Descubra as práticas que sua construtora pode utilizar para vender mais na construção civil.
Vender é essencial no desenvolvimento de qualquer empresa, é a fonte de renda, lucro e crescimento dos negócios.
Ainda que seja um elemento tão importante e básico, para construtoras, focadas no que é mais diretamente ligado à engenharia, as vendas acabam por ser um desafio em lugar de uma ferramenta de desenvolvimento.
O que muitas construtoras não consideram, no entanto, é que vender mais na construção civil pode ser mais simples e mais ligado aos trabalhos do canteiro de obras do que se espera.
Aumentar a lucratividade na construção civil é possível!
Acompanhe aqui as práticas essenciais para qualquer construtora que deseja aumentar suas vendas.
5 práticas essenciais para vender mais na construção civil
Assim como acontece na hora de organizar o controle financeiro, o orçamento e os cronogramas, nas vendas também existem alguns investimentos e práticas simples que podem melhorar seus resultados.
1. Invista em suas equipes de vendas
Assim como em qualquer outro departamento da construtora, a equipe de vendas também precisa de gestores especialistas na coordenação das tarefas e uma equipe capacitada para identificar e atender as necessidades dos clientes.
Oferecer treinamentos é um investimento que pode fazer a diferença na hora de aumentar as vendas da construtora, já que sua equipe estará preparada para produzir conteúdos e ter uma comunicação mais eficiente para fechar contratos.
2. Esteja nas redes sociais
Vender mais na construção civil depende de estar acessível e oferecer conteúdos atrativos para que potenciais clientes se interessem em conhecer o trabalho da construtora mais de perto.
No mundo moderno, é impossível ser acessível sem possuir redes sociais, mesmo para empresas.
Um perfil bem estruturado no Instagram, um número de WhatsApp ou uma página no Facebook com uma equipe atendendo e respondendo comentários e mensagens é um grande diferencial.
Um bom investimento é contratar uma equipe ou empresa de social media, especializadas nessas redes e capazes de oferecer as melhores estratégias para esses canais.
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3. Considere o poder das imagens e vídeos
É muito difícil descrever as qualidades e capacidades de uma construtora.
Canteiros de obra, em geral, são associados com sujeira, desorganização, barulho, mas essa imagem pode ser revertida.
Que tal utilizar os drones para criar um vídeo mostrando o canteiro de obra (limpo e organizado, obviamente) e que acompanhe a evolução da obra até mostrar o projeto finalizado?
Mesmo fotos dos empreendimentos com uma qualidade mais alta podem ser um diferencial na hora de vender produtos e serviços na construção civil.
4. Destaque diferenciais
Se sua construtora deseja se destacar da concorrência por desenvolver obras sustentáveis, é essencial que sua divulgação ou as conversas com potenciais clientes mencionem e, sempre que possível, ilustram esse diferencial, seja em texto ou por meio de imagens.
Essa lógica se aplica a todos os diferenciais da empresa.
Sua construtora utiliza o software de gestão de obras Obra Prima para otimizar os processos de planejamento? Divulgue isso em suas redes sociais e no site, crie vídeos explicando como isso beneficia o cliente.
Tudo que você faz de diferente para gerar mais resultado deve ser destacado na hora de vender mais na construção civil.
5. Ofereça flexibilidade de pagamento
Mesmo que seu cliente se encante com os designs e diferenciais oferecidos pela construtora, o valor a ser pago e as formas de pagamento sempre vão ter um peso grande na decisão final.
Oferecer flexibilidade nesses pagamentos, então, pode ser o ponto final na negociação e na decisão por fechar um contrato com sua construtora e não com a concorrente.
Nessa hora, um sistema que garanta orçamentos assertivos e valores competitivos e a possibilidade de parcelamento vantajosa fazem toda a diferença.
Uma outra prática que tem sido cada vez mais utilizada é a de aceitar carro ou imóvel como garantia para melhores prazos de pagamento.
Com essas dicas, com certeza, sua construtora será capaz de vender mais na construção civil, mas não se esqueça que vender é só o primeiro passo e que um bom software de gestão de obras para otimizar processos e melhorar a lucratividade e controle sempre será indispensável.