O gerenciamento de insumos na construção civil é fundamental para evitar gastos desnecessários, desperdícios, agilizar o processo dos projetos e entregar sem atrasos. Basicamente, é a maneira de controlar, organizar e planejar a quantidade de materiais que serão usados em uma obra, para que atrasos e desperdícios não aconteçam.
Existem diversas maneiras de organizar os dados e prever quanto será necessário investir em materiais para chegar a uma boa quantidade, sem precisar parar a obra devido a falta de produtos, ou até acúmulo de excesso de insumos por cálculo errado.
É por esse gerenciamento que as organizações conseguem controlar os materiais em estoque, equipamentos, máquinas e ferramentas usadas na rotina do canteiro de obras. Controlar a quantidade de insumos disponíveis, armazenamento e manuseio é fundamental para assegurar que o projeto seja realizado dentro dos limites financeiros e dos prazos combinados.
Essa etapa é tão importante porque os materiais e a mão de obra representam uma quantidade significativa do orçamento e afetam diretamente o cronograma do projeto. Por isso, é essencial buscar novas soluções estratégicas para aprimorar esse processo, como as tecnologias de controle e gestão.
Experimente o sistema Obra Prima!
Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!
Gerenciamento de insumos na construção civil
Fazer o gerenciamento de insumos na construção civil da maneira correta faz com que as perdas e extravios sejam evitados. E, se caso ocorram, você consegue solucionar da forma mais assertiva.
Quando o gestor consegue controlar bem as quantidades, é possível evitar o excesso e a falta dos produtos. O gerenciamento correto melhora o setor de compras da empresa, para que possa fazer investimentos mais eficientes com as novas aquisições.
É necessário manter os dados sempre atualizados, buscar bons fornecedores, e então, prestar atenção nos atrasos. De nada adianta conseguir fornecedores baratos, mas que atrasam na entrega dos materiais. Procure por empresas de confiança, e se necessário, peça indicação para parceiros ou colegas, mesmo que o valor seja um pouco maior.
5 dicas para melhorar o gerenciamento de insumos na construção civil
Agora que você sabe o que é e qual é a importância do gerenciamento de insumos na construção civil, confira as cinco dicas que preparamos:
- Organização de estoque;
- Gerenciamento e análise de perdas;
- Digitalização de processos;
- Organize o canteiro de obras;
- Saiba como funciona cada demanda.
Entenda melhor cada um funciona no seu dia a dia:
1. Organização de estoque
Quando uma empresa possui um estoque organizado, fica muito mais simples encontrar os materiais, o que agiliza o trabalho e melhora a produtividade.
Se os itens necessários para o trabalho não tiverem um lugar fixo, podem acabar sendo esquecidos ou perdidos, havendo a necessidade de comprar uma nova leva deste material, o que gera ainda mais custos para a entrega do empreendimento.
Portanto, é fundamental que a equipe catalogue cada material, especifique o seu lugar, e incentive a preocupação em armazenar tudo no espaço certo, sempre que não estiver mais utilizando algum item.
2. Gerenciamento e análise de perdas
Manter um bom gerenciamento de extravios ou perdas é necessário. A organização pode realizar isso através de um inventário no final de cada obra. Essa atitude permitirá que a organização estabeleça uma base sobre quais materiais estão sendo utilizados e em que quantidade em cada empreendimento.
Se existir uma variação muito constante, é preciso compreender o motivo, o que pode se tratar de perdas, uso indevido de equipamento, desperdícios ou até mesmo furtos. Analisando isso com atenção é possível corrigir gargalos processuais e evitá-los no futuro.
3. Digitalização de processos
Outro fator relevante para um controle de insumos efetivo é contar com o auxílio da tecnologia. Por exemplo, soluções para controle de insumos possibilitam o controle em tempo real do estoque da obra.
Assim, a papelada se torna desnecessária, sendo possível atualizar o estoque através de dispositivos móveis. Além disso, os materiais têm identificação com QR Code, tornando o processo de identificação mais rápido.
Com um QR Code é possível agilizar os processos! Por isso, confira a seguir as vantagens dessa ferramenta para o seu gerenciamento de insumos:
- melhora o planejamento para compra de insumos e orçamento de obra;
- melhor controle de estoque;
- reduz o tempo para cadastrar e localizar materiais;
- diminui os erros de digitação para inserir os detalhes do produto no sistema;
- diminui o custo com frete com mais assertividade nos pedidos.
4. Organize o canteiro de obras
Para fazer um controle de materiais com assertividade, é fundamental organizar o seu canteiro de obras. Por exemplo, separe uma área específica para a estocagem dos insumos e os separe por demanda de uso e fragilidade. Tente colocar os produtos organizados em cima ou dentro de estruturas firmes.
5. Saiba como funciona cada demanda
Os profissionais responsáveis pelo gerenciamento de insumos precisam entender como funcionam as fases da obra, isso garante maior organização no canteiro.
Conhecendo as demandas e datas previstas, é possível verificar o orçamento correto, montar um cronograma e listar os itens necessários para cada uma das etapas. Além disso, você também consegue planejar as datas de entrega para cada produto e garantir que o estoque esteja com a quantidade certa.
O papel do gerente de suprimentos
O gerente de suprimentos desempenha um papel estratégico na construção civil, assegurando que os recursos necessários estejam disponíveis de maneira eficiente, econômica e de acordo com os padrões de qualidade e conformidade. Essa função é primordial para o sucesso dos projetos de construção e para o desempenho como um todo da empresa.
Além disso, o gerente de suprimentos precisa prestar atenção em alguns aspectos, como:
- Planejamento e cronograma de obras: essa preparação é fundamental para evitar gastos com compras em cima do prazo e garantir que o produto vai estar disponível;
- Ferramentas de gerenciamento de insumos: além do código de barras, também é possível contar com o Obra Play, que otimiza e facilita todo o processo de compra de materiais;
- Armazenamento adequado: para evitar que os produtos sejam perdidos ou danificados é fundamental armazená-los da maneira correta;
- Descarte de entulhos: realizar o descarte da maneira correta é muito importante para fazer um bom gerenciamento;
- entre outras.
Agora que você já conhece as dicas, as coloque em prática na sua construtora e veja os resultados. Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Prima e aproveite também para seguir a nossa conta no Instagram!