Descubra tudo sobre tecnologia 5G e as aplicações na construção civil

Conhece a tecnologia 5G e sabe quais são as suas aplicações na construção civil? Descubra o que você precisa saber sobre essa novidade.
Descubra tudo sobre tecnologia 5G e as aplicações na construção civil
Descubra tudo sobre tecnologia 5G e as aplicações na construção civil

Já conhece a tecnologia 5G e sabe quais são as suas aplicações na construção civil? Descubra aqui tudo que você precisa saber sobre essa novidade que está chegando no mercado. 

Os avanços tecnológicos vêm transformando a construção civil nos últimos anos, como é o caso dos drones, softwares de gestão, realidade aumentada, inteligência artificial, entre muitos outros. 

A novidade do momento é a Tecnologia 5G, que já é uma realidade em muitos lugares e tem trazido diversos benefícios para os negócios. Ela desperta a curiosidade e promete entregar mais velocidade e conectividade mais rápida para empresas e os clientes. 

Quem acredita que o 5G vai apenas tornar a internet móvel mais veloz está enganado. Além desse benefício, o avanço tecnológico pode impactar diretamente a Inteligência Artificial (IA) e também a Internet das Coisas (IoT), simplificando os processos organizacionais. 

Não há dúvida de que a chegada da tecnologia 5G no Brasil vai trazer uma verdadeira revolução em vários mercados, inclusive no da construção civil. 

Os canteiros de obras apresentam desafios para a implementação da Tecnologia da Informação, por conta dos curtos prazos e orçamentos apertados, atividades que acontecem principalmente ao ar livre e a presença e interação constante de muitos colaboradores, empresas, materiais e equipamentos. 

Porém, mesmo sem o 5G, existem diversas histórias de sucesso em todo o mundo em que as atividades de planejamento, operações, segurança e controle se tornaram mais eficientes devido a aplicação da Internet das Coisas (IoT). 

Por isso, as características do 5G, com alta velocidade e grande capacidade, baixa latência e alta confiabilidade, proporcionam uma maior otimização de processos feitos no canteiro de obras. 

Vantagens da tecnologia 5G para o mercado

A tecnologia 5G na construção civil trará diversas vantagens para o Brasil. Segundo especialistas, as principais melhorias estão relacionadas com o aumento da produtividade e otimização de processos nos mais diversos setores dentro do canteiro de obras. 

Outra grande vantagem é que a nova utilização ajudará a tornar mais eficiente a colaboração e o gerenciamento da cadeia de suprimentos. A tecnologia 5G vai possibilitar a gestão dos materiais de trabalho e também do controle dinâmico das tarefas, por meio da digitalização de documentos. 

A identificação de eventuais impedimentos à realização dos trabalhos planejados permitirá que o time no canteiro de obras seja redistribuído para outras tarefas, evitando, por exemplo, paralisações, desperdício de insumos e atrasos no cronograma

Mas não é só isso, os profissionais terão o controle de estoque mais simples e poderão desenvolver novos projetos usando a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA). Fazendo bom uso dessa tecnologia, os benefícios são extensos. 

A banda larga móvel oferecida pelo 5G tem as características fundamentais de comunicação bidirecional e em tempo real entre todos os colaboradores, dispositivos (atuadores, wearables, sensores) e máquinas. 

Esses dados podem ser iniciados em gêmeos digitais relacionados a lugares remotos ou de alto risco para que os gestores consigam mapeá-los e monitorá-los de forma remota, agindo em tempo real (devido à baixa latência da rede) para evitar imprevistos e acidentes. 

Leia também: 

6 tecnologias imprescindíveis para a construção civil | Obra Prima

5 aplicações da tecnologia 5G na construção civil

Já deu para entender que essa tecnologia traz diversas vantagens para o mercado como um todo. Acompanhe cinco aplicações dessa inovação para a construção civil:

  1. Melhor Colaboração;
  2. Simplificação de Trabalhos Remotos;
  3. Equipes mais produtivas;
  4. Mais dados, mais agilidade;
  5. Sustentabilidade.

Agora que você entender as vantagens e conhece as aplicações dessa tecnologia na construção civil, vamos falar um pouco mais sobre como isso vai funcionar:

  1. Melhor Colaboração

A tecnologia 5G possibilita um número maior de conexões ao mesmo tempo, sem que isso reduza a eficiência do trabalho. Assim, é possível conectar mais dispositivos sem dificuldades. 

  1. Simplificação de Trabalhos Remotos

Por ser uma conexão mais estável e veloz, além de uma ampla cobertura, a tecnologia 5G na construção civil auxiliará nos trabalhos remotos e na troca de dados e informações, o que se torna um processo instantâneo. 

  1. Equipes mais produtivas

Embora seja bem mais eficiente, a tecnologia 5G gasta aproximadamente 90% a menos de energia do que as outras conexões. Isso gera uma economia considerável de bateria nos dispositivos, otimizando a produtividade dos times que também terão conexões mais velozes. 

  1. Mais dados, mais agilidade

A tecnologia 5G na construção civil será um passo importante para a aplicação da Internet das Coisas, simplificando a interconectividade entre aparelhos. Isso reduz os limites geográficos e aumenta a capacidade de conexão. Dessa maneira, o uso da inteligência artificial será impulsionado. 

  1. Sustentabilidade

A sustentabilidade que também é uma grande tendência para o futuro da construção civil vai ser impulsionada com o uso dessa inovação. Por meio da maior capacidade de conexões entre os aparelhos, a tecnologia 5G vai abrir novas portas para soluções mais sustentáveis que podem ser usadas na construção civil. 

Leia também: 

Sustentabilidade na construção civil: 6 exemplos de obras sustentáveis

Comece 2023 por dentro de tudo que acontece

Entendeu os impactos que a tecnologia 5G vai ter em todo o mercado, inclusive da construção civil? 

Se você quer ficar por dentro das principais novidades e inovações do mercado da construção civil, acompanhe o blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando as principais tendências, dicas e muito mais. Clique aqui e confira >>

Se você ainda não segue, aproveite também para seguir o Obra Prima no Instagram! Assim fica mais fácil não perder nada de importante e manter a sua empresa sempre um passo à frente em relação aos concorrentes. 

E, não deixe de escutar todos os episódios do nosso podcast, o Obra Cast! São muitas conversas interessantes sobre os temas mais relevantes do setor! Você não vai querer perder nenhum. Clique na imagem abaixo e dê o play. 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.