13 práticas e dicas para economizar energia na construção civil

Economize energia na construção civil com 13 práticas e dicas essenciais. Torne sua obra mais sustentável e econômica. Leia agora e aprenda como reduzir consumo e emissões.
13 práticas e dicas para economizar energia na construção civil
13 práticas e dicas para economizar energia na construção civil

Quer descobrir como economizar energia na construção civil? Confira aqui treze práticas e dicas que preparamos para você. 

É possível fugir do desperdício de energia e investir em práticas que geram mais economia para as obras. Muitas vezes, as construtoras não pensam tanto nisso, mas é fundamental para que os projetos deem mais lucro. 

Por isso, é importante que você e a sua construtora levem isso em consideração ao longo da obra e ensinem as práticas para os colaboradores que estão presentes diariamente no canteiro. Confira aqui as treze dicas e práticas que preparamos especificamente sobre a economia de energia nos seus projetos. 

13 dicas para economizar energia na construção civil 

Geralmente, economizar energia elétrica no canteiro de obras é um grande desafio. Isso porque os colaboradores e profissionais esquecem de um detalhe muito importante: a economia precisa ser um hábito. 

Antes de diminuir os gastos, é fundamental saber quanto é consumido. Afinal, uma obra precisa de energia elétrica, devido ao uso de diversos equipamentos – desde pequenas furadeiras até grandes elevadores e luzes para iluminar enquanto um trabalho é realizado. Assim, essas estimativas de consumo fazem toda a diferença, inclusive em seu método de trabalho. 

Essa já é uma maneira de economizar, encontrando momentos em que o uso da energia está muito acima do esperado. Então, confira as treze dicas e aplique nos seus projetos: 

  1. Opte por materiais de construção sustentável;
  2. Projete a iluminação natural;
  3. Elabore bem o canteiro de obras;
  4. Instale lâmpadas LED;
  5. Utilize sensores de presença;
  6. Instale sistemas de aquecimento e refrigeração eficientes;
  7. Use a energia solar;
  8. Faça a manutenção dos equipamentos regularmente;
  9. Organize e controle os equipamentos que consomem energia;
  10. Isolamento térmico;
  11. Aproveite o Diálogo Diário de Segurança;
  12. Utilize equipamentos com selo de eficiência energética;
  13. Promova a conscientização dos usuários ou moradores.  

Agora que você conhece as boas práticas e dicas que vão te ajudar a economizar energia, entenda melhor cada uma delas a seguir, acompanhe: 

  1. Materiais de construção sustentável

Escolha materiais que tenham um bom isolamento térmico, como lã de vidro ou blocos de concreto celular, que diminuem a necessidade de ar condicionado ou aquecedor, por exemplo. 

Leia também:

Obras sustentáveis: 11 dicas de materiais sustentáveis para a construção civil

  1. Projete a iluminação natural

Um bom projeto de iluminação natural pode diminuir de maneira significativa o consumo de energia elétrica. Use grandes janelas, clarabóias ou até mesmo paredes de vidro. 

  1. Elabore bem o canteiro de obras

Arrume da maneira correta os cabos de maior corrente: cabos de energia com corrente alta podem dissipar mais energia caso fiquem acumulados em um formato circular. Otimize também o guincho da obra, realizando as atividades fora do expediente, Isso pode melhorar o uso do guincho acumulando mais material em uma mesma viagem. 

  1. Instale lâmpadas LED

As lâmpadas LED consomem muito menos energia do que as lâmpadas tradicionais e duram muito mais. 

  1. Utilize sensores de presença

Sensores de presença podem ser instalados em áreas comuns ou salas para assegurar  que as luzes sejam desligadas automaticamente quando o ambiente estiver vazio. 

  1. Instale sistemas de aquecimento e refrigeração eficientes

Os sistemas de refrigeração e aquecimento modernos e eficientes podem economizar até 30% de energia em comparação com os modelos antigos. 

  1. Use a energia solar

Instalar painéis solares pode ser uma ótima alternativa para diminuir o consumo de energia elétrica. Por mais que ele seja um investimento maior no início, é possível fazer um cálculo simples para descobrir em quanto tempo ele vai “se pagar”. 

  1. Faça a manutenção dos equipamentos regularmente

Os equipamentos e maquinários que são utilizados durante a obra precisam estar em bom estado para uso, caso contrário podem gerar mais gastos tanto de energia quanto de necessidade de comprar ou alugar outro para evitar atrasos no cronograma

Além disso, os equipamentos de climatização, iluminação e outros aparelhos precisam ser ajustados e limpos regularmente para assegurar o funcionamento eficiente e mais econômico. 

  1. Organize e controle os equipamentos que consomem energia

Como uma obra conta com vários equipamentos que consomem energia é fundamental listar todos e estimar dois aspectos: por quantas horas serão usados diariamente e quantas vezes serão utilizados ao longo do projeto. 

Outro ponto importante são as instalações provisórias do canteiro que também consomem energia, como escritórios, laboratórios e refeitórios, elas precisam ser consideradas no planejamento. Com tudo anotado, é possível relacionar os dados para ter um valor aproximado do consumo de energia da obra. 

  1. Isolamento térmico

O isolamento térmico na construção pode ajudar a manter a temperatura interna da casa mais agradável e reduzir a necessidade de ar-condicionado ou aquecedor. 

  1. Aproveite o Diálogo Diário de Segurança

Aproveite essa oportunidade, seja antes, depois ou durante, para falar sobre as boas práticas na economia de energia, como, por exemplo: 

  • se não for usar, desligue os aparelhos da tomada;
  • desligue as luzes e equipamentos das salas administrativas durante o almoço e quando não tiver ninguém;
  • evite lâmpadas incandescentes nos ambientes em que o ar condicionado está instalado (elas aumentam a temperatura da sala).  

Esse é um momento que você pode passar algumas dicas e lembrar os seus colaboradores da importância da economia de energia. 

Leia também: 

DDS: Conheça 5 temas importantes para a construção civil – Obra Prima

  1. Utilize equipamentos com selo de eficiência energética

A escolha de aparelhos e equipamentos com o selo de eficiência energética do Inmetro, que indica que o produto é mais econômico, é uma ótima solução. 

  1. Promova a conscientização dos usuários ou moradores 

A conscientização dos usuários ou moradores sobre as práticas de economia de energia pode ajudar a diminuir o consumo no dia a dia 

Faça uma gestão de obras eficiente

Para realizar uma gestão de obras eficiente na sua construtora, é fundamental pensar em estratégia de economia para o dia a dia, seja de energia, água, dinheiro, ou qualquer outra maneira. Por isso, fique atento no blog do Obra Prima, estamos sempre compartilhando dicas

Siga também o nosso Instagram, lá tem muito conteúdo que vai ajudar você a economizar e ter sucesso no setor da construção civil. 

Aproveite também para escutar os episódios do nosso podcast, o Obra Cast, são muitas conversas interessantes sobre diversos temas importantes. Clique na imagem abaixo e dê o play: 

Experimente o sistema Obra Prima!

Conheça o software que vai ajudar você a organizar as suas obras e conquistar mais clientes!

Receba conteúdos exclusivos sobre Construção Civil

Fique por dentro de tudo o que acontece na Construção Civil com a melhor newsletter do setor.