Pequenas construtoras enfrentam muitos desafios, mas crescer não precisa ser um esforço de outro mundo. Veja algumas dicas.
- Alcançar crescimento de mercado;
- melhorar a lucratividade;
- e garantir os melhores contratos.
Certamente esses são objetivos de todas as construtoras. Para as pequenas construtoras, no entanto, pode parecer um desafio maior do que o normal e os resultados demoram para aparecer.
A verdade é que não precisa ser sempre assim….
Crescer pode ser mais fácil do que muitos donos de construtoras pensam. Além disso, investir do jeito certo, identificar problemas e necessidades e buscar as melhores ferramentas pode ser mais simples do que parece.
Existem muitos desafios a serem superados e as pequenas construtoras os conhecem bem, por exemplo:
- Lembra dos projetos que fecharam em prejuízo mesmo depois de muito esforço?
- Quantos novos clientes deixaram de fechar contrato por não verem um diferencial no negócio?
- Atrasos por erro sempre acontecem, mesmo contratando a melhor mão de obra?
- Cada projeto vem com um milhão de surpresas não previstas na hora da execução?
Sim, nós sabemos.
Organizar um projeto de construção civil não é fácil e surpresas fazem parte do trabalho, mas elas não precisam ser o motivo para não alcançar sucesso.
Toda pequena construtora deve saber que:
- É possível fazer orçamentos precisos.
- Evitar atrasos não é difícil.
- Organizar etapas é fácil com planejamento.
- Análises de riscos estão fora do seu alcance.
- Conquistar clientes oferecendo diferencial não é exclusividade de grandes construtoras.
Ainda parece impossível ver crescimento para a pequena construtora? Afinal, nós sabemos que entender as oportunidades não é tão simples quanto parece.
Por isso, trouxemos algumas dicas para ajudar a melhorar os resultados e fazer você crescer!
Pequenas construtoras e crescimento de mercado
Garantir os melhores resultados para os negócios depende de uma série de fatores.
- Organizar processos internos;
- otimizar processos;
- padronizar as atividades;
- e buscar o suporte de ferramentas e tecnologias específicas para a área da construção civil são essenciais.
Ao contrário do que muito empreendedores pensam, fazer essas correção exige pouco investimento inicial e o retorno é muito mais rápido do que se espera.
Porém, a maioria desses processos de otimização age diretamente na correção e redução de erros, minimização de riscos e aumento da produtividade.
Com isso, as obras das pequenas construtoras se tornam mais eficientes, lucrativas e oferecem maior qualidade.
Veja aqui as dicas para melhorar o passo a passo do desenvolvimento de projetos e do funcionamento interno a construtora e conquiste o crescimento desejado.
1. Diferencial de um bom planejamento
Organizar o desenvolvimento da obra, saber quais materiais e mão de obra será necessário e detalhar ao máximo o que deve ser realizado são atividades essenciais para garantir os melhores resultados.
Claro, o planejamento não serve apenas para organizar a obra.
Ele interfere em vários aspectos do funcionamento da construtora e merece atenção.
Muitas construtoras pequenas deixam de pegar um número maior de projetos por não possuir esse controle.
Um bom planejamento garante controle sobre orçamentos, prazos e estoque, reduz custos e ajuda a identificar riscos antes mesmo da obra ser iniciada. Dessa forma, é mais fácil prevenir erros e acidentes e ter formas rápidas e eficiente de corrigi-los caso aconteçam.
2. Aumentar a produtividade com otimização de processos
Toda vez que se fala em otimizar processos em uma construtora pensamos, primeiro, na obra em si, em como tornar as etapas mais rápidas e reduzir o número de erros.
No entanto, pequenas construtoras que desejam crescer precisam entender que o que ocorre dentro do escritório também impacta os resultados.
Cuidar dos processos internos inclui:
- Controlar estoque;
- Organizar entrada e saída de caixa;
- Estar em contato com fornecedores;
- Estruturar a logística de transporte de materiais e trabalhadores.
