Como gerenciar as compras de materiais na construção civil?

Uma das tarefas mais importantes e difíceis são as compras de materiais na construção civil, confira aqui sete dicas para facilitar esse processo na sua construtora!
Como gerenciar as compras de materiais na construção civil?
Como gerenciar as compras de materiais na construção civil?

Uma das tarefas mais importantes e difíceis são as compras de materiais na construção civil, confira aqui sete dicas para facilitar esse processo na sua construtora!  

A gestão de compras, tanto a atividade quanto do departamento responsável, é fundamental para o sucesso do projeto e, consequentemente, de uma construtora. Esse processo pode impactar muito toda a cadeia produtiva das obras, gerando prejuízos, quando não é feita da maneira correta ou mais eficiente, ou trazer benefícios e economia ao ser realizada com eficiência. 

Contar com um setor de compras bem estruturado é essencial para as empresas que desejam melhorar os seus resultados. A área, que está se tornando cada vez mais estratégica dentro das organizações, é responsável por determinar o que deve ser comprado, comparar fornecedores e apontar a melhor proposta. Além de fazer as ordens de compra e pagamento daquilo que foi adquirido. 

Confira as dicas para otimizar essa tarefa e conseguir economizar dinheiro, evitando imprevistos e prejuízos nas suas obras:

7 dicas para gestão de compras de materiais na construção civil

A tendência para a gestão de compras na construção civil é a diminuição dos estoques de materiais. Trata-se de uma estratégia que busca economizar capital de giro, reduzir desperdícios e desenvolver uma gestão de compras mais enxuta. Entre as dicas para otimizar esse processo na sua construtora e acompanhar essa nova movimentação do mercado, destacamos as seguintes: 

  1. Controle da entrada e saída de materiais de construção;
  2. Evite as compras emergenciais;
  3. Tenha um bom relacionamento com os seus fornecedores;
  4. Cuide bem dos materiais e reduza o desperdício;
  5. Acompanhe o cronograma de obras;
  6. Invista em materiais de qualidade
  7. Invista em tecnologia. 

Agora que você já conhece as dicas, vamos entender melhor cada uma delas, acompanhe: 

  1. Controle da entrada e saída de materiais de construção

A construção civil está muito condicionada ao controle dos materiais. Estima-se que aproximadamente 30% dos gastos nas construções estão relacionados ao desperdício de insumos. Para diminuir esse número, convém manter um controle rigoroso da entrada e saída de materiais: 

  • fiscalização no canteiro de obras;
  • cálculos automatizados do uso dos materiais em cada operação e etapa;
  • rastreamento de materiais por meio de etiquetas de radiofrequência;
  • aplicação de sistemas que fazem projeção de demanda.  
  1. Evite as compras emergenciais

Já falamos no blog sobre maneiras de evitar as compras emergenciais, confira aqui. Enquanto esperam os materiais chegarem, os colaboradores no canteiro de obras ficam parados, o que representa horas improdutivas. A integração e a comunicação fluida entre os departamentos através da tecnologia torna o controle mais eficaz. O que possibilita a realização de um trabalho mais econômico e o consumo consciente durante a execução da construção. 

O controle mais rigoroso da gestão de compras na construção civil evita que sejam realizadas compras duplicadas ou que as fases sofram atrasos no canteiro de obras. Quando não se presta atenção nesses pontos, as compras emergenciais acabam se tornando necessárias e um gasto inesperado. 

Dessa maneira, além das compras de emergência saírem mais caras, elas acabam interferindo negativamente na produtividade dentro do canteiro. Ou seja, tudo isso se torna uma bola de neve.  

  1. Tenha um bom relacionamento com os seus fornecedores

Outra maneira de garantir uma gestão de compras eficiente é definindo e mantendo um bom relacionamento com os seus fornecedores. Quanto melhor a experiência entre vocês, mais estreita deve ser a relação. Enfim, o relacionamento entre ambos deve ser duradouro, mas é importante lembrar de continuar comprando preços, assim é possível até negociar com os fornecedores! 

Ter uma carteira de compradores diversificada é fundamental para que se consiga os melhores negócios. Dessa forma, a empresa não se torna refém de um mesmo fabricante, conseguindo preços mais competitivos. 

Quando o relacionamento entre vocês é bom, a transparência e o compromisso repercutem de maneira positiva nos negócios para os dois lados. 

  1. Cuide bem dos materiais e reduza o desperdício

Muitos materiais de construção precisam ser armazenados em condições específicas e especiais para não estragarem ou quebrarem. Por isso, no momento de comprar os insumos e guardá-los no seu estoque, preste atenção nisso. O desperdício por quebra ou material estragado é muito comum na construção civil e pode atrapalhar o lucro da sua empresa. 

Para ter um controle melhor, use a tecnologia, existem ferramentas que te avisam caso um material esteja acabando ou quase estragando. 

  1. Acompanhe o cronograma de obras

Acompanhar de perto o cronograma de obras é fundamental para uma boa gestão de compras! O departamento precisa estar por dentro para garantir que tudo que os colaboradores precisam para realizar as tarefas estarão disponíveis no momento necessário. 

Além disso, também é fundamental acompanhar para caso aconteça algum atraso ou adiantamento que pode alterar a data da necessidade dos insumos. 

  1. Invista em materiais de qualidade

O ideal dentro da gestão de compras é dar preferência para a qualidade dos materiais e não somente para o preço. Materiais de baixa qualidade podem sair mais baratos no primeiro momento, mas algumas vezes resultam em prejuízos no futuro. 

  1. Invista em tecnologia

A última dica é investir em tecnologia. Já existem sistemas de gerenciamento de obras que fazem toda a diferença para o departamento de compras e o andamento da obra no geral. Essas ferramentas ajudam desde o orçamento e cronograma até a entrega final do projeto. 

Entre as características de um sistema de gestão eficaz podemos dar destaque para: 

  • acesso de qualquer lugar (disponível na nuvem);
  • integração de dados em um único local;
  • simplicidade de uso (interface intuitiva e fácil);
  • assistência técnica garantida, mesmo a distância;
  • controle de contas a receber e dos pagamentos a fazer;
  • entre muitas outras.

Essas são apenas algumas das características que vão ajudar a sua empresa a melhorar os processos, existem muitas outras. Quer conhecer o software de gestão de obras perfeito para as pequenas e médias construtoras? Agende uma conversa gratuita e sem compromisso para descobrir como o Obra Prima pode transformar a gestão dos seus projetos. Clique na imagem abaixo e marque um horário: 

A importância da gestão de compras na construção civil

A gestão de compras na construção civil é fundamental para o sucesso das construtoras! Para descobrir mais maneiras de otimizar essa tarefa dentro da sua empresa, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando conteúdos relevantes e dicas importantes! 

Aproveite para seguir a nossa conta do Instagram, lá também estamos sempre postando novidades e materiais fundamentais para quem trabalha no setor. Escute também o podcast do Obra Prima, o Obra Cast, são muitas conversas interessantes com pessoas que realmente entendem do assunto, clique na imagem abaixo e dê o play: 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.