuro cliente deve se sentir confortável com a forma como você se apresenta e trabalha no ambiente digital, ele precisa se sentir seguro para compartilhar documentos e informações.
Mais do que a parte técnica de oferecer páginas com cibersegurança, procure sempre reforçar seus valores, missão e visão de mercado.
Destaque seus diferenciais e lembre-se de agir e comunicar-se de acordo com o que divulga em cada passo da comunicação, desde o primeiro atendimento até o acompanhamento após entrega da obra.
5. Prepare sua equipe comercial para o ambiente online
Sua equipe de vendas deve conhecer a fundo seus objetivos como empresa, conhecer o mercado de construção civil e saber levar essas informações para o meio digital.
É preciso ter uma equipe que entenda como a comunicação e venda online funcionam, como se utilizam as ferramentas que sua construtora adotou e conhecer os processos digitais empregados.
Ofereça suporte e invista em treinamentos, afinal, apenas uma equipe comercial preparada consegue converter vendas.
Digitalize os processos de construção civil
Os desafios trazidos pela pandemia ainda persistem e a digitalização cada vez mais profunda da construção parece que veio para ficar. As construtoras estão se reinventando e encontrando novas formas de vender e trabalhar no universo online.
Vender no ambiente digital é uma novidade para a construção civil, mas sua digitalização não pode parar por aí.
Ainda que o dia a dia do canteiro de obras se mantenha físico, afinal, prédios precisam ser construídos fora do meio digital, existem muitas vantagens tecnológicas para facilitar os trabalhos.
Agora que você conhece os processos de venda online, que tal descobrir como pode ser otimizada com softwares de gestão de obras, a tecnologia e o uso da internet?
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