Esses processos internos, em geral, são feitos de maneira automática e, muitas vezes, resultam em desperdícios e gasto de tempo que podem ser a diferença entre o sucesso e o prejuízo de uma obra.
A otimização de processos deve alcançar, também, os canteiros de obra.
O local onde os materiais são armazenados, o acesso fácil a equipamentos, materiais que chegam no momento certo e outros elementos que reduzem desperdício são uma ótima forma de otimizar os trabalhos.
Duas ferramentas podem ajudar muito na otimização de processos: cronogramas de obra e relatórios diários de obras. Isso porque esses dois documentos garantem um acompanhamento minucioso das necessidades dia a dia do projeto.
Com os dados inseridos no cronograma, é possível acompanhar a evolução das etapas, entrada e saída de materiais e prazos que estão ou não sendo cumpridos.
O relatório diário de obras permite ver exatamente o que ocorreu durante o dia e causou atrasos ou desperdícios em relação ao que o cronograma esperava.
Esses documentos, mesmo sendo mais focados no canteiro de obras, garantem que a construtora possa organizar melhor seus processos dentro do escritório.
3. Melhores condições de trabalho no canteiro de obra
O controle de processos já mencionados traz o benefício de garantir qualidade para o ambiente de trabalho, no caso, os canteiros de obras.
Processos de planejamento mais eficiente e controles de cronograma e estoque garantem que os riscos ao trabalhador sejam mitigados e equipamentos de proteção individual estejam sempre disponíveis.
Leia mais sobre Segurança e Saúde do Trabalho na Construção Civil aqui! >
Além disso, com um bom controle dos processos do escritório, é possível garantir que legislações sejam cumpridas.
Assim, a construtora está sempre em dia com licitações e direitos trabalhistas, reduzindo chances de processos, multas e paralisação de obras.
A produtividade dos projetos é muito beneficiada com esse controle. A redução de riscos e cumprimento das licitações e leis garante que as obras não sejam interrompidas e os trabalhadores se sintam sempre motivados.
4. Novos clientes com o marketing correto
A internet tem sido a melhor amiga das empresas que buscam crescimento. Redes sociais como Facebook e Instagram, além de blogs e websites, criam um relacionamento mais próximo com clientes em potencial.
Por meio de ferramentas de marketing é possível divulgar os projetos que a construtora tem realizado, destacando seus pontos positivos. Acredite, fotos de uma reforma feita com o mínimo de sujeira tem um grande impacto na decisão de quem busca contratar uma construtora.
O marketing é a principal forma de divulgação de um negócio.
Manter um canal aberto com clientes novos, antigos e possíveis clientes garante a possibilidade de esclarecer dúvidas e motivam fechar contratos.
Muitos dos diferenciais de construtoras, como agilidade, qualidade do acabamento final, preços mais baixos, opções de parcelamento, entre outros, podem ser melhor divulgados pelo marketing. Outra possibilidade é abrir um canal para divulgar depoimentos de clientes satisfeitos.
5. Não tenha dó de investir dinheiro
Nada no mundo vem de graça e o crescimento das construtoras não é uma conquista diferente. Investir é o único jeito de conquistar os diferenciais necessários para se destacar no mercado e aumentar a lucratividade.
Existem diversos detalhes em uma obra e no funcionamento interno de uma construtora que merecem um pouco mais de investimento. Eles podem ser mais simples e baratos ou ter valores mais altos. Analisar as possibilidades financeiras e buscar possibilidades de otimizar os processos é essencial.
Uma das possibilidades de investimentos é em sistemas de controle de estoque, por exemplo, que reduz a possibilidade de danos e perda de materiais e melhora a logística de insumos.
Contratação de profissionais qualificados é outra grande oportunidade de investimentos e garante para a construtora diferencial para conquistar clientes.
