Business Intelligence na construção civil: como aplicar?

Business Intelligence na construção civil: como aplicar?
Business Intelligence na construção civil: como aplicar?

O Business Intelligence na construção civil é essencial para assegurar que as decisões de um projeto sejam guiadas por dados e transformem-se em bons resultados para a construtora. 

Não importa o tamanho da sua empresa, seja pequena, média ou grande. Em todos os casos, a gestão é um fator muito importante para que as obras sejam bem planejadas, tenham seus recursos financeiros e humanos alocados nos lugares certos e, principalmente, cumpram seus objetivos finais: a entrega dos projetos sem atrasos e com qualidade. 

Como os profissionais mais experientes da construção civil já sabem, dificilmente esses processos acontecem de forma linear. Inclusive os imprevistos sempre acabam aparecendo. 

Um pequeno atraso do fornecedor na entrega de materiais já consegue mudar todo o ecossistema de uma construção e, nesse cenário, cabe ao gestor responsável encontrar maneiras de planejar e implementar ações que evitem um desperdício da verba e do tempo. 

É exatamente aqui que os dados são essenciais, seja para orientar o replanejamento ou para impedir que algum empecilho aconteça ao longo da construção. Por isso é tão importante aplicar Business Intelligence na construção civil. 

O que é Business Intelligence (BI)? 

Esse é o processo para tornar os dados disponíveis para quem vai tomar as decisões na gestão de empresas. O objetivo da inteligência empresarial é auxiliar as organizações a tomar decisões melhores com base nesses dados. A inteligência empresarial pode ser dividida em três principais áreas: 

  • previsões: usado para prever tendências futuras e preparar a organização para aquilo que está por vir.
  • dados históricos: são utilizados para avaliar tendências passadas e compreender o que funcionou bem ou não anteriormente. 
  • dados atuais: focados no monitoramento e desempenho da empresa em tempo real para tomar decisões operacionais.

Grandes negócios utilizam essa ferramenta para o momento de escolhas críticas, como quais produtos lançar, onde investir os recursos e como otimizar a operação. Também funciona para avaliar o impacto dessas decisões de negócios e compreender aquilo que está funcionando bem e o que precisa ser revisto. 

Como aplicar Business Intelligence na construção civil

É fundamental aplicar o BI na construção porque isso significa usar a tecnologia a favor dos projetos e tornar a sua construtora mais competitiva no mercado. 

É  ressaltar que esse é um setor que movimenta grandes quantias de dinheiro e é primordial para a economia do país e do mundo. Portanto, qualquer perda ou erro de oportunidade pode ser muito significativa para os negócios. 

O principal objetivo do BI na construção civil é realizar o agrupamento e organização de um alto volume de informações, algo muito presente no contexto atual. As consultas feitas pelo gestor ao banco de dados se tornam muito mais dinâmicas e oferecem melhor visualização e entendimento.  

Para conseguir aplicar BI na gestão da construtora é preciso seguir três passos básicos: 

1° Passo: Escolha o software adequado

É fundamental prestar atenção ao escolher um software de gestão de obra. O sistema precisa ter funcionalidades adequadas para Business Intelligence. 

2° Passo: Fazer a integração dos dados

Tenha em mente que a construtora possui informações externas e internas de diversas fontes. Por esse motivo, é fundamental saber como integrá-las ao BI para evitar problemas de segurança e sincronização. 

As informações externas se referem a tudo que está público, como resultados de pesquisas, dados de mercados, etc. Já as informações internas estão relacionadas aos dados dos projetos como orçamento, contrato, planejamento e muitos outros. 

3° Passo: Criar indicadores e realizar o monitoramento

Chamados de KPI (Key Performance Indicators) ou Indicadores de Performance, essas informações podem garantir diversos benefícios. Por isso, você não pode abrir mão deles no seu sistema de Business Intelligence da sua construtora. 

Por exemplo, crie um indicador de consumo de materiais e com ele é possível monitorar o uso desses insumos e analisar seu aproveitamento. Dessa maneira, a sua construtora evita desperdícios. 

Benefícios do BI na construção civil

A tecnologia na construção civil é uma grande aliada para a gestão da construtora. E o BI não é diferente, conheça agora algumas das principais vantagens dessa ferramenta: 

  • Diminuição de erros: ao usar um software como o BI, a gestão da construtora fica muito mais precisa, reduzindo a possibilidade de perpetuar algum vício processual que possa aparecer ao longo do tempo;
  • Economia: são eliminados os gastos excessivos, principalmente com materiais ou com o uso de serviços que já não são mais necessários.
  • Planejamento mais veloz: você pode planejar e determinar metas com mais rapidez, o que assegura a execução do projeto com antecedência para reduzir atrasos na entrega.
  • Capacidade de adaptação: o sistema é ótimo para atualizar e personalizar funções, estando sempre adaptado aos diversos momentos que a construtora vive ao longo da sua atuação no mercado. 
  • Controle de desempenho: com a ferramenta se torna muito mais fácil descobrir se a equipe está correspondendo às expectativas ou apresentando um desempenho abaixo do desejado, inclusive com o histórico de longa data para embasar efetivações, promoções e outras decisões de maneira mais justa e criteriosa.
  • Mobilidade: o BI pode ser acessado em qualquer dispositivo habilitado, em qualquer lugar, fornecendo aos usuários uma excelente mobilidade, já que poderá ser usado até mesmo em celulares. 
  • Fluxo de caixa: o BI também está presente no controle de despesas e receitas, relacionando com outras informações paralelas para uma avaliação melhor de ganhos e custos, o que aumenta as ações positivas e reduz as negativas. 
  • Diminuição de inadimplência: o BI controla dados relacionados à inadimplência e problemas com compradores e fornecedores, inclusive contribuindo com a avaliação dos melhores perfis de pessoas jurídicas ou físicas com as quais a sua construtora faz negócios. 
  • Indicadores e métricas precisas: dados de obras anteriores possibilitam o estabelecimento de métricas mais assertivas para projetos futuros ou atuais, além de auxiliarem na definição de parâmetros com probabilidade e percentuais estratégicos para administração da construtora. 

Tecnologia na construção civil

Acompanhar as novidades na construção civil é fundamental para o sucesso da sua construtora. Por isso, você precisa conhecer o Obra Prima, somos um software de gestão de obras para pequenas e médias empresas.

Desde a gestão da sua construtora até a comunicação com o cliente, o nosso sistema te ajuda em cada passo de todo o processo. Além disso, também temos um blog cheio de conteúdos exclusivos para você ficar por dentro de tudo que acontece no setor. 

Aproveite para seguir o Obra Prima no Instagram e escute os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, são muitas conversas sobre temas relevantes para a sua construtora, clique na imagem abaixo e dê o play. 

banner obracast

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.