A tecnologia da construção civil tem evoluído muito e entre as principais contribuições para as construtoras está o BIM. Descubra como essa tecnologia pode beneficiar seus projetos.
Construtoras têm buscado, cada vez mais, a ajuda das novas tecnologias para tornar seus projetos mais eficientes e lucrativos. Existem diversas opções de softwares, entre outras tecnologias no mercado, além de uma presença crescente de robôs trabalhando em obras.
Entre as diversas opções para quem busca melhores resultados, está o BIM (ou Building Information Model), que significa Modelagem/Modelação da Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção, que é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.
É um modelo virtual, complexo e que não visa somente à parte estética da construção. Trata-se de uma construção virtual igual à edificação real, cheia de detalhes, inclusive quando falamos sobre a composição dos materiais de cada elemento, como portas, janelas, e por aí vai. Isso permite simular a edificação e entender seu comportamento antes de sua construção real ter sido iniciada.
O modelo BIM pode ser utilizado para visualização tridimensional, para auxiliar nas decisões de projeto, comparar as várias alternativas de design e para “vender” seu design para o cliente.
Inicialmente utilizado para aumentar a agilidade na concepção dos projetos, ele tem se tornado uma tecnologia da construção civil muito vantajosa para construtoras.
A possibilidade de criar projetos em modelos virtuais mais detalhados e que permitem otimizar o planejamento da obra promete suporte, controle e lucratividade para a construção civil.
Entenda o que é e como o BIM pode melhorar seus projetos, oferecendo diversas vantagens para construtoras.
BIM: o que é essa tecnologia da construção civil?
BIM é a sigla para Building Information Modeling – em português, Modelagem de Informações da Construção. Esse modelo oferece a possibilidade de otimizar projetos de edificações mais complexas com menor dificuldade, otimizando custos e visualizando melhor os riscos.
Cada vez mais utilizada pelas construtoras, essa evolução da tecnologia da construção civil permite desenvolver modelos virtuais mais precisos, criando uma prévia do que deverá ser desenvolvido.
A partir de dados detalhados do projeto, como suas dimensões, necessidades elétricas e hidráulicas e outras, será construída, etapa por etapa, uma versão digital da obra.
Os modelos que o BIM permite gerar pelo computador acabam garantindo maior qualidade para o projeto do que o planejamento manual. À medida que os dados do projeto são inseridos, o modelo BIM realiza medições, avaliações da geometria e demais detalhes. O resultado final é um modelo que auxilia na aquisição de materiais, na criação de cronogramas de obra e demais etapas com maior eficiência e precisão.
Assim, é possível definir o BIM como uma tecnologia de gestão da informação na construção civil que realiza a obra no ambiente virtual para que você tenha todos os dados na hora de construir de verdade.
Atualmente a utilização do BIM já é lei, para saber mais clique aqui.
Os benefícios do uso do BIM
À medida que o uso do BIM se intensifica, as construtoras descobrem os diversos benefícios que ele pode oferecer para as obras. Sua capacidade de analisar informações e oferecer métodos e visualização digital da obra garante maior qualidade para o projeto, como já mencionado.
No entanto, dizer que a qualidade se torna superior e o controle das etapas é maior não é o suficiente para compreender as vantagens que essa tecnologia da construção civil oferece.
Veja aqui as principais vantagens oferecidas pelo uso do BIM:
1. Otimização da comunicação e integração de equipes
Talvez uma das principais vantagens desse modelo, o fato de diversos profissionais envolvidos no projeto poderem inserir modelos e dados ao mesmo tempo, seja um grande diferencial. À medida que os dados vão sendo inseridos, eles interferem nos demais setores e, por isso, oferecem uma visão mais completa da obra.
Pensando de forma mais prática, o que acontece é que os engenheiros hidráulicos e elétricos colocam informações sobre o plano de encanamento e para a eletricidade da obra. Enquanto isso, o engenheiro chefe responsável pela construção está desenvolvendo as informações da estrutura.
A partir de todos esses dados, o programa interliga cada uma dessas informações e permite aos três profissionais visualizarem o que pode dar errado no plano inicial. A comunicação sobre o planejamento pretendido, possíveis falhas e suas soluções se torna, assim, mais dinâmica e eficiente.
Com uma ideia mais clara sobre como será o projeto na prática, a comunicação com o setor financeiro, a encomenda de materiais e a análise da necessidade de equipamentos também são otimizadas.
2. Análise de riscos e falhas mais clara
Como o BIM “constrói” a obra virtualmente, levantando parede por parede, passando por todas as etapas, visualizar riscos torna-se mais fácil.
À medida que o projeto avança, é possível verificar quais atividades geram mais riscos para o trabalhador, em que momento do projeto mudanças climáticas podem ser um problema, em que locais as medições iniciais não funcionam. Mesmo elementos mais simples, como falta de espaço para abrir uma porta, são mais facilmente identificados no modelo virtual.
Com essa identificação prévia, dois benefícios são conquistados: a possibilidade de solucionar o erro antes que ele aconteça e o fato de ser possível evitar atrasos, eliminando os problemas.
3. Cronograma mais bem estruturado
Utilizar o BIM permite organizar melhor cada etapa da obra, visualizando com antecedência as possibilidades e o que deve ser feito antes do resto. Com essas informações em mãos, é possível calcular o tempo necessário para cada etapa, quando equipamentos serão necessários e em que momento os materiais devem estar disponíveis.
Assim, a elaboração do cronograma de obras se torna mais correta e precisa.
4. Possibilidade de testes virtuais
Por permitir que a obra seja realizada no ambiente virtual antes de ser iniciada no local físico, a construtora pode testar várias possibilidades e designs sem riscos de erros e problemas. Dessa maneira, o projeto, quando iniciado efetivamente, se torna mais preciso e a integridade da estrutura é mais facilmente garantida.
Visualizar alternativas antes que sejam colocadas em prática é uma grande vantagem para construtoras que desejam estar sempre inovando. Assim, os custos e o tempo necessário para o projeto são reduzidos sem que novidades possam ser testadas.
5. Maior controle do orçamento
Inserindo dados detalhados no BIM é possível identificar o custo e a quantidade de materiais. Além disso, por otimizar o cronograma de obras, o cálculo de mão de obra necessária, encomenda de materiais e outros elementos se torna mais claro.
Para a organização do orçamento e controle dos gastos, essas informações são essenciais. A construtora passa a saber melhor onde e como gastar o orçamento disponível, reduzindo desperdícios e imprevistos com altos custos.
6. Criação de edificações inteligentes
Por meio dessa tecnologia de construção civil é possível criar mais do que projetos virtuais, mas bancos de dados que tornam o uso e manutenção do edifício mais simples para o cliente.
Edificações inteligentes permitem criar cronogramas de manutenção de elevadores, alertas de prazo de validade de extintores de incêndio e diversos outros controles. Mesmo sendo uma ótima oportunidade e diferencial para o projeto, esse é um benefício ainda pouco aproveitado do BIM.
Investir em novas tecnologias é o futuro da construção civil
O BIM é apenas uma das tecnologias que existem atualmente no mercado e que prometem tornar o trabalho das construtoras e engenheiros mais fácil. Aproveitar as oportunidades das tecnologias da construção civil traz para os negócios diferenciais para crescer, além de oferecer maior qualidade e aumentar a lucratividade.
Quer conhecer outras oportunidades tecnológicas para suas obras? Assine aqui nossa newsletter e receba todas as novidades do setor.