6. Tecnologia como maior aliado
Investimentos são possíveis em diferentes áreas, mas para pequenas construtoras uma das melhores possibilidades é investir em sistemas de gestão de obras.
Seja em softwares específicos para um setor ou sistemas completos que acompanham cada etapa, a redução de erros e otimização da comunicação que esses sistemas permitem é um diferencial de mercado e impacta diretamente no crescimento dos negócios.
Um dos exemplos de mais baixo custo é o uso da computação em nuvem. Utilizar o armazenamento em nuvem para compartilhar e editar documentos pode aumentar muito a produtividade dos negócios.
Como as planilhas podem ser alteradas em tempo real sem o responsável pela obra estar dentro do escritório, o fluxo de informações é acelerado e a tomada de decisões para evitar atrasos e corrigir erros mais eficiente.
Outra possibilidade são os softwares de criação de cronograma de obras. Cada problema na etapas ou necessidade de novos materiais pode ser notificada no momento que ocorre, além disso, é possível acompanhar atrasos na execução.
Nos dois exemplos de tecnologias na construção civil, compartilhar informações com clientes é mais fácil, uma vez que fotos do canteiro de obra e documentos sobre a evolução é mais rápido.
Com isso, além de reduzir erros e aumentar produtividade, a pequena construtora pode prestar contas ao cliente, o que garante maior confiança e, mais para frente, boas recomendações.
Sistemas de gestão de obras: crescimento de pequenas construtoras na palma da mão
Pequenas construtoras que desejam alcançar maior crescimento, superar crises e conquistar mais clientes precisam estar constantemente inovando e investindo em qualidade de atendimento e desenvolvimento de projetos.
Essa é a principal função de um sistema de gestão de obra dentro da construção civil: otimização. Softwares completos garantem acesso a diferentes atividades e informações seja em desktops ou em dispositivos móveis, como celulares.
Os aplicativos garantem acesso e controle sobre orçamentos, planejamento, cronogramas, estoques e financeiro da construtora.
Para construtoras que desejam crescer, ter um controle de estoque associado ao cronograma de obras, por exemplo, é essencial.
Apenas com esse controle o departamento de comprar pode organizar a encomenda de materiais com fornecedores e garantir que os prazos de entrega não paralisem a obra.
Além disso, a gestão de obra eficiente permite utilizar softwares para comparar preços e realizar encomendas.
Na prática, o que acontece é que o engenheiro consegue passar as informações sobre a necessidade de materiais para o departamento de compras, que verifica a disponibilidade em estoque e necessidades de outras obras que estejam acontecendo.
Por fim, com essa comparação em mãos, é possível entrar em contato com o fornecedor que oferece as melhores opções de negociação, controlar as datas de pagamento e entrega e garantir uma logística e armazenamento seguro para os insumos.
Temos um conteúdo exclusivo sobre Sistemas de Gestão de Obras para pequenas construtoras! Entenda aqui como essa realidade é possível >
Oportunidades de mercado para pequenas construtoras
Ainda que investir em gestão de obras seja, atualmente, um dos maiores diferenciais para pequenas construtoras que desejam crescer, ficar de olho na evolução do mercado é essencial.
A tecnologia é uma grande aliada das pequenas e médias construtoras, mas ela não antevê mudanças de mercado. Por isso, é essencial ficar sempre por dentro nas novidades que aparecem.
Acompanhar o lançamento de novos materiais, padronização de processos que garantam economia de insumos e verba e aproveitar as oportunidades que surgem é essencial.
Além disso, a informação, na era digital, não é difícil de ser encontrada e novas estratégias para os negócios podem ser desenvolvidas rapidamente.
No entanto, é essencial conseguir informações concretas e confiáveis.
É para pequenas construtoras que desejam estar sempre por dentro das mais novas tecnologias e mudanças no mercado da construção civil que a Obra Prima produz os melhores conteúdos. Acesse o blog e esteja sempre por dentro.